Origem da Black Friday

Para milhões de pessoas representa o momento para fazer algumas compras de Natal, mesmo antes da última das sobras de Ação de Graças se foram! Acontece após Ação de Graças e é um dos maiores dias de compras do ano nos Estados Unidos, caindo em qualquer lugar entre 23 e 29 de novembro. Embora não seja reconhecido como um feriado oficial, muitos funcionários têm o dia de folga, exceto aqueles que trabalham no varejo. O termo foi cunhado na década de 1960 para marcar o pontapé inicial para a temporada de compras natalinas. “Perto” refere-se a lojas de móveis do “vermelho” para o “negro”, de volta quando os registros contábeis foram mantidos à mão, e tinta vermelha indica uma perda, e preto com lucro.

Origem da Black Friday

Origem da Black Friday

Desde o início do moderno Thanksgiving Day, em 1924, na sexta-feira após o feriado tem sido conhecido como o início oficial de um movimentado shopping do feriado temporada. Na década de 1960, a polícia de Filadélfia reclamou sobre as ruas congestionadas, entupidas com motoristas e pedestres, chamando. Em um sentido não varejo, também descreve uma crise financeira de 1869: uma catástrofe mercado de ações desencadeado por ouro de espectadores que tentaram e não conseguiram dominar o mercado, fazendo com que o mesmo entrasse em colapso e as ações a despencar.

Como os varejistas começaram a perceber que podiam desenhar grandes multidões descontando os preços, esse foi o dia de fazer compras, ainda melhor do que as vendas de Natal de última hora. Alguns varejistas colocam seus itens à venda na manhã de Ação de Graças, ou enviam via e-mail promoções online para os consumidores de dias ou semanas antes do evento real. Mais compras para itens são eletrônicos e brinquedos populares, uma vez que estes podem ser o desconto mais drasticamente. No entanto, os preços são reduzidos em tudo, desde artigos de decoração para vestuário.

Origem da Black Friday

Origem da Black Friday

Esse é um dia longo, com muitas lojas abrindo às 5 da manhã, ou mesmo antes de hordas de pessoas esperando ansiosamente fora das janelas. Existem inúmeras ofertas e líderes de perda – preços tão baixos que a loja não pode fazer um lucro – para atrair compradores. A maioria dos grandes varejistas postam de anúncios, cupons e ofertas em linha de antemão para dar aos consumidores tempo para descobrir mais sobre as vendas e planejar suas compras. Outras empresas adotam uma abordagem diferente, esperando até o último momento possível para libertar os seus anúncios na esperança de criar um choque e manter clientes ansiosamente a verificação de volta para um anúncio.

Cada vez mais, os consumidores estão a optar por fazer compras online, não querendo esperar do lado de fora no frio de manhã cedo com uma queda de outros compradores ou batalha sobre o último item mais procurado. Muitas vezes, muitas pessoas aparecem para um pequeno número de ofertas por tempo limitado, como televisores de tela plana de grandes dimensões ou laptops para algumas centenas de dólares.

Origem da Black Friday

Origem da Black Friday

Uma vez que estes itens cobiçados esgotam rapidamente, alguns compradores saem da loja de mãos vazias. O benefício de compras on-line é que você vai saber imediatamente se o MP3 que quer está fora de estoque, e pode facilmente encontrar outro sem ter que viajar de loja para loja. Além disso, muitos varejistas aplicam ou vendas especiais de Ação de Graças, para não ter mesmo que esperar até o grande dia para salvar.

Esse termo tem sido usado em vários contextos, indo de volta para o século 19, onde, nos Estados Unidos, foi associada a uma crise financeira de 1869. A primeira invocação conhecida para referir-se às compras no dia de Ação de Graças foi feita em um boletim de relações públicas de 1961, que é clara sobre as implicações negativas do nome e sua origem na Filadélfia:

Origem da Black Friday

Origem da Black Friday

Para os comerciantes do centro da cidade em todo o país, os maiores dias de compras normalmente são os dois seguintes Dia de Ação de Graças. Resultantes engarrafamentos são um problema irritante para a polícia e, na Filadélfia, tornou-se habitual para os oficiais para se referir aos dias como o Sábado Negro. Dificilmente um estímulo para um bom negócio, o problema foi discutido pelos comerciantes, Abe S. Rosen, um dos mais experientes executivos de relações públicas municipais do país recomendou a adopção de uma abordagem positiva que iria converter sob a ótica mercadológica.

A tentativa de mudar o nome foi bem sucedida e seu uso continuado é mostrado em uma publicação de 1966, significado do dia em Philadelphia: O nome que o Departamento de Polícia de Filadélfia deu à sexta-feira seguinte Dia de Ação de Graças. Não é um termo carinhoso. Abre oficialmente a temporada de compras de Natal no Centro da cidade, e geralmente traz engarrafamentos enormes e superlotados, com as calçadas e as lojas do centro estão cercados de abertura ao fechamento.

O termo começou a ficar maior exposição por volta de 1975, como mostrado por dois artigos de jornal a partir de 29 de novembro de 1975, tanto datado em Filadélfia. A primeira referência está em um artigo intitulado “Exército VC Marinha: Um escurecimento”. No Times: Polícia da Filadélfia e motoristas de ônibus chamar o dia a cada ano entre o Dia de Ação de Graças e a data de comprar. Ele é o mais movimentado de compras e de tráfego dia do ano na Cidade do Bicentenário como a lista de Natal está marcada à temporada de futebol americano universitário.

A derivação também é clara no artigo da Associated Press intitulado “Folks”, que decorreu na Pensilvânia no mesmo dia: Armazene corredores estavam lotados. Escadas rolantes eram pessoas sem escalas. Foi o primeiro dia da temporada de compras de Natal e, apesar da economia, as pessoas aqui foi em uma onda de compras. “É por isso que os motoristas de ônibus e taxistas chamaram de ‘Sábado Negro'”, um gerente de vendas da Gimbels disse, enquanto observava um guarda de trânsito tentando controlar uma multidão de jaywalkers. “Eles pensam em termos de dores de cabeça que lhes dá”. Disseminação do termo foi gradual, no entanto, aconteceu em 1985 na Philadelphia, enquanto que os varejistas em Cincinnati e Los Angeles ainda não tinham conhecimento do termo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.