Origem das Touradas Espanholas

Cada país exibe para o mundo a sua cultura. Graças aos meios de comunicação, podemos conhecer cada canto do mundo sem sair de casa. Além de nos deixar maravilhados com os costumes, podemos ficar mais sábios perante a nação.

A Espanha, por exemplo, é um país abarrotado de costumes. Podemos perceber logo no mundo culinário espanhol, tendo a Paella como prato de origem espanhola mais conhecida no mundo. Outros costumes, como a tourada, também são bastante conhecidos fora do país.

A tourada, inclusive, é o carro chefe do país, sendo que é por ela que a nação espanhola é mais reconhecida na comunidade mundial. E esse costume já tem precedentes históricos. É esse o assunto do nosso artigo de hoje. Vamos conferir quando e como surgiram as primeiras touradas na Espanha?

As Touradas

Para começar, devemos especificar que a tourada não é uma atividade específica da Espanha. Iremos ver isso mais á frente.

As touradas são nada mais que shows envolvendo pessoas e touros horrivelmente bravos e fortes. Elas consistem em uma técnica de provocação dos touros, e o objetivo de se desvencilhar sem ser ferido pelo animal.  Geralmente, vencidos pelo cansaço, os animais caem, e os animadores então, o executam.

no images were found

Elas são realizadas na Espanha, onde são bastante populares, e também em locais na América Latina, bem como na parte sul da França.

Apesar de um costume histórico e com muita tradição, atualmente as touradas não são bem vistas, sobretudo por grupos e pessoas em prol da defesa dos direitos animais. Muitos condenam, dizendo que isso é um verdadeiro sofrimento ao animal, bem como sua exposição ao ridículo.

no images were found

A Origem

Quando se fala em origem das touradas, a data não pode ser definida com muita exatidão, por falta de provas concretas que podem indicar o início dessa atividade. Mas alguns indícios mostram que as atividades taurinas possam ter começado há aproximadamente 1500 anos atrás.  Mais especificamente, entre os anos de 450 a 710, onde homens, montados a cavalos, desafiavam os bravos e rudes touros, se tornaram atração bastante popular nas praças. Nessa época, na Península Ibérica, o domínio visigodo estava a todo vapor.

Já no século 15, a tourada já estava ocupando o seu lugar em território espanhol, chegando a virar um esporte aristocrata.  Porém, a rainha Isabella, durante o seu reinado, condenou esse tipo de evento. E, no final da década de 1560 foi banido pelo papa da época Pio V. Como consequência, o papa excomungava quem arcava com os custos da tourada, bem como aqueles que negavam um enterro digno e cristão para os animadores que faleciam nas arenas. Mas logo depois, a Igreja ficou convencida que esse tipo de evento não deixaria de ocorrer, mesmo com as suas imposições. Por esse motivo, a condenação foi extinta depois de 8 anos.

no images were found

Dois séculos mais tarde, os animadores passaram a desafiar o touro em pé, e não mais a bordo de equinos, o que perdura até hoje.  E, no século 18, com Filipe V no trono, o esporte deixou de ser da sociedade real para as massas populacionais. Isso porque o rei não aprovava de maneira nenhuma o evento, o excluindo das atividades reais. Mas o povo espanhol aderiu aos shows.

Apesar de não estar mais ligado com a realeza, as arenas onde ocorriam os embates ainda contavam com camarotes reais, para comportar os membros reais.

no images were found

A Tourada Vs Direitos Animais

Não é de hoje que as touradas são condenadas por grupos que protegem e zelam pelos direitos dos animais.  E, atualmente, como a economia dos países europeus não apresentam um crescimento, e os movimentos contra esse tipo de esporte só crescem, já foram cogitadas, muitas vezes, pelo encerramento das touradas.  Há locais na Espanha em que esse tipo de torneio já não ocorrem mais, por determinações judiciais. A primeira região do país a acatar a ordem fora as Ilhas Canárias, no começo da década de 90. As redes de televisão do país também já não exibem mais os torneios, por determinação da justiça de que eventos violentos envolvendo animais não possam ser transmitidos antes das 10 da noite.

Há outros tipos de touradas, mas que não envolvem a morte do animal. Entretanto, os ativistas querem banir até mesmo esses eventos, argumentando que, embora o animal não sofra danos físicos, ele fica bastante atemorizado, o que pode prejudica-lo.

no images were found

Os Animadores e… Animadoras

Nas touradas, os protagonistas, ou seja, os principais personagens são o touro, logicamente, e também os animadores, responsáveis por conduzir o ‘’espetáculo’’, entretendo o espectador e o levando ao delírio.

Os ‘’matadores’’, como são conhecidos os animadores, são tratados como verdadeiras estrelas, podendo ser comparado aos astros do rock. Podemos concluir, portanto, que a remuneração deles também são de estrelas da música.

Mas nem sempre foi assim. Os primeiros homens que se arriscavam ao provocar o touro não recebiam absolutamente nada por isso.  Porém, não é por causa disso que o prestígio não era adquirido. Muito melhor do que isso, os toureiros eram considerados verdadeiros heróis.

no images were found

Mas não eram somente os homens que atuavam nos torneios. Algumas mulheres também já ocuparam esse posto, sendo pouquíssimas. No século XX, por exemplo, Conchita Cintrón foi uma das maiores estrelas no mundo das touradas. Ela combinava dois costumes distintos: O de Portugal, onde o animador (no caso, a animadora) fica a bordo de um cavalo, e o da Espanha, onde o animador fica a pé mesmo. Ou seja, em momentos distintos Conchita domava o touro, montada em um equino; mais tarde, saltava do cavalo e terminava a apresentação de pé na arena.

Logo no final desse século, em 1996, uma toureira conseguiu a alcunha de matadora: Christina Sanchez. Durante cerca de três temporadas, Sanchez atuou nas arenas, aposentando em 1999. Isso porque ela não estava tolerando mais a forma de tratamento dada á ela por outros colegas toureiros e também os assíduos fanáticos pela tourada.

A tourada, como se viu, teve uma história não muito antiga, e é difícil prever se esse costume ira se manter vivo ou se um dia chegará ao fim.

no images were found

Por Francisco Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>