População da Indonésia na Tailândia

O ano de 2018 terminou de forma muito triste para os indonésios, um tsunami inesperado no Estreito de Sunda deixou pelo menos 429 mortos, 1.459 feridos e muito estrago para trás. A onda gigante se formou devido a um deslizamento de terra provocado pela ação do vulcão Anak Krakatau que emergiu da terra a cerca de um século.

Embora o vulcão seja conhecido há muito tempo não representava uma preocupação para a Indonésia uma vez que suas erupções se davam em baixa escala sem grandes consequências. O mais grave em relação ao tsunami de 22 de dezembro de 2018 foi exatamente o fato de que não houve tremores de terra para ‘avisar’ do perigo. Os sobreviventes precisaram buscar alternativas para recomeçar após o desastre sendo uma delas a migração para a Tailândia, o sétimo país do mundo em termos de imigração.

Tsunami Inesperado

Como salientamos no início do artigo um dos problemas mais graves do tsunami de 2018 da Indonésia foi o fato de que ele não teve um aviso prévio, tremores de terra, por exemplo. Geralmente as ondas gigantes associadas a vulcões se formam pelo deslocamento do fundo do mar para a superfície, consequência dos terremotos. Porém, nesse caso da Indonésia a causa foi diferente, um deslizamento de terra que aconteceu durante a erupção do Anak Krakatau.

Os cientistas ainda não conseguem precisar se esse deslizamento aconteceu devido ao colapso de uma das partes do vulcão que teria caído no oceano empurrando a água para frente ou então se foi um movimento realizado pelo flanco do vulcão que acarretou na queda repentina de sedimentos embaixo d’água. Especialistas ressaltam a grande instabilidade dos flancos de vulcões que podem desmoronar a qualquer momento.

Independente da causa a consequência é a mesma, acontece o movimento de uma poderosa coluna de água que gera ondas gigantes em direção a costa. Uma informação que ajudou a ratificar a teoria de deslizamento foi que apenas 30 minutos depois da última atividade eruptiva desse vulcão houve o registro de água alta pelos medidores do Estreito de Sunda.

Anel de Fogo do Pacífico

Anel de Fogo do Pacífico

Anel de Fogo do Pacífico

A Indonésia está localizada na região mais propensa a catástrofes vulcânicas e tremores de terra do planeta, o chamado Anel de Fogo do Pacífico que nada mais é do que o encontro de placas tectônicas. Frequentemente o país está nos principais noticiários do mundo devido a terremotos com sérias consequências. Um dos mais recentes aconteceu na cidade de Palu, na ilha Célebs, com milhares de vítimas de um tremor seguido de um tsunami.

Vulcão Renovado

O Anak Krakatau é um vulcão relativamente novo que tem se formado nos últimos cem anos após a explosão do Krakatoa original em 1883. O processo de formação de um vulcão se dá bem vagarosamente e durante esse período os seus flancos podem se tornar muito instáveis entrando em colapso até mesmo sem atividade vulcânica. Após uma vistoria no vulcão os especialistas detectaram instabilidades no flanco sul. Há mais 126 vulcões ativos na Indonésia.

Desespero

Indonésios

Indonésios

Certamente o que causou mais comoção nos indonésios e turistas que estavam no Estreito de Sunda naquele dia fatídico foi o fato de terem sido surpreendidos, meia hora antes estava tudo calmo num cenário que mais parecia um pedaço do paraíso na Terra. Os sobreviventes relataram que o tsunami gerou ondas gigantes com cerca de 5 metros e o mais aterrorizante foi ver a revolta do mar se aproximando rapidamente sem poder fazer nada.

Indonésia Pós-Tsunami

Após a passagem do tsunami chegou o triste momento da descoberta do tanto de vidas que haviam sido ceifadas pela tragédia assim como o registro de vilarejos que simplesmente desapareceram. O trabalho de busca por sobreviventes nas ilhas de Java e Sumatra teve início logo que possível com grandes incertezas, mas também com esperança.

Os números se mostraram bastante alarmantes com 429 mortos, 1.459 feridos e mais de 16 mil desalojados. Quando a água baixou foi possível ver que alguns vilarejos de pescadores e resorts de férias haviam desaparecido deixando apenas entulhos onde antes havia pessoas levando suas vidas.

A Indonésia passou a viver sob alerta de uma crise sanitária iminente com a escassez de recursos básicos como água potável e medicamentos. Num momento como esse é crucial contar com a possibilidade de que os sobreviventes sejam encaminhados para países próximos como a Tailândia, por exemplo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.