A Importância da Política

Todo mundo declara e escreve em redes sociais que a’ política é uma droga’, que nossos políticos não prestam’ e o melhor seria ‘acabar com a política’. Mas você já imaginou como seria um mundo sem política? Um mundo sem lei e sem ordem nenhuma, cada um fazendo o que fizesse? Como seria o Brasil sem política?

O que é Política?

Para poder entender o quanto sua ausência faria falta, primeiro entenda o que é. Política é a ciência com capacidade de organizar Estados, nações e pequenos ou grandes grupos sociais. Seja qual for o sistema político instaurado em um grupo social, quando falamos em organização social por meio de regras e métodos diversos, estamos falando de política.

Pela definição acima, já dá para imaginar que temos política há alguns anos no mundo. Desde que existiram os primeiros grupos sociais existiam regras, controle e chefia, por isso já existia a política no mundo desde o surgimento do homem na Terra (seja na teoria criacionista ou evolucionista). Mas com o nome política podemos dizer que vem dos tempos gregos, pois foi este povo que criou o termo, mais especificamente o filósofo Aristóteles.

O Uso da Política no Dia a Dia

Seja em pequenos grupos sociais e no Estado, nós dependemos de política para a ordem das coisas e usamos a política em diversos níveis. Você tem regras de convívio em sua casa que tornam a convivência em grupo possível? Então você faz uso da política no dia a dia. Por exemplo: todo mundo deve usar o banheiro para urinar e não se deve fazer suas necessidades no chão. Uma regra simples que faz parte de nossa etiqueta social há tanto tempo que não percebemos que é política também.

As Formas de se Fazer Política

A forma como o povo será guiado, conduzido e organizado varia bastante. Pode ser apenas por regras sociais e com coletividade, como em voto majoritário para se decidir algo, comum em pequenos espaços como em um condomínio. Pode ser também por meio de um líder com herança de pai para filho do governo, caso da monarquia.

Há ainda a possibilidade de todo o grupo social escolher que tipo de governante irá ter, caso da democracia ou sem escolha e com ajuda para governar, como o comunismo e as ditaduras militares. As formas de política são as mais diversas.

Com a política vem alguns outros fatores que se adaptam a melhor forma do povo aceitar e agir de acordo, por isso existem as leis e punições para quem não as seguir. Mas apenas o fato de ter um guia conduzindo o povo ou o incentivando a se unir e resolver diversas coisas juntos, já se está fazendo política.

Um bom exemplo são nas tribos indígenas, onde a forma de agir daquele grupo e os costumes sociais são passados de pai para filho e os mais velhos são os responsáveis por guiar o grande grupo. Para estes povos, os mais velhos são os mais sábios (e na prática são mesmo) e por isso podem guiar com mais propriedade e dizer exatamente o que os outros devem fazer, pois já tem experiência com os resultados.

Por que Precisamos de Política?

Porque precisamos fazer a manutenção do equilíbrio do Estado. Como diz o ditado popular, “cada cabeça é um mundo” e cada pessoa pensa de uma forma diferente sobre uma determinada situação. E agora imagine um país como o Brasil em sua imensidão de pessoas com cada cidadão fazendo o que desejasse sobre tudo. Se ele quiser entrar e pegar algo de uma loja, tudo bem, não há nada que o impeça de fazer isso. Se outra pessoa quiser matar alguém apenas porque está chateado, poderá fazer isso porque não há um sistema que o impeça.

Estamos citando exemplos apenas há nível grupal. Imagine não existirem políticas internacionais? Se uma nação determinar que quer as terras de outra, sem regras e o respeito ‘político’, poderá invadir, matar e chamar de seu há qualquer momento. Isso é o que acontecida antes, com povos dizimando povos para serem os mais poderosos.

Sem política, não passamos de pessoas dividindo o mesmo espaço e esbarrando umas nas outras. Por mais que queiramos, não dá para todo mundo fazer o que quer, se não haveria o caus. As regras são necessárias para uma convivência pacífica e respeito ao espaço do outro.

Por que os Representantes Existem?

Porque não dá para todo mundo mandar em todo mundo ou todo mundo dizer o que o outro deve fazer. Mesmo quando se trata de governar um grupo social, escolher pessoas capazes de fiscalizar, outras de criar as leis e outras ainda para

Eleger representantes foi a melhor forma encontrada para fazer a sociedade funcionar pacificamente e garantir a ordem e lei. Não dá para todo mundo mandar em todo mundo, por isso é preciso escolher uma pessoa para falar por todos. Nas sociedades onde a democracia já foi instaurada, a maioria escolhe o representante. Quando não há democracia, há o regime ditador e se passa o poder de pai para filho.

Política e Poder

Um dos maiores problemas da relação entre política e povo é a questão poder. Quando se elege uma pessoa para mandar nos outros, então ela terá poder para fazer alterações na lei para seu bel prazer em alguns países e isso amplia a visão de poder e outras mudanças que se pode ter para benefício próprio. Comandar grupos sociais é ter poder e isso nem sempre é bem visto ou assumido por alguns representantes sociais.

A relação poder e política é o motivo da corrupção. Mas seria mais ou menos como “dos males o menor”. Sem política viveríamos em uma Terra sem lei e sem respeito uns com os outros. Ainda não alcançamos o nível de não precisar de regras para viver em harmonia e com respeito ao próximo. Talvez alguns milênios à frente.

Sem Política, Como Viveríamos?

Para Assistir:

Under the dome – série norte americana mostra uma pequena cidade em que uma muralha magnética e intransponível surge de origem desconhecida. Isolados do mundo, o grupo social começa a viver sem política, sem leis e criam suas próprias regras para manter o controle social.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.