Deus do Hinduismo

O Hinduismo é uma das religiões mais antigas e interessantes do mundo, pois ela é baseada em todos os valores ou crenças, em filosofias de diferentes culturas e de povos distintos com costumes e tradições de raças diferentes. Diante de todo esse complexo, fica difícil identificar o Deus do Hinduismo, pois que, historicamente sabemos que o Hinduismo, não tem um fundador, tem seus seguidores. Maomé fundou o Islamismo e Buda, o Budismo, mas o Hinduismo, cujas primeiras manifestações registraram-se a cerca de três mil anos antes de Cristo, quando na Índia habitavam povos que cultuavam uma espécie de monoteísmo, como o pai do universo, para logo a seguir, os drávidas, na mesma Índia, praticarem uma filosofia religiosa de louvor à natureza, com o principio da não violência.

Deus do Hinduismo

Deus do Hinduismo

É bom salientar que hoje os governos investem milhões em programas de controle do meio ambiente, quando já naquela época isto era pensamento filosófico religioso a indicar o respeito à natureza. O Deus do Hinduismo, em sua primeira fase, parece, por suas manifestações, centrado na força da natureza. O Hinduismo Védico como ficou conhecido em sua primeira fase, no entanto, teve o culto aos seus Deuses, como a Dyaus, o Deus do céu, considerado o Deus supremo e doador das chuvas e da fertilidade. Sorya, o Deus Sol, Chanda a Deusa Lua e Heus, a Deusa Aurora.

Shiva, Deus do Hinduismo

Shiva, Deus do Hinduismo

Numa segunda fase o Deus do Hinduismo, com o fim do predomínio dos Vedas, na Região onde hoje se localiza o Paquistão, passou a dominar a idéia do Deus Brahma, como divindade que simboliza a alma universal da força criadora e mais dois deuses menores: Vishnu, o Preservador e Shiva, o Destruidor. Nessa quase mitológica cultura religiosa, a sucessão dos deuses e de castas que compõem as atividades sacerdotais e seus rituais, acabam gerando uma gama de componentes e de idéias complexas em relação a alma humana e ao próprio universo. Nesta altura dos acontecimentos, a idéia de como é o Deus do Hinduismo fica mais clara. O Hinduismo admite, por exemplo, a transmigração da alma e a reencarnação, paradiguimas do Kardecismo, uma das religiões mais modernas, o que outras religiões não admitem.

Ganisha

Ganisha

A partir do Século XII, com a invasão dos muçulmanos à Índia, o termo hindu passou a ter uma conotação diferente e religiosa, tornando-se o sinônimo de nativo da Índia, não convertido ao Islamismo. Para os indianos Hinduístas, não foi difícil receber e absorver os novos elementos da cultura muçulmana, pois no fundo a sua filosofia é a da pureza e do crescimento como ser espiritual e não do conservacionismo de rituais místicos que se perpetuam sem evolução na maioria das crenças religiosas. Uma resposta difícil de dar é sempre sobre a origem das coisas, como por exemplo: quem é o Deus do Hinduismo, uma religião tão aberta e receptiva às idéias religiosas de outras culturas. Talvez o Deus do Hinduismo ainda não tenha sido encontrado, como ainda não foi encontrado o Deus cristão da América ou de qulquer outro lugar de todas as religiões, pois que, a humanidade, na sua maioria, busca a riqueza material, deixando de lado o bem maior que é a riqueza espiritual traduzida pelo amor fraterno e a prática da caridade.


Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa Tarde..
    Meu nome é Daniele e estou fazendo um trabalho sobre religiões e neste trabalho precisamos procurar algum adepto do Hinduísmo e fazer algumas perguntas. Gostaria que vocês me ajudassem, pois preciso entregar esse trabalho sexta-feira (08/05/2009). Agradeço desde já.
    Algumas perguntas:
    1 – Nome:
    2 – Nacionalidade:
    3 – Idade
    4- Qual é a linha dentro do Hinduísmo que você pertence? Vc possui alguma graduação ?
    5- Há quanto tempo Vc é Hinduísta?
    6- Vc sempre praticou o Hinduísmo ou teve alguma experiência religiosa antes?
    7- O que o motivou a praticar o Hinduísmo?
    8- Qual é a doutrina Hinduísta que mais te chama atenção? Por que?
    9- Existe dentro do Hinduísmo algo que vc discorde?
    10 – Explique sobre?
    Brahman e Sistema de casta

    Obrigada.
    Daniele Rocha

    daniele 4 de maio de 2009 14:51
  • Daniele,

    Infelizmente eu não conheço nenhum adepto. Se algum leitor for ou conhecer, por favor entre em contato com o Bico do Corvo para que possa ajudar a daniele.

