Nossa Senhora da Penha

Nossas Senhoras

A mãe de Jesus recebe vários nomes, e um deles é Nossa Senhora da Penha. Ela faz parte da Cultura Religiosa de vários países, na cidade de  São Paulo, no Brasil,  a data comemorativa à Nossa Senhora é no dia 08 de Setembro. Seu nome se originou pelo seu aparecimento em uma serra chamada Penha de França em Salamanca, a santa apareceu nesta serra para um monge chamado Simão Vela, que sonhou que uma santa o mandava a esta serra, uma serra alta e íngreme, ele foi e aconteceu a visão.

Basilica

Basilica

Foi construído um grande templo neste local, onde até hoje Nossa Senhora da Penha recebe os fiéis. A devoção a santa, foi trazida pelos portugueses, e a primeira ermida erguida em homenagem a Nossa Senhora da Penha foi na cidade de Vila Velha no Espírito Santo. Em 1967 foi erguida uma capela à Nossa Senhora da Penha, que na verdade desde o inicio de seu aparecimento era chamada de Nossa Senhora da Penha de França.

Nossa Senhora da Penha

Nossa Senhora da Penha

Milagres

Nossa Senhora da Penha foi aclamada pelo Senado de Lisboa para interceder junto aquele povo, pois o mesmo estava sendo assolado por uma grave peste, então foi feita a promessa de templo muito grandioso caso a população fosse salva. Quase que imediatamente a peste sumiu de Lisboa e foi erguido um santuário magnifico naquele local. Desde então se sucedem as romarias de fiéis em uma verdadeira Declaração de Amor ao santuário de Nossa Senhora da penha, e foi em uma dessas ocasiões que se deu outro milagre muito lembrado. Um devoto de Nossa Senhora da Penha sobeao santuário, sucumbe ao cansaço e adormece no chão sendo atacado por uma cobra enorme, quando surge um lagarto e impede que a cobra mate o homem. Por este motivo a imagem desta santa tem a seus pés o peregrino, uma cobra e um lagarto, retratando este milagre.

Igreja

Igreja

A peregrinação

O mês de outubro rende muitas homenagens e veneração a Nossa Senhora da Penha na cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Penha. Naquele local se instalam dezenas de barraquinhas nas quais são comercializados cordões de doces usados pelos fiéis em torno de seu pescoço, no começo e final de sua peregrinação que se faz nos 365 degraus da escadaria talhada em pedra, os quais conduzem os devotos das mais variadas idades até a Santa. As romarias se sucedem de forma impressionante, são Momentos Incríveis onde podem ser vistos velhos, moços, crianças, portadores de deficiências diversas, senhoras, etc., todos prestando a sua homenagem, pedindo por novos Milagres e ou agradecendo as graças alcançadas até aquele momento, e são muitas as demonstrações de gratidão. Elas podem ser vistas na chamada casa dos milagres, onde são depositadas centenas de próteses de partes do corpo em alusão e agradecimento as curas atribuídas a Nossa Senhora da Penha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.