Profissão dos Sete Anões

Não dá para falar dos Sete Anões sem falar na Branca de Neve. A história dos irmãos Grimm, que já ganhou várias versões, tem a doce Branca de Neve como protagonista e se tornou popular no mundo todo.

https://www.youtube.com/watch?v=r6jytem5gHY

O conto original descreve a história de uma camponesa, costureira, cujo nome era “Liven Mords” e que passava todo o inverno próximo a janela costurando e admirando a paisagem fria daquela estação. Um dia, distraída olhando a neve, acabou picando o dedo com a agulha com a qual estava trabalhando e do ferimento escorreram três gotas de sangue.

Neste momento, a camponesa em pensamento desejou que se algum dia tivesse uma filha gostaria que ela fosse “feia com o ogro e com a pele da cor do suco de uva e que ainda tivesse cabelos tão brancos como uma senhora de 90 anos”. Porém, que teve a filha feia como o desejo da camponesa foi a rainha. A menina era branca como a neve, com lábios muito vermelhos e tinha os cabelos bem pretos.

Pouco depois de ter a filha, a rainha morreu e o seu pai deu o nome a ela de Branca de Neve.

Com a morte da mulher, o pai de Branca de Neve deu a ela uma madrasta, que era uma pessoa muito má e acima de tudo, extremamente vaidosa.

A madrasta de Branca de Neve tinha um espelho mágico que dizia para ela sempre a verdade sobre tudo o que era indagado.

A Segunda Parte da História da Branca de Neve

Essa parte da história da Branca de Neve é a mais popular da história. Quando a madrasta, através do seu espelho mágico que não mente nunca, faz a pergunta “espelho, espelho meu, existe mulher no mundo mais bela do que eu”. Para a surpresa da mulher má, até Branca de Neve completar 17 anos a resposta era sempre a mesma “senhora rainha, vós sois a mais bela”. Mas, quando Branca de Neve se tornou uma moça, o espelho disse a verdade “Branca de Neve possui mais beleza”.

Muito vaidosa e tomada pela raiva de ouvir a verdade e de inveja, a rainha chamou um caçador e deu ordens para que ele matasse a Branca de Neve e queria ter o coração da jovem como prova da missão cumprida. Porém, o caçador aceitou o serviço, mas não matou a princesa.

Ele mandou que ela fugisse e levou para a rainha um coração de um veado. Mas, a rainha descobriu logo a mentira quando consultou novamente o espelho.

O Encontro de Branca de Neve Com os Sete Anões

Branca de Neve aproveitou da bondade do caçador e escapou pela floresta e depois de muito vagar encontrou uma pequena casa e foi onde encontrou os Sete Anões.

Não tinha ninguém em casa, quando a princesa chegou e ela aproveitou para colocar tudo em ordem. Mas, depois de tanto trabalho acabou adormecendo na cama dos anões. Quando eles chegaram de volta do trabalho, se assustaram com a menina, a calma só veio quando tiveram garantia de que se tratava de uma boa moça.

Branca de Neve dividiu a sua história com eles e eles resolveram deixá-la escondida na casinha da floresta. Porém, ela deveria manter o lugar bonito e limpo como havia feito aquele dia.

Porém, entra na terceira fase da história, não demorou muito para a rainha descobrir onde estava Branca de Neve e tentar matá-la.

Terceira Parte da História

A rainha disfarçada foi até a casa dos anões e ofereceu ajuda para amarrar um laço na cintura da jovem, que acabou desmaiando pela força que a bruxa má fez. Quando chegaram do trabalho, os anões acreditaram que Branca de Neve estivesse morta, mas alegraram-se ao vê-la respirar novamente.

A rainha tentou então mais uma vez, dessa vez com outro disfarce e uma escova de cabelo envenenada e mais uma vez, o golpe da bruxa fez com ela desmaiasse. Até que a rainha decidiu usar uma maçã envenenada e disfarçada de fazendeira, convenceu a jovem a comer metade da fruta. Dessa vez os anões tentaram salvá-la, mas acreditaram que ela estava realmente morta. Porém, como achavam Branca de Neve muito linda, eles a deixaram em um caixão de vidro.

É o momento em que entra o príncipe na história, que viu o caixão, se aproximou e ficou encantado com a bela moça. Perguntou aos anões se poderia levá-la para o seu castelo e assim foi feito. No caminho, a carruagem tropeçou e o pedaço de maçã que estava impedindo Branca de Neve de respirar saiu da garganta dela.

Quando Branca de Neve abriu os olhos, o príncipe fez logo o pedido de casamento.

A Profissão dos Anões e a Simbologia na História

Os Sete Anões, todos eles, trabalhavam em uma mina, e depois de conhecer Branca de Neve passaram a ser também os seus protetores.

Existem muitas teorias para a história da Branca de Neve e dos 7 Anões, a maioria delas fazem referência aos anões. Por exemplo, que cada um dos 7 Anões corresponde a um planeta e ou a um metal. Ambos símbolos usados por alquimistas, que eram usados na astrologia. Cada um dos anões por sua vez faria a representação de um dos planetas e dos metais. Seria mais ou menos assim, considerando essa teoria:

  1. Mestre, que é o anão mais velho de todos faria a representação do Sol e do ouro e sendo assim, seria o líder natural do grupo.
  2. Feliz, seria a representação da fartura de Júpiter e também da bonança, tendo como caraterística física ser gordinho e também é feliz, como sentimento.
  3. Zangado seria a representação da ira do planeta Marte.
  4. Enquanto Dengoso, seria a representação de Vênus e da sua beleza.
  5. Já o Soneca não só representa a Lua, mas também um dos pecados capitais, a preguiça. Aliás, em uma das teorias, cada um dos anões estaria representando um dos pecados.
  6. Depois tem o Atchim que representa Saturno e as atormentações.
  7. E por último Dunga, que é o menor de todos, mas o planeta mais rápido, que seria Mercúrio.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.