Getúlio Vargas

Getúlio Dornelles Vargas é reconhecido e lembrado pelo povo brasileiro como um presidente populista, qu apesar de ter sido ditador foi responsável por importantes reformas sociais no país, especialmente as leis trabalhistas do mercado de trabalhoGetúlio Vargas é gaúcho, nasceu em São Borja em 19 de abril de 1883, formou-se bacharel em direito no ano de 1907 e logo passou a trabalhar como promotor público. Sua carreira política teve início no poder legislativo gaúcho, como Deputado Estadual do Partido Republicano Riograndense. Casou-se com Darcy Lima Sarmanho em 1910 na cidade de São Borja com quem teve 5 filhos, Lutero, Getulinho, Alzira, Jandira e Manuel Sarmanho Vargas. O casamento de Vargas é considerado pela história um ato político de conciliação pois reunia duas família rivais, ele chimango e a família da noiva maragata, com origens na Revolução farroupilha.

Governo

Governo

Presidente da república

Getúlio Vargas foi candidato a presidente e foi eleito por duas oportunidades distintas, a primeira delas de 1930 até 1945, sendo que esta foi dividida em 3 fases: 1930 / 1934 através de um governo provisório. Nesse período getúlio Vargas iniciou uma das mais importantes obras de todo o seu governo, começou a estruturar o Novo Estado, nomeando interventores estaduais e implantando a justiça revolucionária, criou o Ministério do Trabalho e também promulgou as primeiras leis de importancia politica e brasileiras trabalhistas. De 1934 / 1937 foi eleito através do Congresso Nacional, então um governo constitucional, no entanto foi em novembro de 1937 que Vargas fechou o Congresso Nacional e outorgou uma Constituição nova, também determinou por decreto o fechamento dos partios politicos. De 1934 / 1945 no chamado Estado Novo, sendo deposto em outubro de 1945 pelos militares. Em 1951 Getúlio Vargas é eleito Presidente da república Brasileira com o voto direto de mais de 3 milhões de eleitores, neste governo entre outras coisas criou a Petrobras.

Fundação

Fundação

Pai dos pobres

Getulio Vargas foi conhecido como “Pai dos Pobres” uma alcunha que ganhou devido as suas praticas populistas, seu estilo politico criou uma vertente própria e seus seguidores eram designados getulistas.

Getúlio Vargas

Getúlio Vargas

Suicídio e legado

Getúlio Vargas morreu com um tiro no coração dado por ele mesmo em agosto de 1954. Deixou uma carta testamento que até hoje é referenciada pela história politica do país, nela denuncia os inimigos do país como os responsáveis pelo seu comportamento suicida. Getulio vargas deixou para a história politica desse país um grande legado. Mesmo com uma vida publica muito tumultuada, com mistérios e fatos encobertos, sua herança aos trabahadores brasileiros é imensurável. O Partido dos Trabalhadores – PDT e o Partido Trabalhista Brasileiro-PTB são seguidores do getulismo. Ele foi inegavelmente um grande politico brasileiro e constribuiu decisivamente para o desenvolvimento do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.