    Espero conseguir ajudar,

    Att

    Rafael Coutinho 4 de maio de 2009 16:19
  • Oiiii
    Como vai??
    Eu queria um site que explicasse todos os deuses do hinduismo!!!
    Será que auguem pode me ajudar???

    Rainna Mello 14 de maio de 2009 21:05
  • Olá Rainna,

    Encontrei 3 páginas onde você pode encontrar mais informações:

    Primeira, Segunda e Terceira.

    Espero ter ajudado, obrigado pela visita e participação!

    Att

    Rafael Coutinho 15 de maio de 2009 10:17
  • eu queria muito ouvir a historia de shiva , diz ser maravilhosa
    queria que ela fosse escrito nesse site

    walderson 7 de agosto de 2009 23:00
  • oi, eu sou do guaruja, sao paulo ,sonhei com esse simbolo no dia 07 10 2009,sem saber da existencia e origem dele,e agora eu gostaria de csaber mais sobre o hinduismo, pelo que pude ver esse e seu significado nao e, suas crencas,origem,acreditam em deus?,como imaguinam que o planeta se desenvolvel,quem somos , de onde viemos , e, para onde vamos supostamente,ha alguma ceita ,ou ,seila como chamam aqui em guaruja, eu gostaria de conhecer.estou mandando ai o nosso orcut pois nao tenho ainda uma caixa para mensagem por favor mandem uma resposat , estou aguardando ancioso OBRIGADO…………………………………………………………………………

    WARLEY 11 de novembro de 2009 10:55
  • Ooooooooooi
    muito legal esses textos..valeu me
    ajudaram muitoooo
    Obrigaaaaaaaaadoooo**-*

    Vanessa Mezallira 20 de novembro de 2009 11:14
  • queria que falasse sobre a crença de DEus no hinduismo.mais naum estou encontrando o que eu quero especificamente.por favor me ajuda é urgente

    may silva 7 de dezembro de 2009 14:44
  • sera que vc´6 podem me ajudar é pra hoje 7.12.09

    may silva 7 de dezembro de 2009 14:46
  • obrigada acheiii o que eu estava precisando

    may silva 7 de dezembro de 2009 15:09
  • amei
    serviu pro meu trabalho*-*
    bjs

    Lurdiinha 1 de julho de 2010 14:19
  • Eles São Muito Feios Nunca eu ia querer servir um deus desse

    Ana Rafaelly 14 de setembro de 2010 17:04
  • eu me amo..

    Gustavo 4 de novembro de 2010 11:43
  • eu estou fazendo uma pesquisa para religiao e presisaria saber da seguinte pergunta

    1-como o hinduismo ve a deus?
    e para entregae dia07/02/2011 se puderem me ajudar eu agradeço

    bruna 4 de fevereiro de 2011 16:13
  • oi como e os deuses

    mateus 24 de março de 2011 11:34
  • Olá ,meu nome é Claudia, e estou fazendo uma pesquisa para saber mais sobre esses Deuses preciso muito da ajuda de vcs se puderem me dizer quem são ele e os significado das figuras e o q representam eu fiicaria muito grata pois sou totalmente sem noção desses Deuses e gostaria muito de saber mais sobre eles eu gosto muito das figuras e me atraem muito.muito obrigada até mais xauzinho pessoal bjos……

    Claudia 27 de junho de 2011 13:51
  • SONHEI ESTA NOITE DE FORMA INCRIVEL COM SHIVA, ESTAVA TATUADO EM MINHAS COSTAS, POR FAVOR PODERIA ME INFORMAR SE HÁ ALGUM SIGNIFICADO? NÃO TENHO RELIGIÃO, SOU ECLÉTICA E ATÉ MESMO ATÉIA, NO FUNDO, TB NUNCA VI ESTA IMAGEM ANTES E ACORDEI COM A NÍTIDA IMAGEM E NOME DESTE DEUS???

    ELIANE SILVA 17 de outubro de 2011 14:10
  • tenho que fazer o trabalho sobre induismo
    como e os deuses

    Nomefernanda 18 de junho de 2012 16:39
  • eu amei tiro 10 no trabalho

    WANESSA CACHO 23 de novembro de 2012 15:01

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *