Flauta Ney – História

Sabe-se que a música é uma paixão mundial. Em todos os lugares do mundo existe um certo estilo musical mais famoso e característico. E além da voz, os instrumentos musicais também dão vida a esse hobby tão comum. Nesse artigo será apresentado um instrumento chamado Flauta Ney, que é característico da cultura egípcia.

Origem dos Instrumentos Musicais

Não é possível afirmar com exata precisão em que época e em qual local surgiram os primeiros instrumentos musicais, já que eles são bem antigos. Existem pesquisas que apontam que a principal finalidade da criação deles, foi a vontade de se reproduzir os sons da natureza, como o vento, o canto dos pássaros, e os rugidos dos animais ferozes, por exemplo, já que antes da criação eles usavam apenas os sons de batidas das mãos e dos pés.

Na época em que o homem produzia objetos com pedras, a chamada “Idade da Pedra Lascada”, iniciou-se o feitio dos primeiros chocalhos e apitos, que eram constituídos de materiais naturais, como ossos e algumas outras partes dos animais, como a pele.

Instrumentos confeccionados com bambu, como a Flauta Ney que será citada nesse artigo, também são bem antigos. E depois da função de imitação de sons naturais, essas músicas também começaram a ser utilizadas em rituais religiosos e até mesmo para comunicação a distância.

Para as celebrações religiosas, o principal instrumento utilizado era a lira, que na Grécia Antiga, servia como acompanhamento da leitura e a harpa também fazia esse papel. Com o passar do tempo essa junção de sons tornou música, mais próxima como conhecemos atualmente. Ela representava o deus Apolo, que é símbolo da poesia e da música.

Conforme os anos passaram, mais instrumentos foram criados, entre eles alguns mais complexos e elaborados.

Tipos de Instrumentos Musicais

No geral existem três possíveis classificações que dividem os instrumentos musicais. Essa divisão acontece na maioria das vezes de acordo com o material que é confeccionado e o jeito que o som é produzido. Essas divisões são chamadas de cordas, sopro e percussão.

Os instrumentos de corda englobam violão, violino, harpa, guitarra, entre outros. As cordas desses instrumentos são feitas de aço, latão ou nylon. Em geral elas são presas nas extremidades da superfície, que na maioria são de madeira, e o som é feito por meio da vibração, que é mutável de acordo co a espessura e tamanho das cordas.

Já os instrumentos de percussão dizem respeito a triângulos, pandeiros e agogô.  O som é confeccionado pela própria pessoa que toca, no ritmo escolhido por ela mesma.

Ainda existem os instrumentos de sopro, que resultam do ar que é transportado dentro do tubo. A intensidade do som é proporcional do tamanho do sopro, do orifício onde passa o ar, e na velocidade em que se abrem e fecham os mesmos. Os maiores exemplos dessa família de instrumentos são os saxofones, trompetes e flautas, e é uma modalidade dessa última que será apresentada a seguir.

Flauta Ney

As flautas foram um dos primeiros instrumentos a serem criados na humanidade e foram encontrados registros em cavernas de desenhos representando esse instrumento há mais de sessenta mil anos.

O estilo de flauta que será apresentada aqui é a Flauta Ney (ou Nay, como também é conhecida). Ela é um instrumento de sopro utilizado na música Árabe, e suas harmônicas são consideradas quase perfeitas por serem muito próximas ao tom da voz humana, e ainda assim a confecção dela é bem simples.

A flauta Nay é composta por seis furos simples, para o encaixe dos dedos, um furo na parte de baixo, para o apoio do dedão e a embocadura.

A origem da flauta Ney se dá há mil anos antes de Cristo, criada pelos Egípcios, já que ainda hoje podem ser vistos figuras rupestres de músicos tocando a Ney dentro das pirâmides. O seu nome deriva de uma palavra persa que significa o tipo de bambu que é utilizado para a confecção da mesma e que é encontrado nessa região mediterrânea.

A flauta Nay também é muito ligada à cultura Islâmica, onde é utilizada como instrumento musical popular e também como um instrumento sagrado e divino, utilizado para rituais religiosos e naqueles onde se buscam inspirações místicas. Inclusive, os Sufis e os Desvishes usam o som da Flauta Ney para induzir uma espécie de estado de êxtase, desde o século XI.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.