Tropicalismo: Informações Sobre o Movimento

O Brasil, durante o século XX, viveu uma intensa reviravolta, tanto no lado da política quanto do lado da cultura. Ele, em todo esse período, teve eventos e movimentos que são lembrados até hoje, como a Semana da Arte Moderna, que ocorreu em São Paulo, em fevereiro de 1922.

O movimento ao qual nós iremos nos referir neste artigo é o Tropicalismo, que pode ser considerado um dos movimentos mais importantes no mundo da música brasileira. Contando com a participação de vários artistas, o tropicalismo teve uma repercussão muito grande.

Além de conhecer sobre o Tropicalismo, você ainda ficará sabendo os artistas que fizeram parte, os primeiros passos, entre muitos outros.

Então, vamos lá?

Tropicalismo: Informações Sobre o Movimento

Tropicalismo: Informações Sobre o Movimento

Tropicalismo: O Início

O Tropicalismo foi marcado em seu início de uma junção de artistas da Bahia, no Festival de Música Popular Brasileira, tendo duas emissoras a promovendo: Record, na cidade de São Paulo, e a gigante carioca Globo, no Rio de Janeiro. Esse foi um dos momentos decisivos para a consagração do Tropicalismo. Neste evento, o aclamado cantor Caetano Veloso e Gilberto Gil, sendo este último ainda fazendo parte da banda “Os Mutantes” cantaram os seus sucessos, como “Alegria, Alegria” e “Domingo no Parque”, respectivamente.

No ano que sucedeu o evento, o mesmo foi novamente realizado, mas com um princípio totalmente tropicalista.

As Influências Que Ajudaram a Formar o Tropicalismo

Para que o movimento do tropicalismo fosse concretizado, as influências de três outros temas auxiliaram para que o mesmo chegasse aonde chegou. São eles: Movimento Antropofágico, Pop Art e o Concretismo.

As Influências Que Ajudaram a Formar o Tropicalismo

As Influências Que Ajudaram a Formar o Tropicalismo

Movimento Antropofágico

O Movimento Antropofágico era difundido por artistas das décadas de 20 e 30, e a sua maioria participou da Semana de Arte Moderna: Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Mário de Andrade, entre outros.

Eles defendiam que as culturas vindas de outros locais estrangeiros (Tais como EUA e a Europa, consideradas as duas maiores potências de ordem cultural do planeta) fossem estudadas e, depois, incrementadas à cultura nacional. Aliás, naquela época, a cultura brasileira ainda não havia ganhado uma definição, sendo uma pura miscigenação.

Movimento Pop-Art

O Movimento Pop Art teve uma significativa participação na formação do tropicalismo. Ela ajudou muito quando o assunto é mesclar uma cultura que não é de conhecimento do público, mas que seja pop. O tropicalismo, então, o incorporou em seus princípios.

Concretismo

O concretismo também teve bastante influência no tropicalismo, com as suas ideias na música e na poesia. O lema do concretismo era a criação de uma nova língua no meio artístico, desprezando o expressionismo.

Os Nomes Que São Mais Ligados Ao Tropicalismo

Você vai conferir conosco agora os nomes que mais representaram e fizeram do tropicalismo um movimento surpreendente. São eles:

  • Rita Lee;
  • Gilberto Gil;
  • Gal Costa;
  • Nara Leão;
  • Glauber Rocha;
  • Os Mutantes;
  • Torquato Neto;
  • Tom Zé;
  • Jards Macalé;
  • Jorge Mautner;
  • Hélio Oiticica;
  • Arnaldo Baptista;
  • Capinam;
  • Lanny Gordin;
  • Júlio Medaglia;
  • Rogério Duarte;
  • Rogério Duprat;

Entre muitas outras personalidades.

Em Meio Ao Sucesso, Críticas…

Apesar de ter sido um movimento com uma repercussão significativa, o movimento do Tropicalismo foi duramente criticado por seus rivais, dizendo que o mesmo era um movimento vazio e que o mesmo não tinha nenhum comprometimento com a política, já que, na época da que o movimento ocorreu, pulularam músicas de artistas que eram totalmente avessos ao regime da ditadura.

Mas os representantes do Tropicalismo argumentaram que o objetivo não era a criação de melodias que confrontassem os líderes a frente do país. Defendiam que o mesmo tinha uma química que poderia ser considerada um instrumento utilizado para reinventar as classes sociais.

Na década de 1960, a MPB (Música Popular Brasileira) foi contemplada com novas tendências musicais como:

  • Alguns artistas, inspirados no megassucesso da bossa nova basearam-se nesse gênero e compuseram músicas que poderiam ser relacionadas ao cool jazz e ao samba, onde Chico Buarque pode ser incluído.
  • Outros pensavam que a influência estrangeira na música (como o pop) colocava em risco a cultura musical do Brasil, e, portanto, excluíam tais gêneros de seu repertório, e criando músicas para utiliza-las como ‘’armas’’ para a crítica ao governo e é claro, aos aspectos sociais. Podemos destacar desse meio o músico Geraldo Vandré.
  • Mas havia um grupo de artistas que queriam pegar carona no sucesso do rock inglês, para criar canções inspiradas no gênero. Nascia aí a Jovem Guarda ou o iê-iê-iê, no qual podemos destacar Roberto Carlos, uma das grandes vozes brasileiras, Wanderléia e Erasmo Carlos.
  • E, por fim, um grupo que queria abusar de experimentos e novos meios de se fazer uma música, no qual aí se encaixavam os tropicalistas.

O Tropicalismo Atualmente

Apesar de ter acontecido há muitos anos, o Tropicalismo ainda continua firme e forte entre a população brasileira. Até um documentário sobre o movimento foi feito, e se chama “Tropicalismo Now”. De autoria de Ninho Moraes e Francisco César Filho. Ele quer nos mostrar o Tropicalismo nos dias de hoje. Para quem ainda não viu, o site Vimeo hospeda uma pequena parte do documentário. Disponibilizamos o link a seguir. Vale muito a pena conferir.

http://vimeo.com/41937124

A Bossa Nova

A Bossa Nova, que surgiu no período do Tropicalismo, é um gênero que tem em sua composição sambista e também do jazz.  Os seus principais representantes no mundo da música foram Tom Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto.

A primeira vez que a palavra ‘’bossa’’ surgiu foi em meados da década de 30, em um trecho do samba de Noel Rosa. A partir daí, ‘’bossa’’ começou a ter o acompanhamento de ‘’nova’’, que serviam para os ‘’sambas de breque’’, no qual consistia numa brilhante forma de improvisar súbitos pauses durante a canção para organizar os fonemas. A música que se tornou referência à bossa nova é ‘’Garota de Ipanema’’, de autoria de Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim.

No vídeo a seguir, você pode conferir os autores da música a apresentando na Itália.

A Bossa Nova teve seu fim decretado com o início de um novo movimento: O MPB. Ele abraçaria muitos gêneros musicais do Brasil entre 1970 a 1980.

Apresentamos aí um pouco da história do Tropicalismo, um movimento que até hoje é lembrado pelos entusiastas, além também de dar uma breve história da bossa nova. E você? Viveu essa época? Sente saudades? Comente!

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.