O Que é o Gás VX

O gás tóxico conhecido como VX possui intensa ação asfixiante o que torna uma arma extremamente poderosa. O mesmo foi desenvolvido através da Unidade Experimental de Defesa Química, na cidade de Wiltshire, na Inglaterra, ainda no ano de 1952, apresentando o etil S-2-diisopropilaminoetilmetilfosfonotiolato, ou apenas o nº VX, sendo até 300 vezes mais potente que o fosgênio. Pode causar a morte quando aspirado somente 10 mg/min/m³ através do ar, ou somente 0,3 mg por meio oral.

Gás XV

A letra “V” que corresponde ao VX tem o significado de longa persistência. Em razão disso, se mostra muito mais tóxico e perigoso do que seus parentes mais próximos que possuem a variedade “G”, a exemplo do GB (Sarin) como GA (Tabun), que se evaporam facilmente e possuem efeitos somente de curto prazo.

A forma líquida do VX é absorvida por meio da pele dos olhos da vítima. Ele demora aproximadamente entre uma ou duas horas para apresentar os efeitos, porém, culmina sempre com a morte. Entretanto, sua forma gasosa possui uma ação muito mais letal, e atua quase que de forma imediata na pessoa. Os efeitos costumam ser mais devastadores quando é inalada, com isso a morte se torna uma benção, acabando com todo o sofrimento.

Os Efeitos da Exposição ao Gás VX

Apesar de não ser positiva em todos os casos, a exposição ao gás VX pode sim ser tratada. O que ocorre com demais agentes nervosos, o melhor tratamento para combater os efeitos do VX é a injeção simultânea de uma mistura de diversas drogas, como cloreto de pralidoxime e atropina, que possuem a capacidade de neutralizar os efeitos sobre o sistema nervoso periférico e auxilia no processo respiratório, e ainda uma dose de diazepam, o que faz contraponto aos sintomas do sistema nervoso central do VX.

Os militares nos Estados Unidos quando saem em combatem já trazem em sua bagagem um kit com antídotos que são autoinjetores. Entretanto, o coquetel de drogas deve ser aplicado imediatamente depois da exposição ao VX. Lembrando que o antídoto não é recomendado para aquelas pessoas que não foram expostas ao agente químico.

Além do antídoto aconselhável, também é importante que as pessoas submetidas aos efeitos do gás VX sejam levadas para locais ventilados e com bastante ar fresco. Já aqueles que tiveram contato de pele com o produto devem lavar a parte lesionada com bastante água e sabão.

Em muitos casos a pessoa pode não receber que foi exposta a ação do gás XV, pois aquelas que sofreram uma baixa exposição, seja através de ingestão, absorção cutânea ou inalação, podem sofrer com outros sintomas, como lacrimejamento, tosse, corrimento nasal, respiração rápida, pontos pequenos na pupila, visão turva, dor ocular, sudorese excessiva, aperto torácico, diarreia, confusão, aumento da frequência urinária, fraqueza, sonolência, dores de cabeça, náuseas, pressão arterial elevada ou com queda considerável. Ainda que seja somente uma gota do nervo agente na pele pode ocasionar contração espasmódica muscular, e sudorese quando o mesmo entra em contato com a pele.

Quando alguém é exposto a uma dose grande de VX por qualquer meio pode passar pelos seguintes problemas: convulsões, perda de consciência, paralisia, insuficiência respiratória, culminando com a morte.

Particularidade do Gás XV

O VX é gás usado como arma química, e que faz parte do grupo dos gases de nervos, ou seja, com atuação tremendamente tóxica, que atuam diretamente sobre o sistema nervoso central, dificultando a ação da substância acetilcolinesterase, que tem importante ação na transmissão dos impulsos nervosos do organismo.

Os gases nervosos mais populares são: Sarin, Soman, VX e Tabun.

O VX é um líquido inodoro, incolor, que se dissolve com facilidade em água e é extremamente tóxico. Sua composição molecular é: C11H26NO2PS.

Como já mencionamos anteriormente esse produto pode ser trazido para dentro do organismo de diversas formas, dentre elas temos a absorção, a ingestão e a inalação.

Em casos de contaminação, alguns sintomas aparecem logo de imediato na pessoa contaminada, como por exemplo, vômito, náusea, diarreia, sudorese, espasmos musculares, dificuldades para respirar, convulsões, tremores, e morte.

Mais Características

O gás VX é talvez um dos mais temíveis produtos químicos já inventados pelo ser humano. Comumente é utilizado em guerras químicas. E foi criado em Porton Down no ano de 1952 e os seus efeitos terríveis foram amplamente testados. Os britânicos foram os negociadores da tecnologia do VX para o governo dos Estados Unidos da América.

Ele tem uma volatilidade convulsões, é sem cheiro e é um grande adesivo. Uma especial formula que tem sido criada é tão adesiva que se torna praticamente impossível sua remoção a partir da superfície que está aderido. Isto ocasiona estratégicos ataques sobre aeroportos ou bases inimigas, o gás permanece junto à área e possui a capacidade de matar qualquer um que se aproxime do aeroporto ou base.

Características Químicas

VX possui a ação inibidora da enzima acetilcolinesterase. Isso ocorre através de um pulso elétrico ocasionando a liberação de acetilcolina contida na sinapse e, por essa razão acontece a contração muscular, sem que ocorra a movimentação da acetilcolina também não acontece uma contração muscular. Depois disso ocorre a quebra da acetilcolina em substâncias não reativas, colina e acetato, e através da acetilcolinesterase, elas voltam a vesícula de armazenamento e se misturam formando a acetilcolina.

O gás VX faz com que haja o bloqueio da ação da acetilcolinesterase através da formação de uma ligação covalente onde acontece a ligação da enzima fazendo uma superestimulação, causando violentas contrações musculares, contrações sem parar nas terminações neuromusculares em decorrência do bloqueio da despolarização neuromuscular, culminando com a paralisação muscular de todo o corpo, inclusive do músculo do diafragma, o que resulta na morte por meio da asfixia.

Como Pode se Fazer uma Comparação Entre o Gás VX e o Gás Mostarda ou Gás Sarin

O sarin e o XV são gases nervosos, e possuem efeitos parecidos no organismo. Porém, o VX é aproximadamente centena de vezes mais mortal do que o Sarin sempre que absorvido por meio da pele e até duas vezes mais letal quando inalado. Além do mais, o Sarin é volátil, e pode evaporar quase que na mesma taxa da água, sendo ainda mortífero quando inalado, enquanto que o VX é feito à base de petróleo, muito mais duradouro e adesivo.

Já o gás mostarda, tem propriedade menos mortífera que o VX e o Sarin, porém pode levar aos efeitos nocivos mais duradouros para a saúde, como defeitos congênitos e câncer, além disso, o gás mostarda pode levar à morte em somente 10 minutos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.