Ministério da Justiça

O Brasil é um país democrático, isto é, o sistema político nacional adotado foi a Democracia. Referido sistema político restou adotado a partir da escolha pelo presidencialismo como forma de governo. Vale ressaltar que o presidencialismo foi escolhido pelo povo e aclamado pela Constituição Federal de 1988, a nossa Carta Magna conhecida como a Constituição Cidadã. A Política atual sustentada pelo sistema democrático de governo é exercida com base na participação de todos os cidadãos, logo, o poder é descentralizado, ou seja, inúmeros são os núcleos de apoio para o bom andamento da democracia, como os ministérios, por exemplo, onde está abrangido o ministerio da justiça, sendo este um dos mais importantes e atuantes do nosso país.

Concurso

Concurso

A divisão do poder é de extrema necessidade tendo em vista vários sentidos. Em primeiro, por conta da democracia vigente, além do imenso tamanho do país, o que dificulta a sua gerência. Tão logo, se faz necessária a atuação de vários órgãos para a manutenção da harmonia social, como as Secretárias e Ministérios, estes abrangendo alguns como o da Cultura, o de defesa e o da Área da Saúde. Os ministérios são responsáveis pelo gerenciamento de diversas áreas políticas do Brasil, ou seja, o país funciona como uma grande empresa, sendo dividido em vários setores, sendo que cada qual fica responsável por uma determinada área, como por exemplo, o ministério da justiça, o qual fica incumbido de dirimir as questões pertinentes ao sistema de justiça nacional.

Federal

Federal

Os Ministérios são órgãos políticos chefiados por Ministros de Estado, os quais são escolhidos pelo Presidente da República e recebem salários superiores a R$ 12.000,00. Muito embora sejam criados pelo Presidente da República, o ministério da justiça, o ministério do Transporte publico, o ministério das cidades, o ministério de minas e energia, o ministério do Turismo, ou qualquer outro ministério criado possui autonomia de gestão e atuação. Todavia, os Ministros chefes devem sempre tomar decisões em harmonia com o governo, para que a gestão do país flua sem contratempos e atenda as necessidades da coletividade.

Ministério da Justiça

Ministério da Justiça

Vamos destacar o Ministério da Justiça, que atualmente é liderado pelo Ministro Tarso Genro, ao qual incumbe a tarefa de chefiar e dirimir as questões relativas à aplicação da justiça no nosso país, através de alguns órgãos vinculados como o Poder Judiciário e o Ministério Público, além de chefiar as polícias vinculadas ao Governo Federal, quais sejam, as polícias Federal, Rodoviária Federal e Ferroviária Federal, e por último, traz a tarefa de manter todo o sistema penal federal. Portanto, para que escutemos cada vez menos Notícias de aumento da violência no país, relatando que mais um Assalto Acaba em Morte, o ministerio da justiça deve ser atuante e desempenhar um ótimo trabalho em prol da paz. Então lembre-se de que as Eleições de 2010 estão chegando, para que você faça a melhor escolha para o progresso do Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.