Zé Ramalho

Jose Ramalho Neto nasceu na cidade de Brejo da Cruz, interior da Paraiba no ano de 1949, filho do casamento de uma professora e de um seresteiro, Estelita e Antonio Pordeus Ramalho, Zé Ramalho perdeu o pai quando tinha dois anos e foi criado pelo avô. Uma dos primeiros sucessos do cantor conta um pouco dessa história – Avôhai – vem da mistura de avô e pai.  Zé Ramalho teve uma infancia tranquila no interior do nordeste, na família de seu avo todos fizeram curso superior e o desejo de seu avô é que Zé Ramalho fosse médico, ele frequentou nas melhores escolas da região e sempre foi um aluno estudioso, gostava de ler, especialmente livros de literatura greco-romana. Ele tenta realizar o sonho de seu avô e ingressa na faculdade de medicina, mas algum tempo depois ele percebe que não era essa sua vocação, ficava nervoso quando via sangue ou alguem passando mal, então desiste do curso de medicina.

Zé Ramalho

Zé Ramalho

Neste período Zé Ramalho ja estava casado com Isis e tinha seu primeiro filho, e também ja participava dos conjuntos de baile da época da jovem guarda, recebendo muita influencia de Roberto e Erasmo Carlos, do grupo Golden Boys, Beatles, Bob Dylan, Leno e Lilian, Renato Barros e outros. Zé Ramalho então já compunha, com um estilo muito próprio conferido pelas suas vivencias no interior nordestino e também pela sua personalidade. Suas músicas possuem tanto citações  de mitos gregos e romanos como de trechos da biblia, oriundos do seu gosto pela literatura, que também fez com que compusesse a letras de musicas no estilo “martelo galopado” forma utilizada pelos repentistas nordestinos. Zé Ramalho vai para o Rio de Janeiro com a mochila cheia de musicas inéditas para gravar seu primeiro trabalho. La integrou a banda de Alceu Valença que também iniciava a sua carreira musical e apresentavam juntos um show onde Zé Ramalho interpretava um música de sua autoria Jacarépagua Blues.

"O Grande Encontro"

"O Grande Encontro"

Nesse mesmo período Zé Ramalho começa a usar drogas, e em uma apresentação da banda após o seu consumo sobe ao palco canta uma musica sua que não estava no programa e quebra sua viola…o público não sabia o que estava acontecendo aplaudiu muito a “perfomance” do cantor, que no camarim tem uma séria discussão com Alceu Valença e deixa a banda. Zé Ramalho ainda passa por muitas dificuldades, falta de dinheiro, uso de droga, até reencontrar seu caminho como musico. Participa da trilha sonora de um filme, volta a compor, se une com a cantora Amelinha com quem vive por alguns anos. Depois da separação Zé ramalho segue usando drogas de maneira intensiva, e compõe sem parar. Em 1980 se casa com Roberta, que o ajuda na guerra contra as drogas.

Música Brasileira

Música Brasileira

Começa uma nova fase da vida de Zé Ramalho, desse casamento bem sucedido ele tem mais dois filhos. Em 1990 lança um novo disco pela Sony e em 92, ja totalmente recuperado volta a ter o reconhecimento e projeção nacional, com seu trabalho de compositor e cantor. Em 96 ele, Alceu valença, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho formaram um grupo de show que viajou por todo o país e gravaram dois CDs. Zé Ramalho já gravou mais de 20 CDs em sua carreira, e suas musicas são consideradas parte da história da musica popular brasileira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.