O que Fazem os Políticos: Eles estão Trabalhando Certo?

A palavra política vem do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-estado. Assim, pode ser referir tanto sociedade, quanto a Estado, comunidade e definições que ser referem à vida humana. Segundo Aristóteles o filósofo grego, a política e a ciência que tem por objetivo felicidade humana e divide-se em ética (“que se preocupa com a felicidade individual do homem na Cidade-Estado, ou pólis), e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva”).

A política vem do âmbito das ciências prática, ou seja, as ciências que buscam conhecimento como meio para a ação. Segundo Aristóteles. “Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras, tem mais que todas, estes objetivos e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política”(Pol., 1252a). dizia Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.

Os partidos políticos de hoje tiverem origem por volta do século XVlll, na Inglaterra. Em1964 no Brasil, os militares extinguiram os partidos  existentes e instituíram o bipartidário, tendo apenas duas organizações: a Arena (Aliança Renovadora Nacional) que reunia os defensores do regime militar e o  MDB (Movimento Democrático Brasileiro) que era uma grande frente de oposição. O presidente José Sarney em 1985 fundou o pluripartidarismo, o que permite a criação de quaisquer partidos políticos desde que respeitadas as leis vigentes.

No Brasil o sistema de governo é o Presidencialismo, o cargo máximo pra qual quer político é o de Presidente da República. “No meio de político cada cargo corresponde a uma função designada implicando em um processo governamental, administrativo, organizacional e processo de fiscalização”. De cada a 2 anos o povo brasileiro vão as urnas para eleger um novo representante, toda as eleições são realizada no mês de Outubro, caso haja um empate e vai para o segundo turno,  um novo processo de votação é ocorrido no mês de Novembro. São escolhidos da mesma forma eleitoral o processo para prefeitos e os vereadores, que ira representar cada cidade. “Dois anos depois, também em Outubro o processo eleitoral é para a escolha de deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente, caso necessário, o segundo turno acontece em Novembro”. O tempo para cada político é no cargo de 4 anos, tirando o senador  que fica no cargo de 8 anos. Qualquer político que esteja exercendo a função pode ser reeleito.

Função do Presidente da República: autoridade máxima do poder executivo nacional. Seu mandato dura 4 anos podendo ser reeleger uma única vez em eleições futuras,  é eleito por voto secreto e direto. O dever de ser um presidente é defender seu país e a nação que ele habita, nomear cada ministro que irá cuidar de assuntos estratégicos, administrar e aplicar recursos do país. Além disso, ele faz as leis aprovadas no Congresso se transformarem em benefícios para a população.

Função do Senador: seu mantado é de oito anos. “Distrito Federal e cada estado têm o direito de elegerem três senadores, independente do seu tamanho e de sua população cabe ao deputado estadual legislar e vigiar as leis e dogmas constitucionais do estado, podendo propor algumas alterações, emendas, etc”.  O cargo de um Senador é debater e aprovar leis de interesse nacional, assim como fiscalizar o Presidente, seu Vice e os Ministros de Estado, entre outras funções, ele é o representante estadual popular.

Função do Governador: é o chefe do Poder Executivo no Estado, ele nomeia secretários e comanda a segurança. A principal função do governador é de chefiar o executivo a nível estadual. Ele faz as leis aprovadas na Assembleia se transformarem em benefício para a população e administras investimentos regionais, garantindo que os municípios cresçam por igual, é eleito de quatro em quatro anos, através de votação.

Função do Deputado Federal: ele representa o povo. Cabe à Câmara dos Deputados propor, debater e aprovar leis de interesse nacional, assim como fiscalizar o Presidente, seu Vice e os Ministros e ajuda a elaborar o Orçamento. Ele propõe leis de interesse federal que se transformam em benefícios para a população. ”A maioria vive em função de seu colégio eleitoral, atendendo à sua clientela política a par das suas obrigações de parlamentar afeito ao interesse nacional”.

Função do Deputado Estadual: Cabe a ele debater e aprovar leis de interesse estadual, assim como fiscalizar o Governador, seus Vice e os Secretários de Estado, ajuda a elaborar o Orçamento estadual, propõe leis estadual que se transformam em benefícios para a população. Seu mandato é de 4 em situações normais. ”Entretanto o candidato pode concorrer à reeleição diversas vezes, sem haver uma quantidade limitada de mandatos Sua função principal no exercício do cargo é legislar, propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais”. Além de fiscalizar as contas do governo estadual, criar Comissões Parlamentares de Inquérito e outras atribuições referentes ao cargo.

Função do Prefeito: eleito por voto direto, secreto, simultaneamente em todo país, as eleições para prefeito ocorre no primeiro domingo de outubro a cada quatro anos. ”A principal função do prefeito é zelar pelo bem estar dos cidadãos de seu município”. Já entre as funções executivas e administrativas do prefeito estão as de planejar, coordenar comandar e manter contatos externos.

Função do Vereador: tem a função por obrigação representar a população da sua cidade, criando leis que beneficiem os munícipes e fiscalize os gastos públicos do poder executivo. É eleito por voto direto e simultâneo em todo país, seu mandato tem a duração de 4 anos. Para candidatar para ser vereador você precisa ter  a idade no mínimo de 18 anos.” A função do vereador é estar mais próximo entre os moderadores e o prefeito, colher necessidades da cidade e levar ao prefeito para ver se este aprova ou não”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.