Valsa, Dança de Salão

Segundo a história da valsa, dança de salão, esta nasceu em regiões campestres da Alemanha e Áustria e inicialmente só quem a praticava eram os camponeses simples destas regiões e rapidamente entrou como um verdadeiro furacão nos salões de baile da alta sociedade vienense onde, música e dança foi aceita de imediato sendo que somente a partir do século XVIII é que passou a ser aceita pelas pessoas das cortes da Europa quando começou a ser considerada como uma dança de salão elegante e aristocrática, porém não sem bastante resistência, assim como a dança do ventre.

Valsa, Dança de Salão

Valsa, Dança de Salão

Embora sendo conhecida desde o século XV só se expandiu após três séculos, pois como era uma dança que exigia a aproximação dos envolvidos e era considerada imoral ou imprópria por muitas pessoas mais moralistas da época. Segundo consta, a resistência à valsa, dança de salão, não foi suficientes pra quebrar o encanto dos pares de namorados que encontrou na valsa uma maneira sutil de se aproximarem um pouco mais sem encontrar grandes resistências dos pais observadores.

Aula Valsa, Dança de Salão

Aula Valsa, Dança de Salão

Como dança de salão, a valsa fez também grande sucesso na França para onde seguiu e aonde chegaram a existir em torno de 700 salões de dança, tendo daí seguido para Espanha e Portugal onde muitas pessoas se submeteram as aulas dança para aprenderem a novidade e, por sua vez ao embarcarem para o Brasil em 1808 trouxeram para cá a nova dança na bagagem com sua corte, tendo assim percorrido o mundo chegando então a Boston em torno de 1834 onde foi apresentada pela primeira vez aos americanos que não receberam muito bem a valsa como dança de salão, pois ao contrário das danças existentes até então esta permitia uma maior proximidade. Mulher bonita e jovem tinha de ser muito preservada e as danças da época mantinham os pares bastante afastados com os braços esticados e as mãos eram então apoiadas nos ombros mantendo uma distancia constante entre os pares. Em meados do século XIX a valsa estava com toda a força, plenamente na moda, servindo de base quando da criação de outras danças.

Dança de Salão em São Paulo

Dança de Salão em São Paulo

Atualmente a valsa, dança de salão é lembrada em festa 15 anos, pois faz parte do sonho de menina dançar a valsa nessa ocasião, nas festas casamento também temos oportunidade de ver os noivos executar uma valsa. Hoje temos muitas letras de músicas que fazem sucesso, mas não podemos deixar no esquecimento as valsas dos bons tempos e se procurarmos em lojas de CDs pode encontrar várias valsas entre as muitas músicas que fazem sucesso, pois que sempre são muito procuradas para as ocasiões especiais como as festas de aniversário como os 15 anos quando não basta se vestir bem e organizar uma bela decoração festa se não contar com a hora mágica em que a valsa, dança de salão vem complementar o sucesso da festa.

8 comentários

  1. eu amei deste texto a pesar de eu nunca ter penssado assim antes

  2. eu quero musica bomita

  3. Eu nao gostava de valsa + depois q li tudo isso eu agora gosto e achei super interesante..;)

  4. Amo valsa, o ritmo é gracioso, elegante e mostra nele a alegria de viver, de ser feliz e cantar…..Há é claro de dançar….É muito lindo ver um casal dançar a Valsa!

  5. eu gosto muito de valsa,pois então estou escrevendo só para dizer que gostei muito dos vestidos…………..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>