Governo Dilma Prepara Para 2012

O governo começa a debater formalmente com a sociedade os programas, aos quais dará prioridade para que o Brasil, ao final dos próximos quatro anos, tenha implementado os compromissos firmados por Dilma Roussef. O instrumento legal em que isso precisa ficar claro – conforme determina o artigo 165 da Constituição Federal – é o Plano Plurianual(PPA).

O governo vai procurar, com este PPA, dar uma nova dimensão à função de planejar. Segundo a ministra Miriam Belchior, os resultados serão medidos não apenas pelos números que habitualmente são mostrados para comprovar a eficiência de um programa, como, por exemplo, o volume de recursos utilizados.

Governo

A gestão pública priorizara mudanças na ação governamental e na vida do cidadão. Dilma Rousseff prevê que o salário mínimo em 2012 deve chegar a R$ 616,00, um aumento de 13% em relação aos R$ 545,00. O texto sancionando o mínimo foi publicado, no Diário Oficial da União. A lei estabelece as diretrizes para a política de valorização do salário mínimo até 2015 e corresponde a variação do INPC e mais o PIB de dois anos anteriores. A lei entra em vigor a partir de terça-feira, 1º, e não tem efeito retroativo.

O cálculo, feito por Dilma no programa semanal de rádio Café com a Presidenta que foi ao ar hoje, leva em consideração um crescimento do Produto Interno Bruto de (PIB) de, aproximadamente, 7% em 2010 mais a inflação de 2011. Ela disse considerar esse reajuste “um ganho real importante” para o trabalhador.

A presidente Dilma defendeu mecanismo aprovado no Congresso Nacional de aumento do salário mínimo até 2015. O cálculo do valor continua o mesmo (inflação mais crescimento do PIB de dois anos anteriores), mas o acréscimo passa a ser definido por decreto, sem a necessidade de passar por votação no Congresso.

Eleições

De acordo com a presidente, agora, “todos sabem de antemão” quais são os critérios usados pelo governo para a ampliação pois temos uma lei que dá segurança e estabilidade para o trabalhador e para a trabalhadora que ganha um salário mínimo”, afirmou.

Para Dilma, “é preciso garantir que o salário mínimo não perca o valor” e, além disso, deve aumentar o poder de compra do trabalhador. O objetivo é continuar a valorização do salário mínimo para gerar riquezas e para fazer a roda da economia girar com vigor. Porque o salário mínimo tem impacto direto na vida das pessoas e na economia do País.

Sobre as expectativas de inflação futura, o presidente do BC disse que, segundo as projeções do mercado, “a curva aterrissa” em 2012 na faixa de 5%. E que as projeções do Banco Central para inflação são um pouco melhores que as do mercado sem, no entanto, apresentá-las.

Medidas

Tombini também se comprometeu a fazer com que a inflação convirja para o centro da meta de 4,5% em 2012 isso comprova que o Brasil tem sido um dos países do mundo mais ativos no enfrentamento inflacionário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.