Modelos de Guitarras

Dentre os instrumentos de uma banda a guitarra é um dos que mais chama a atenção, em parte por sua beleza. Observando rapidamente o set de instrumentos dos guitarristas profissionais podemos perceber que existem diferentes modelos. Cada modelo mais exótico que o outro.

Engane-se quem pensa que toda guitarra é igual, na verdade cada modelo é de um tipo específico e tem uma finalidade. Cada guitarra tem as suas próprias características, timbres, forma de ser tocada entre outras peculiaridades. Confira a seguir uma explanação a respeito dos diferentes modelos de guitarras.

Fender

A Fender foi fundada por Leo Fender e até hoje a sua criação é um marco para a história das guitarras elétricas e também para o contra-baixo elétrico. Dentre os destaques da sua história estão o modelo Telecaster de 1949 que foi a primeira guitarra de corpo sólido produzido em massa.

No ano de 1954 foi a vez da chegada do modelo Stratocaster ao mercado que até os dias de hoje é o modelo mais popular. Os modelos mais vendidos da empresa são o Telecaster e Stratocaster embora ela ainda tenha outros como a Jazzmaster e a Jaguar. Uma curiosidade é que as Stratocasters foram criadas por Leo Fender, George Fullerton e Freddie Tavares.

Gibson

As marcas Gibson e Epiphone eram concorrentes, no entanto, a primeira adquiriu a segunda. Os modelos da Gibson são produzidos pela Epiphone e conta em seu portfólio com modelos de guitarras que fizeram história como a Lespaul que foi usada por Jimmy Page e Slash além da SG que foi imortalizada por Angus Young do AC/DC.

Guitarras – De Acordo com Formato do Corpo

Abaixo listamos as guitarras (guitarras e violões) conforme o seu formato de corpo e o seu tipo.

Tipo Maciças – Consiste em grande parte das guitarras elétricas, dentre os modelos estão “telecaster” e “stratocaster”. O instrumento tem o corpo feito de uma peça sólida de madeira e o seu som em geral é captado por pick-ups que fazem a reprodução do som por meio de amplificação externa.

Tipo Semi-Maciças – Um instrumento que pode ser considerado um híbrido já que tem um bloco de madeira atravessando um corpo oco. Dessa forma possui características tanto de guitarras de corpo maciço como de guitarras semi-acústicas.

Tipo Semi-Acústicas – Trata-se de um tipo de guitarra elétrica que possui o corpo oco e no decorrer do mesmo conta com aberturas que tem influência sobre o timbre. Possui também as características de violões acústicos.

Tipo Eletro-Acústicas – Esse é o famoso violão elétrico, basicamente se trata de um violão acústico que possui um equipamento eletrônico “built-in”. Com isso é possível obter com esse violão um som com volume mais sonoro de maneira a criar amplificação externa.

Tipo Acústicas – O violão acústico, um instrumento que não se vale de nenhum equipamento externo de amplificação do som. A ressonância e o formato do seu corpo são os responsáveis por amplificar o som.

Modelos de Guitarras

Conheça um pouco mais sobre os modelos de guitarras, selecionamos aquelas que são mais usadas e conhecidas no meio musical. Tem sim grandes diferenças entre os modelos, vale a pena se informar melhor.

Guitarra Explorer – É a guitarra de visual mais interessante e uma das utilizadas por bandas de rock e heavy-metal. Não é uma das mais vendidas como os modelos “streatocaster” ou “telecaster”, conduto, é uma das mais desejadas entre os guitarristas. Em parte esse desejo se deve a sua aparência e ao fato de ser usada por grandes guitarristas.

Guitarra Lespaul – Um dos modelos de guitarra mais vendidos é o resultado de uma parceria entre o músico de jazz “les paul” e a marca fabricante de guitarras “Gibson”. A Lespaul se destaca por ter um design bastante agradável e um timbre grave e bastante encorpado. Guitarristas exigentes se sentem satisfeitos com esse modelo que é bastante versátil podendo ser usado por bandas de rock, hard-rock além de poder criar ótimos efeitos de distorção. Também pode ser usada com sucesso para tocar jazz e rock.

Guitarras Semi-Acústicas – Voltamos a dizer que as guitarras desse tipo são aquelas que tem características tanto de violão como de guitarra elétrica. O que diferencia essas guitarras das demais é o fato de terem um som natural mais forte além de serem maiores que outras guitarras. Observando é possível encontrar semelhanças entre a captação e o design dela e da lespaul. Essa guitarra é muito usada em acústicos em estilos como blues, jazz e country.

Guitarra SG – Quando a Gibson criou esse modelo tinha como objetivo competir com os modelos “stratocasters” e “telecasters” da concorrente Fender. O modelo foi criado com o timbre e peso da “Lespaul” combinados com o design dos modelos “strato” e “tele”. Um dos seus diferenciais é possuir 2 “cutaways” que são curvinhas em que é possível encaixar as mãos.

Guitarra Stratocaster – Esse modelo foi criado pela Fender e possui um timbre mais agudo, pode variar conforme o tipo de madeira que é usado para o seu fabrico. O modelo mais popular de guitarra, no entanto, isso não muda o fato de que seu design sofre duras críticas.

O fato de ser um dos tipos de guitarras mais vendidos no mundo se deve em parte ao modelo “Fender Stratocaster”, Essa era a guitarra usada por Jimi Hendrix, dá para entender porque é uma das mais vendidas, não é mesmo? Uma guitarra muito versátil que pode ser usada para qualquer estilo musical.

Guitarra Telecaster – A Fender criou esse modelo pensando em estabelecer uma produção em massa, uma guitarra fácil de montar e que tem baixo custo de produção. O seu design também é bastante criticado. Contudo, o seu timbre mais seco e agudo agrada muito a diferentes guitarristas. Pode ser usada para vários estilos como country e blues além de rock clássico.

Curiosidades

  • O primeiro grande astro do rock é ter e ostentar uma lespaul foi Keith Richards do Rolling Stones. O guitarrista usava um modemo Les Paul Sunburts ano 59 em 1964.
  • Flying V – Esse modelo é considerado um dos mais famosos da Gbson, no entanto, não é tão conhecido assim. A criação do modelo foi ano de 1958, contudo, não fez muito sucesso e acabou tendo que ser relançada em 1967. Várias marcas copiaram o seu modelo.

8 comentários

  1. Caraca aew
    Warlock é muito chow eu tenho uma Etro…

  2. meu grande sonho e ganha uma guitarra cor vermelha com branco tagima eu nao tenho dinheirompara comprar adorei as fotos das guitarras sou uma criança de 11 anos bjsssss

  3. uma fender é melhor mas uma Gibson é melhor ainda

  4. cordeiro de deus

    muito loco meu ai pirei

  5. eu tenho uma coleção de guitarras em casa pois uma dessas q eu acabei de ver tem tudo a ver em uma da minha coleção.

  6. Realmente ..me apaixonei por aquela de asas 0o
    modelo7

  7. todas guitarra e linda o meu sonho e ter ou ganhar um guitarra rosa c preto ama guitarra bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>