Governo Sírio Envia Tropas Para Hama: Entenda a Crise na Síria

No dia 12 de maio, soldados e tanques do governo da Síria, no Oriente Médio, participaram de uma ação militar para acabar com uma revolta feita pela população contra o governo. As tropas cercaram a cidade de Hama, famosa por ter sido palco de outra ação popular, ocorrida há quase 30 anos, em 1982, que culminou em um massacre comandado na época por Hafez Assad, pai de Bashar Assad, atual presidente da Síria.

Crise Na Síria

Crise Na Síria

A revolta popular ocorre desde março deste ano e ameaça o atual governo sírio, que segue uma ditadura de 40 anos, pois Assad herdou o posto de presidente de seu pai Hafez Assad, no ano de 2000. A crise que acomete a Síria é a maior revolta popular contra a sua ditadura nessas últimas quatro décadas.

A crise popular aumentou e, como consequência, cresceram os índices de violência, pelo fato de as forças de segurança do Governo sírio estarem se dirigindo para regiões do país em que o povo se encontra mais indignado com a ditadura de Assad. A repressão do ditador foi considerada pelo governo dos Estados Unidos como “brutal”.

Mustafa Osso, combativo ativista de direitos, na época afirmou para a imprensa internacional que os tanques e tropas do Governo sírio invadiram áreas que contornavam o centro de Hama, local em que, na noite do dia 11 de maio, prenderam-se pessoas que faziam oposição ao governo, em uma ação com uso de porretes, de modo a dispersar aproximadamente 2 mil manifestantes.

Manifestação na Síria

Manifestação na Síria

Além disso, no mesmo dia, o exército sírio realizou um bombardeio em áreas residenciais no sul e no centro do país do Oriente Médio, que resultou na morte de 19 pessoas, conforme divulgação dos ativistas de direitos humanos instalados na Síria.

Esse triste acontecimento repete o trágico bombardeio de 1982, em Hama, quando as forças do exército que eram leais ao então ditador Hafez Assad fizeram uma opressão aos rebeldes sunitas na cidade, ceifando a vida de 10 mil a 25 mil pessoas que se encontravam na região, de acordo com estimativas da Anistia Internacional. Os dados não são confirmados pelo país, pois o Governo Sírio não fez nenhum cálculo oficial.

Presidente da Síria Assad

Presidente da Síria Assad

Dessa forma, a ação militar realizada em maio deste ano no mesmo local, três décadas depois, parece um emprego de forças do Governo Sírio para mudar de opinião das pessoas que discordam do regime, que marca décadas de repressão econômica, corrupção e repressão política. Mesmo assim, no dia 13 de maio, opositores fizeram outro dia de protestos contra o Governo em toda a Síria.

Desde meados do mês de março deste ano, quando começou o movimento contra a ditadura síria, a revolta da população contra o regime fez com que o conflito gerasse mais de 750 mortes, sendo presas mais de mil pessoas.

O conflito na Síria iniciou no momento da prisão de vários adolescentes, que haviam pichado muros contra a ditadura no país, tendo como inspiração outros movimentos populares semelhantes que ocorreram no início deste ano em outros países vizinhos, como Tunísia e Egito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.