Breve História do Xintoísmo

O Xintoísmo é uma antiga religião japonesa. Começou a existir aproximadamente em 500aC, e originalmente é uma mistura amorfa de adoração da natureza, cultos da fertilidade, técnicas de feitiçaria e xamanismo. Seu nome era derivado das palavras chinesas “shin tao”, que significa O Caminho dos Deuses em português. Naquele tempo:

Adoração

– A dinastia Yamato consolidou o seu domínio sobre a maioria do território do Japão;
– Foi atribuída a origem divina à Família Imperial;
– O Xintoísmo estabeleceu-se como uma religião oficial no Japão, juntamente com o Budismo.

A completa separação da religião da política japonesa não ocorreu até pouco depois da Segunda Guerra Mundial. O Imperador foi forçado pelo exército norte-americano a renunciar à sua divindade na época.
Ao contrário da maioria outras religiões, o xintoísmo não tem fundador real, no corpo da lei religiosa, e só muito vagamente um sacerdócio organizado.

Crenças

O Xintoísmo conta a história e as vidas dos deuses, a quem chamam de “kami”. Entre eles estava um casal divino, Izanagi-no-Mikoto e Izanami-no-Mikoto, que deram origem ao arquipélago japonês. Seus filhos se tornaram as divindades de vários clãs japoneses. Amaterasu Omikami (Deusa do Sol) foi uma de suas filhas. Ela é a ancestral da Família Imperial e é considerada a principal divindade. Seu santuário está em Ise. Seus descendentes unificaram o país. Seu irmão, Susano desceu do céu e vagueou por toda a terra. Na história, ele é famoso por matar uma grande serpente do mal.

Vida

Kami são as divindades xintoístas. A palavra “Kami” é geralmente traduzida como “deus” ou “deuses.” Não há conceitos que se comparam à crença cristã na ira de Deus, sua onipotência e onipresença, ou a separação de Deus da humanidade devido ao pecado. Existem inúmeras outras divindades que são interpretadas de várias formas:

– Os Deuses são guardiões de áreas específicas e clãs;
– A divindade da Família Imperial.

Forças Criativas

Eles são vistos como uma força benigna, que mantém e protege as pessoas. Cerca de 84% da população do Japão seguem duas religiões: o xintoísmo e o budismo. Como em grande parte da Ásia, o cristianismo é uma religião muito minoritária. Menos de 1% dos adultos japoneses são cristãos. O budismo chegou pela primeira vez no Japão, da Coréia e da China durante os séculos 6 a 8. As duas religiões compartilham um otimismo básico sobre a natureza humana, e sobre o mundo.

Religião

Dentro do Xintoísmo, o Buda foi visto como mais um dos “Kami”. Enquanto isso, o budismo no Japão considerou o Kami como sendo manifestações de vários Budas e Bodhisattvas. A maioria dos casamentos são realizados por sacerdotes xintoístas; já os funerais são realizados por monges budistas.

O Xintoísmo não tem desenvolvida uma teologia completamente desenvolvida como a maioria das outras religiões. Não tem seu próprio código moral. Os Xintoístas geralmente seguem o código do Confucionismo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.