Origem do Samba de Gafieira: Música e Dança

O Samba de Gafieira

O Samba de Gafieira é um gênero musical e uma dança que tem a sua origem derivada de ritmos e melodias que tem raízes africanas como o batuque e o lundu. Os passos dessa dança são acompanhados por uma música que tem o compasso binário e um ritmo sincopado.

http://www.youtube.com/watch?v=l79ef48EQyk

Em geral esse ritmo é tocado por instrumentos de cordas (vários tipos de violão ou mesmo cavaquinho) e instrumentos de percussão. A Gafieira teve uma influência das orquestras americanas depois da Segunda Guerra Mundial e passou a utilizar instrumentos da moda como trompetes e trombones. Também houve influência do Choro trazendo para a Gafieira a clarineta e a flauta.

Quando se pensa em gafieira em geral lembramos do Rio de Janeiro, porém, esse tipo de samba existe em todo o Brasil. O samba em geral é o resultado do batuque qualquer que seja o seu ritmo. Grande expressão do samba de gafieira pode ser encontrada em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Minas Gerais.

O Nascimento do Samba de Gafieira

O samba como um ritmo urbano nasceu e se desenvolveu no Rio de Janeiro durante as primeiras décadas do século XX. Na sua origem em forma de dança acompanhada de versos e refrões criados de forma anônima foi sendo divulgada pelos negros que migraram da Bahia durante a segunda metade do século XIX.

Essas pessoas se instalaram nos bairros cariocas da Gamboa e da Saúde. A dança que acompanhava a música foi incorporando outros gêneros que faziam parte da cidade como o Maxixe, a Polca, o Xote e o Lundu. Aliás, foi esse samba que originou o samba carnavalesco e urbano.

Nessa época surgiu a expressão “Partido Alto” que indicava de forma coloquial aqueles que tinham alta qualidade e um conhecimento mais profundo das antigas formas de samba.

O Primeiro Samba

Foi no ano de 1917 foi gravado, aquele é que considerado o primeiro samba, em disco. A autoria foi reivindicada por Donga (Ernesto dos Santos), porém, sempre houve muita polêmica a esse respeito. Isso porque as composições nessa época eram feitas de forma coletiva, os autores eram anônimos.

De acordo com relatos a música “Pelo Telefone” teria sido criada numa roda do chamado partido alto da qual faziam parte também os sambistas Sinhô, Mauro de Almeida entre outros. Depois que o samba passou a ser comercializado se tornou propriedade daquele que primeiro o registrou.

A Afirmação no Meio Fonográfico

O samba se afirmou mesmo no meio fonográfico em 1922 através da inauguração do rádio. A música passou a chegar às casas de classe média. Nessa época os grandes compositores de samba eram Pixinguinha (Alfredo da Rocha Viana), Sinhô (José Barbosa da Silva), Caninha (José Luís Morais) e João da Baiana (João Machado Guedes).

As primeiras variações do samba começaram a aparecer no final da década de 20 e no começo da década de 30. Dentre essas variações estavam o Samba-Enredo que era criado sobre um fato histórico ou outro que fosse escolhidos pelos dirigentes das escolas de samba para acompanhar o desfile das suas alas no carnaval.

Também apareceu o Samba-Choro que apresentou uma complexidade melódica bem mais intensa e também uma harmonia mais interessante, um derivado de choro instrumental. Surgiu também o Samba-Canção que era uma música com uma temática sentimental e que tinha uma melodia mais elaborada. O andamento desse tipo de música é mais lento.

Foi nessa época que nasceu o samba dos blocos carnavalescos dos bairros de Osvaldo Cruz e Estácio bem como os dos morros de São Carlos, Mangueira e Salgueiro. Esse tipo de música trazia inovações de ritmo que existem até hoje.

O Surgimento do Samba de Gafieira

Foi a partir da década de 40 e ao longo da década de 50 que o samba passou a sofrer as influências de ritmos americanas e latinos. Dessa mistura surgiu o samba de gafieira, que é propriamente uma forma de tocar o samba com instrumentos de orquestras americanas e também que se adéqua para a dança de salão.

Um gênero novo que abiu outra perspectiva para o samba, as pessoas passaram a dançar em pares em salões públicos, nas chamadas gafieiras ou cabarés. No começo da década de 50 os músicos que faziam parte das orquestras profissionais agregaram alguns elementos da música americana e criaram o chamado Sambalanço.

O Ressurgimento do Partido Alto

Nessa época também houve o ressurgimento do chamado Partido Alto entre os compositores de sambas para escolas dos morros cariocas. O samba não estava mais tão ligado a dança, mas sim as formas de improvisar enquanto cantavam individualmente. Tudo isso com alternações de estribilhos que eram cantados pela assistência do cantor oficial.

Dessa safra se destacaram Dorival Caymmi, Lúcio Alves, taulfo Alves, Herivelto Martins, Wilson Batista, Geraldo Pereira e João de Barro. No final da década de 50 surgiu o ritmo conhecido como Bossa Nova que tomou o posto do samba e passou a ser um dos mais tocados e conhecidos no Brasil.

Samba de Gafieira – Dança

Um dos fatores do chamado samba de gafieira que são observados em primeiro lugar é a atitude do dançarino diante de sua parceira. É necessário que haja malandragem, exposição a situações de surpresa, proteção, ritmo e muita elegância. O homem conduz a dama e jamais o contrário.

Um dos elementos mais clássicos da mitologia em torno do samba de gafieira é de que os dançarinos usavam chapéu, terno branco, sapatos preto e branco e uma camisa preto e branca ou vermelha, a figura típica do malandro. O chapéu era o complemento final dessa figura.

Samba de Gafieira – Música

A música samba de gafieira é composta pensando nos passos da dança e tem influências do estilo de samba-choro, o samba sincopado e o samba de breque.

Confira o Nome dos Passos de Samba de Gafieira:

  • Puladinho
  • Puladinho Redondo
  • Andamento
  • Pião
  • Pião Aberto
  • Facão
  • Facão Invertido
  • Gancho Redondo
  • Dois Tempos
  • Dois Tempos Redondo
  • Contra-Tempo
  • Trança
  • Tirar a Dama
  • Escovinha Fixa
  • Cruzado Pausado
  • Matrix
  • Perna Esquerda
  • Romário
  • Meio Giro
  • Elástico
  • Assalto

Você pode aprender esses passos basta procurar uma aula de dança de salão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.