Pesquisa Eleitoral

Com as eleições se aproximando não se fala em outra coisa senão política, agora na reta final é que a manipulação começa de verdade. O jogo da manipulação esquenta e é preciso então de pesquisas eleitorais para saber realmente como estão as estatísticas.

Existe há cerca de sessenta e oito anos a pesquisa eleitoral do ibope opinião, isso mesmo, foi constituído no ano de 1942, o Instituto de Opinião Pública e Estatística, IBOPE, este instituto foi o precursor ao realizar pesquisar no país. Desde 1945, abancou a trabalhar com as pesquisas eleitorais e tem “dado” muito certo.

Como é Realizada a Seleção dos Entrevistados?

Pesquisa Eleitoral

Pesquisa Eleitoral

Devem ser estabelecidas cotas, sempre em proporção ao sexo, a idade, ao grau de instrução (nível de estudo), economia do entrevistado. Esses cuidados devem ser tomados para que sejam evitados os erros derivados da “não-existência” de cadastros dos eleitores dentro dos setores censitários.

Após realizar a seleção de quem será entrevistado deve também ter coerência para interpretar os resultados, pois as pesquisas de intenção de voto, sem duvidas devem ser analisadas dentro do processo eleitoral. Essas intenções de voto são como “retratos” momentâneos e os resultados são como se fossem um bônus para demonstração do contexto.

Ao realizar uma pesquisa eleitoral deve tomar como base a probabilidade proporcional ao tamanho da população, as áreas do município devem ser consideradas.
Vale considerar sempre a opinião das pessoas como mutável, isso mesmo, a opinião das pessoas é dinâmica, pois estará respondendo aos estímulos que tem recebido das campanhas eleitorais. Porém pode mudar de acordo com estímulos recebidos, debates assistidos, alguma decepção particular, enfim.

Considerar a Margem de Erro Sempre

Eleições

Eleições

Ao realizar a pesquisa eleitoral deve-se sempre considerar a margem de erro já que não realizamos pesquisas com números absolutos, mas sim estatísticas, de acordo com isso, deve saber que toda pesquisa contém uma possível margem de erro que vai depender do tamanho da “amostra” estudada e dos resultados que conseguiu adquirir.

Claro, que essa “margem de erro” ocorre, pois não tem como entrevistar todo mundo, todas as pessoas do país (sem esquecer nenhuma), devido a esse “problema” a pesquisa eleitoral é baseada em uma parte que representará o “todo”.

Vale lembrar que a pesquisa eleitoral é para ter uma “idéia”, “referencia” do que está acontecendo, que repercussão a população está tendo, mas jamais esqueça que a pesquisa pode ter tendência de cair ou subir após ser realizada, por isso são feitas inúmeras pesquisas no período eleitoral. Não deve nunca em realizar apenas uma pesquisa eleitoral e achar que aquela informação vai ser estável, pois muda a cada dia.

Eleições 2010

Política

Política

As eleições neste ano ocorrerão no dia três de outubro (primeiro turno), até lá muitas coisas podem acontecer, muitos eleitores podem mudar de opinião (votos) acerca de seus candidatos. Não se esqueça nunca de não se deixar influenciar por ninguém, o voto é exclusivamente seu, portanto vote consciente.

Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.