Quem Foram os Tribalistas – Arnaldo, Marisa e Brown

O grupo musical Tribalistas era formado pelo trio Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte e pode ser definido como um grupo de MPB. A reunião dos três artistas resultou num álbum que foi lançado no ano de 2002 e que até hoje é muito repercutido. O trabalho foi lançado no exterior no ano de 2003 e no total (vendas no Brasil e fora) vendeu mais de 2,1 milhões de cópias.

O álbum foi indicado para cinco Grammy Latino no ano de 2003 e levou um. Houve a remasterização de algumas faixas desse álbum que obteve grande êxito na Europa. O que chama a atenção em relação aos Tribalistas é que o trio nunca se apresentou em grandes turnês ao mesmo em muitos shows.

Dentre as apresentações realizadas pelo trio estão a do Grammy Latino, do DVD Ao Vivo no Estúdio e numa terceira ocasião no Sarau do Brown. Aliás, Marisa foi a única do trio que cantou as músicas dos Tribalistas em suas turnês próprias como “Universo Particular” e “Verdade, Uma Ilusão”.

A História dos Tribalistas

A história do trio começou quando a cantora Marisa Monte foi gravar uma participação no disco de Arnaldo Antunes, álbum que estava sendo produzido por Carlinhos Brown. Os três conversaram um pouco durante uma semana e concluíram que deveriam fazer algumas canções juntos embora não tivessem pensado ainda em gravar um disco.

O trio gosta de dizer que os Tribalistas não era um projeto e sim um desejo que já existia em cada um deles. Assim que eles saíram da Bahia já tinham um repertório que poderia ser gravado pelos três. Após algumas reuniões os três decidiram que poderiam lançar um CD e um DVD, os dois juntos.

O Nome Tribalistas

Esse nome Tribalistas surgiu devido a uma música composta pelo grupo que tem esse título. A canção de alguma forma explica o que é o grupo, ou seja, “tri” de três integrantes e também se referindo a ideia de uma tribo. A composição foi feita exatamente para passar essa ideia.

O Disco dos Tribalistas

Apesar do grande sucesso o grupo Tribalistas gravou apenas um disco que recebeu o nome do grupo como título. O grupo ensaiou e gravou em segredo o trabalho durante treze dias na casa da cantora Marisa Monte que fica no Rio de Janeiro em 2002. Depois de pronto esse material contou com uma profícua divulgação pela imprensa bem como a criação de um site oficial www.tribalistas.com.br.

O making of das gravações do projeto foi exibido na Rede Globo. O álbum Tribalistas vendeu mais de 2,1 milhões de cópias e 1,5 milhão somente no país. Foi agraciado com um Grammy, prêmio no qual teve 5 indicações. Os sucessos que fazem parte desse trabalho são Carnavália, Já Sei Namorar, É Você, Carnalismo, A Um Ouvir, Pecado É Lhe Deixar De Molho, Anjo Da Guarda, Mary Cristo, Velha Infância, Passe Em Casa, Lá De Longe, O Amor É Feio e Tribalistas. Nesse trabalho além das treze faixas que compõem o álbum é possível conferir diálogos dos integrantes entre uma faixa e outra.

Joga Arroz

Embora o grupo tenha parado nesse trabalho de CD e DVD lançaram em 2013 uma canção chamada “Joga Arroz” para promover o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país. A música ficou disponível no site da campanha pelo Casamento Civil Igualitário que foi criada pelo Jean Wyllys (PSOL-RJ) bem como nos sites oficiais dos três cantores. A música composta por uma causa nobre juntou e reviveu o projeto dos Tribalistas quase dez anos depois do lançamento do primeiro projeto.

Acesse a música em https://soundcloud.com/marisamonte/joga-arroz.

Conheça os Tribalistas

Arnaldo Antunes

O cantor Arnaldo Antunes nasceu em São Paulo no dia 02 de setembro de 1960 e além de músico e compositor é também poeta. O artista passou dez anos na banda Titãs e em 1992 deixou o grupo para a carreira solo. Mesmo tendo deixado a banda Arnaldo continuou compondo com os colegas para álbuns dos Titãs e também para álbuns solo.

No ano de 2002, Arnaldo, firmou outra parceria musical de peso, os Tribalistas com Marisa Monte e Carlinhos Brown. Apesar de o grupo nunca mais ter lançada nenhum trabalho do grupo continuam se encontrando para compor e as músicas têm sido usadas nos seus trabalhos solo.

Marisa Monte

Marisa Monte é um dos grandes nomes da música brasileira, ela nasceu no dia 1/ de julho de 1967 no Rio de Janeiro. Além de cantora é compositora, instrumentista e produtora musical. A artista já vendeu mais de 10 milhões de álbuns e recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais.

Já foi agraciada com três Grammy Latino, sendo pelo seu trabalho com os Tribalistas. A revista Rolling Stone Brasil elegeu Marisa como a maior cantora do país. Além disso, os seus álbuns MM e Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão apareceram na lista dos melhores 100 discos da música nacional.

Carlinhos Brown

Atualmente, Carlinhos Brown é um dos artistas mais populares do país além de cantor é percussionista, produtor, compositor entre outras funções. Ele nasceu no dia 23 de novembro de 1962 em Salvador, Bahia. O nome artístico de Carlinhos é uma homenagem a nomes da música como James Brown e H. Rap Brown que foram líderes da música negra da década de 1970.

A música entrou na sua vida através da percussão dos terreiros de candomblé. Durante o ano de 1979 fez parte da banda de rock Mar Revolto, em 1984 tocou na banda Acordes Verdes de Luiz Caldas e se sagrou como um dos criadores do chamado samba-reggae. A música “Meia Lua Inteira”, de sua composição fez grande sucesso no país e no exterior.

Outras composições como “O Côco”, “É Difícil” e “Remexer” ajudaram a projetar a sua carreira nos anos seguintes. Na década de 1990 ganhou destaque nacional e internacional a frente da banda Timbalada. Uma das passagens mais polêmicas de sua carreira se deu em 2001 na apresentação do Rock in Rio em que o público lhe atirou garrafas de plástico. Muitos acreditam que foi o dia errado para Brown se apresentar já que era o dia de bandas de rock pesado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.