Quaresma

A quaresma é o período que antecede a Festa de Páscoa sendo que este nome tem origem no Latim quadragésima e é usada para indicar o período de quarenta dias que se antecede ao dia de Páscoa que é a festa máxima do cristianismo, pois significa a ressurreição de Cristo. A comemoração do domingo de Páscoa data desde o século IV. A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas, ou seja, assim que termina o carnaval e tem término na quarta–feira da Semana Santa e este tempo deve ser reservado segundo a Cultura Religiosa que orienta os cristãos a refletir sobre sua vida se aproximando mais de Deus com o objetivo de crescer espiritualmente comparando os seus princípios com o que vem expresso no Evangelho.

Livro

Livro

Esta reflexão deve resultar em uma nova Mensagem de Vida, um novo nascimento para as questões do espírito crescendo como pessoa. Todo o cristão deve aproveitar esses momentos durante a quaresma para fazer uma grande meditação sobre os princípios fundamentais de fé intensificando os atos de caridade. A Quaresma na realidade é um longo período de espera, oração, de penitencia em que os cristãos devem se recolher fazendo jejum e se preparar para receber o Cristo ressuscitado o que acontece no domingo de Páscoa quando então as comemorações são grandes com as crianças alegres a procura dos ninhos com os ovos de chocolate e os amigos em geral se dão Presentes Especiais como caixas de bombons ou ovos de chocolate que normalmente vem com uma bela Mensagem de Amigos, pois os ovos segundo a tradição já são um auspicio de coisas boas e de renascimento, de vida nova.

Quaresma

Quaresma

Durante a quaresma que é um período de luto, penitencia e orações para os cristãos, a cor litúrgica desta época é o roxo. Um bom tempo após o nascimento de Cristo o período de meditação era de três dias depois a igreja aumentou o período de preparação para quarenta dias e foi quando se chamou de quaresma. A duração da quaresma esta relacionada à simbologia que tem esse número na Bíblia, pois nesta existe os relatos dos quarenta dias de dilúvio. Quarenta déias em que Moises e Elias estiveram na montanha, os quarenta anos em que o povo judeu fez peregrinação pelo deserto, quarenta dias que Jesus esteve no deserto antes que começasse a vida publica, além do fato que os judeus estiveram no Egito durante quatrocentos anos e outros fatos mais que são narrados na Bíblia e que tem relação com este número.

Resumo

Resumo

Os fatos descritos deram origem para a quaresma em que temos de fazer penitencia e orações como uma maneira de preparar o espírito e ir criando uma Atmosfera Mágica para algo importante que esperamos acontecer e já que temos de nos abster de comer muitas coisas nesta época é ideal para fazer aquele Cardápio Regime e dar início aquela dieta tão protelada e Não Esqueça que apesar de todas as Receitas Mágicas que características de datas como a Páscoa você não deve abusar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário