Por Que a Vaca é Sagrada na Índia?

A Índia é, assim como muitos países, um poço de cultura. Isso porque o seu estilo de vida é muito diferente dos países ocidentais. Uma tradição que perdura durante os séculos é o casamento combinado. Uma família procura um marido para a sua filha, prioritariamente um marido cuja família tenha bons dotes (dinheiro, por exemplo). Isso foi bastante mostrado na produção ‘’Caminho das Índias’’, novela exibida pela Globo em 2009. Pela novela, podemos perceber uma gama de tradições indianas, como as suas músicas, as suas comidas típicas, vestuários, enfim. Outro costume é a adoração ás vacas. Pode parecer estranho para nós, que vivemos do outro lado do mundo. Mas para eles é a coisa mais normal do mundo. Entretanto, porque o bovino é tão respeitado na Índia, a ponto de ser considerada sagrada? É essa questão que vamos discutir neste artigo.

Um Animal Respeitado

Se um dia você visitar o território indiano, não se espante ao encontrar exemplares dos bovinos perambulando pela cidade. E não tente tocá-los de perto de você, pois pode ser bastante reprovada a sua atitude. Não estranhe também ao se deparar com a mesma vaca entrando em alguma loja ou outro estabelecimento, normalmente. Os indianos adoram quando tais animais fazem isso. Você deve estar se perguntando: Por quê? Simples. A vaca é considerada pelos indianos como um animal sagrado, como já dito no início do artigo, sendo considerada uma divindade. Por essa razão, ela não é sacrificada para ser consumida, ou seja, os que são adeptos do hinduísmo não ingerem, de jeito nenhum, a carne desse animal.

A Origem do Respeito

Segundo fontes, a tradição de se respeitar os animais bovinos nasceu juntamente com o hinduísmo.  Há documentos, de mais de 1500 anos antes do nascimento de Cristo, chamados Vedas, onde estão dados que comentam sobre a alta fertilidade dos bovinos, e os associa a varias divindades. Mas há outras escrituras, como o Manusmriti, do século I a.C., aproximadamente, onde está relatado que a vaca tinha uma importância tremenda na vida do homem. E, de lá para cá, nos seguintes séculos, leis e regras foram sendo criadas a fim de regularizar o status de divindade do animal bovino. Para você ter uma ideia de como as vacas são adoradas na Índia, até o sistema de castas (Apesar de estar sendo abolido, ainda vigora em algumas regiões) não é suficiente. Elas são consideradas mais ‘’puras’’ do que a casta de maior elevação no sistema, os brâmanes.  E, por conta disso tudo, a sua morte e nem um ferimento podem ser causados. Eles a consideram tão pura, que utilizam as suas necessidades fisiológicas (fezes, urina) e também o leite em rituais para a purificação.

A Origem do Respeito

A Origem do Respeito

Mas Não São Todos que Respeitam o Bovino

Apesar de ser bastante cultuada, a adoração ás vacas não são tradições de todos os hindus. Isso sempre causa discussões e outros debates acalorados e polêmicos. Há algumas publicações em livros que sugerem que, antigamente, os hindus consumiam carne de boi e de vaca normalmente, e também criticam a fundamentação que se gera ao tentar santificar o bovino, que eram proferidos pela maioria dos grupos de religião indianos. Obviamente, que os grupos exigiram o banimento do livro, e ordenaram que os exemplares que estivessem nas prateleiras fossem destinados á fogueira. Isso ganhou ainda mais força depois que o autor do livro onde estavam tais publicações afirmou que, de vez em quando, gostava de consumir um filé não muito cozido.

Outros Animais que são Adorados pelos Hindus

Não pense que eram somente as vacas os únicos animais adorados pelos hindus. Há outros, que você vai conferir agora.

Macacos

Na Índia, também é bastante comum observar macacos andando livremente pelas ruas, pulando entre prédios e até mesmo sobre as cabeças dos transeuntes. Diz um antigo mito do hinduísmo que vários macacos já auxiliaram Rama, um herói, a tirar sua mulher das garras de Ravana, um demônio. Para isso, o herói contou com um verdadeiro exército desses simpáticos animais. Os macacos também são empregados na educação dos homens ‘’nobres’’ indianos. As fábulas, onde os animais falam e expressam lições de moral, são as publicações onde os macacos aparecem. Eles, geralmente, eram animais de estimação de muitos desses homens nobres.

Macacos

Macacos

Aves

As aves também são muito adoradas pelos indianos, já que ficam impressionados e inspirados ao ver o levantar e o voo dos pássaros. Eles comparavam as aves com o Sol. Depois que a religião hindu começou a revolucionar, todo o poderio solar foi representado em um herói que tinha metade de seu corpo ave e a outra metade um ser humano. O herói se chamava Garuda. Alguns se interessam tanto pelos animais de penas que os mandam buscarem em locais impensáveis, e pediam para que seus pintores fizessem uma cópia fiel e realista das aves.

Elefantes

Os elefantes também fazem parte dos animais adorados pelos hindus. Segundo a sua mitologia, os primeiros elefantes do planeta possuíam um par de asas, e faziam traquinagens com as nuvens.  Entretanto, em um certo dia, um grupo desses elefantes resolveu pousar em um galho de árvore para descansar. O galho se localizava em cima de um santo asceta onde, naquele momento, pregava a alguns discípulos. Como era previsível, o galho não resistiu ao peso dos elefantes, quebrando e os derrubando sobre os indivíduos reunidos ali. Alguns deles não resistiram e morreram.

O asceta que estava pregando ficou tão irritado ao ver o acontecimento que solicitou aos deuses a retirada das asas dos elefantes. Apesar de terem perdido o seu meio aéreo de locomoção, os elefantes ainda são simpatizantes das nuvens, e possuem o poder de ‘’chamá-las’’ e solicitar que tragam chuvas. Por esse motivo, a sua veneração ainda continua na Índia. Ainda mais os elefantes brancos, que são um forte sinal de sorte. Por isso, é comum observarmos em ruas indianas, junto com os carros, elefantes servindo de meio de locomoção terrestre. Eles também são muito utilizados em festas, principalmente, de casamento, onde eles carregam os noivos. Apresentamos, aí, o porquê de a vaca ser sagrada na Índia, além de algumas curiosidades.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.