O Que é a Cientologia: Uma Religião Ou Um Negócio Muito Lucrativo?

Cientologia é um combinado de práticas religiosas criado e fundado por L. Ron Hubbard (1911–1986). Primeiramente essa era uma série de sistemas de auto-ajuda conhecido por Dianéticas. O próprio criador dessa forma de avaliação dos traumas vividos por um indivíduo, Hubbard, caracterizou a Cientologia como sendo uma religião e no ano de 1953 fundou a Igreja da Cientologia em Nova Jérsei, nos Estados Unidos da América.

Segundo ensinamentos da Cientologia, os seres humanos são seres imortais. Porém, esqueceram se de sua verdadeira natureza. Nessa religião há um método de reabilitação psiquiátrica e espiritual. É uma forma de aconselhamento, mais conhecido como Auditoria, na qual os praticantes buscam reviver conscientemente possíveis eventos dolorosos, traumáticos de seu respectivo passado com a finalidade de curarem as dores emocionais.

O Que é a Cientologia: Uma Religião Ou Um Negócio Muito Lucrativo?

O Que é a Cientologia: Uma Religião Ou Um Negócio Muito Lucrativo?

Os cursos para um aprofundamento da temática são disponibilizados mediante de doações específicas dos interessados que se tornarem membros. nos Estados Unidos, na Austrália, na Espanha, na África do Sul, em Portugal, na Suécia, na Itália e na Nova Zelândia a Cientologia é possui reconhecimento legal como uma religião e é isenta de impostos. No Reino Unido, na França, no Canadá e na Alemanha a Cientologia não é considerada religião, apesar das Igrejas que cultuam a Cientologia serem permitidas.

A própria Igreja da Cientologia é a maior fiscalizadora das atividades atuadas pelos praticantes dessa religião. Uma gama de programas sociais são patrocinados pela Cientologia. Como, por exemplo, programa de reabilitação em prisões, programa anti-drogas, programa sobre metodologia de educação, e um aglomerado de premissas morais descritas e justificadas em um decreto chamado The Way to Happiness.

Vista como um dos mais polêmicos movimentos religiosos da modernidade, é descrita como um culto, por muitos, que faz uma espécie de lavagem cerebral em seus membros, além de extorsão financeira e por cobrar valores absurdos por consultas espirituais. Em contrapartida, os defensores dessa religião argumentam que esse é um movimento religioso inovador e que por isso tem sido difamado e perseguido. Como combate a essa dita difamação, membros da Cientologia tomam medidas jurídicas e, às vezes, agressivas contra seus críticos.

Para a Cientologia vivemos e reencarnamos anteriormente em outros planetas antes de virmos para a Terra. Alguns dos ensinamentos que explicam essa afirmação são revelados ao novo membro, única e exclusivamente, mediante um pagamento que pode chegar a milhões de dólares em doações para a Igreja da Cientologia. A prática da psiquiatria no modo como conhecemos é condenada pela Cientologia por ser considerada destrutiva e deveria ser abolida. Essa última é uma das crenças mais criticadas pelos não praticantes da religião.

A Explicação Do Termo Cientologia.

Derivada do latim, a palavra Cientologia utilizada por L. Ron Hubbard, é a união de dois termos: scio e logos. O termo scio significa conhecimento pleno da palavra. E o termo grego logos significa o estudo de. Para Hubbard, palavra Cientologia define, ainda, como sendo o estudo e o manuseio do espírito em si mesmo, no universo e suas variantes dimensões e em outras formas de vida além da humana.

A Explicação Do Termo Cientologia.

A Explicação Do Termo Cientologia.

Dianética, a Teses Precursora Da Cientologia:

A Cientologia como religião foi sendo desenvolvida por L. Ron Hubbard como uma evolução sucessora do seu respectivo sistema anterior de análises do ser humano conhecido pelo nome de Dianética. A Dianética faz uso de uma técnica de aconselhamento chamada de auditoria, também desenvolvida por Hubbard com a finalidade de permitir a lembrança, em nível de consciência plena, de acontecimentos traumáticos no passado de uma pessoa.

A finalidade desse sitema, originalmente, era se contrapor como um novo tipo de psicoterapia em oposição aos modelos de análises feitos na época. De início, não era esperado que a Dianética fosse a ideologia base de uma nova religião. Hubbard explica a Dianética em várias afirmações como uma técnica de cura espiritual e, também, como uma ciência estabelecida do conhecimento e pensar do homem. Tornar os indivíduos livres de quaisquer influência de traumas passados pela sucessiva e disciplinada exposição e ausência das reminiscências que eventos  passados causaram na vida de uma pessoa, através de um processo chamado de limpeza é a proposta fundamental da Dianética.

Uma História Cheia De Questões Dúbias e Polêmicas!

Muitas denúncias já foram feitas por jornalistas e por órgãos governamentais de vários países sobre o caráter comercial e intolerante críticas que a Cientologia demonstra ter. Um artigo publicado em 1991 pela revista Time, intitulado The Thriving Cult of Greed and Power avalia a Cientologia como uma organização de porte mundial e extremamente rentável, que se ao estilo da máfia italiana amedrontando e pressionando membros e críticos. Conheça algumas das controvérsias que envolvem a Igreja da Cientologia e aqueles que fazem criticas a ela:

Pressões por meio de medidas judiciais, buscadores como o Google e o Yahoo já sofreram com a intenção de omitir conteúdos com críticas da Cientologia.

O antagonismo da política de alienação dos círculos familiares e de amigos em na qual os novos membros são estimulados a praticar quando aderem a Cientologia.

No ano de 2011 foi descoberto que o FBI faz investigações por suspeitas de tráfico humano e trabalho forçado dentro da Cientologia.

Hubbard já afirmou, em algumas declarações, que teve intenção em se envolver com questões religiosas para ter lucros.

A morte de uma das mais conhecidas praticantes dessa religião, Lisa McPherson, durante a incursão dela nos estudos da Igreja. O político Robert Minton deu início a um processo judicial milionário contra a Igreja devido a morte de Lisa McPherson. No ano de 2004, o partido de McPherson e a Igreja da Cientologia entraram em um acordo sigiloso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.