Personagens Bíblicos: Os Discípulos de Jesus Cristos

Vamos conhecer um pouco mais sobre os 12 apóstolos, discípulos, aqueles que foram escolhidos por Jesus Cristo para segui-lo e com a missão de espalhar pelo mundo todo seus ensinamentos e sua palavra. 

Discípulos de Jesus Cristo

Discípulos de Jesus Cristo

Mateus – O Cobrador de Impostos.

Mateus antes da conversão se chamava Levi, era um dos compradores de impostos e morava em Cafarnaum na palestina. O fato de Mateus ter abandonado sua profissão para seguir Jesus, mostrava a sua grande humildade. Ao se tornar um dos discípulos, ele recebeu poderes apostólicos de sinais e milagres. Mateus escreveu o evangelho que leva o seu nome, e trabalhou em prol do evangelho no Egito, na Pártia, na Judéia e na Etiópia. É alistado pela igreja ocidental entre os mártires.

Filipe – Pescador

Filipe era um pescador, nascido em Betsaida, era um homem de personalidade tímida e um pouco desconfiado. Trabalhou na Frigia e teve um ótimo ministério na Ásia Menor. É desconhecido o motivo de sua morte, sabe-se que provavelmente pode ter sido sacrificado, e Filipe foi sepultado em Hierápolis.

Tiago – Filho de Zebedeu

Tiago trabalhava com pesca e morava em Betsaida. Era um homem de personalidade ambiciosa e forte. Ele foi um dos discípulos mais íntimos de Jesus. Pregou a palavra da Bíblia na Judéia. Tornou-se o primeiro mártir, sacrificado, entre todos os discípulos, sendo morto pela espada de Herodes Agripa I.

Tiago – Filho de Alfeu

Nascido na Galiléia, a profissão de Tiago é desconhecida. Ele era o mais jovem entre os apóstolos. Tiago pregou no Egito e na Palestina, também escreveu a epístolas que leva o seu nome. Existem duas versões de sua morte, uma é de que ele foi crucificado no Egito e a outra é de que os judeus o expulsaram do templo e o apedrejaram, morrendo por um golpe de paulada.

Tiago - Filho de Alfeu

Tiago – Filho de Alfeu

Simão – Pedro, Pescador.

Nascido em Betsaida, mas morava em Cafarnaum, Galiléia e sua profissão era pescador. Simão Pedro, foi o primeiro líder da igreja cristã, apesar de ter pouco estudo ele escreveu as epístola que levam o seu nome. Era um homem amoroso e ao mesmo tempo explusivo, impulsivo, tímido e entendia com dificuldade os ensinamentos. Simão morreu crucificado de cabeça para baixo na Roma.

Bartolomeu

Bartolomeu nasceu em Caná na Galiléia, sua profissão até hoje é desconhecida. Ele foi um homem do qual não se via fraude, dolo era todo honesto. Acredita-se que Bartolomeu tenha feito o seu trabalho de discípulo pela Grande Armênia e na Índia. Segundo o matirológio romano, Bartolomeu foi esfolado vivo e recebeu vários golpes de misericórdia através da decapitação pelos Bárbaros.

Tomé – Pescador

Nascido na Galiléia, Tomé era pescador. Ele foi um homem muito determinado, porém no momento devido, não creu na ressureição de Jesus Cristo. Fez seu trabalho, pregando o evangelho na Pártia, na Síria, na Índia e na Pérsia. Existem duas versões sobre sua morte, uma é de que ele foi torturado próximo a Madras e a outra é de que ele tenha sido traspassado por uma flecha enquanto orava.

João – Pescador

Nascido em Betssaida, João ajudava seu irmão Pedro no trabalho com pesca. No começo, João era um homem de espírito indisciplinado e exaltado. Ele fez parte dos discípulos que eram mais chegado ao Mestre, Jesus Cristo. Fez seu trabalho pregando o evangelho por Jerusalém. João escreve as epístolas e o evangelho que levam o seu nome e também o Apocalipse. Terminou o seu trabalho, ou melhor, seu mistério na Ásia Menor e em Éfeso. João morreu de morte natural,  em torno dos seus 100 ano de idade, ele foi o único de todos os discípulos que não foi martirizado, sacrificado. 

João – Pescador

João – Pescador

Simão – o Zelote

Nascido na Galiléia, Simão está entre os que não se conhece a profissão que ocupava. Ele foi um homem bastante zeloso e cuidadoso em seu ministério e em sua vida. Trabalhou pregando o seu evangelho por toda a Pérsia. Simão foi um dos que morreram crucificados.

Judas – o Tadeu

Nascido na Galiléia, Judas Tadeu faz parte do grupo do qual a profissão é desconhecida. Judas Tadeu foi um homem um pouco incrédulo e bastante temeroso. Fez o seu trabalho, pregando na Arábia, em Edessa na Síria e na Mesopotâmia e escreveu a epístola que leva o seu nome. Judas Tadeu morreu na Pérsia martirizado.

André – Pescador

Nascido em Betsaida, André era sócio de Pedro seu irmão, na indústria da pesca. Ele foi um homem bastante sincero, zeloso, dedicado em sua tarefa de apóstolo, o primeiro missionário no estrangeiro e um dos primeiros discípulos. Foi André, quem apresentou à Jesus, o Pedro. Pregou seu evangelho na Acássia, onde foi morto martirizado, foi crucificado em uma cruz em forma de X.

Judas – Iscariotes, o Traidor.

Nascido na Judéia, em Queriote-Hesrom,  Judas Iscariotes faz parte do grupo dos quais a profissão é desconhecida, porém dizem que provavelmente sua formação foi na parte administrativa, o que fez com que ele fosse o escolhido entre o todos os discípulos, para ocupar o cargo de tesoureiro do grupo. Judas Iscariotes foi um homem muito ambicioso, egoísta e tinha um espíritos egocêntrico. Sua morte deu-se com o seu próprio suicídio após ter traído Jesus Cristo. Após o suicídio de Judas Iscariotes, o discípulo Matias foi o escolhido através da sorte para ocupar a vaga de apóstolo deixado por Judas. Porém, a história mostra que foi escolhido um outro homem por Deus para ser apóstolos dos gentios. Esse se chamava Saulo, nascido em Tarso, na Cilícia no ano 1 d.C., onde ainda morava.

Saulo também se chamava Paulo. O nome Saulo era um nome hebraico do derivado de Saul o que significava pedido, e Paulo era nome romano, do derivado de Paulus, o que significava pequeno. Saulo Paulo era romano devido ao status de sua cidade natal no Império e judeu por descendência. Ele se converteu por volta dos anos 33 ou 34 d.C.. Foi uma conversão sem a pregação do evangelho por parte de outro homem, até porque quem pregaria para Saulo? Pois o próprio Ananias ficou com medo com Deus o enviou para orar por aquele considerado o grande perseguidor da Igreja.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.