Compositores Eruditos

A música erudita ou música clássica é a principal variação da música, pois representa o que há de mais tradicional e importante da história dessa expressão artística. As raízes estão na música secular e na litúrgica ocidental. A música erudita está presente em um longo período de tempo, compreendido desde o século 9 até o 21 e provavelmente continuará a existir. A música clássica influenciou de maneira direta ou indireta todas as vertentes de música popular atualmente conhecidas, como rock, jazz, blues, MPB e até o sertanejo universitário. A maioria dos compositores de música popular começaram a desenvolver seus conhecimentos artísticos em conservatórios que ensinam a música erudita.

Compositor

Compositor

Um compositor é alguém que escreve a melodia de uma música ou de uma sinfonia. Há músicas compostas por vários compositores, mas na música clássica geralmente apenas um artista é responsável por toda a criação. Há uma enorme discussão no meio musical sobre os compositores de letras ou de livretos e suas funções no meio erudito. Atualmente, eles são desconsiderados das listas de compositores de música clássica, pois está definido que apenas quem compõe melodias pode ser chamado de compositor de música erudito.

Compositores Reunidos

Compositores Reunidos

A linha do tempo dos compositores eruditos costuma ser dividida entre quatro principais períodos: renascentista ou renascimento, era barroca ou barroco, era clássica ou classicismo e era romântica ou romantismo. Ainda é possível acrescentar a idade média, anterior à renascentista, e os séculos 20 e 21, posteriores à era romântica. A idade média carece de compositores eruditos que sejam famosos nos dias de hoje. O primeiro registro aceito pelos historiadores de música desse período é de Hildegard von Bingen, que viveu entre 1098 e 1179. O período do renascimento compreende um longo período de tempo. O primeiro registro é de John Dunstable (1380 – 1453) e o último é de Heinrich Schütz (1585 – 1672).

Musica Erudita

Musica Erudita

É no período barroco que aparecem os dois primeiros compositores eruditos famosos e que são conhecidos por grande parte do público, independente do gosto musical. O primeiro deles é Antonio Vivaldi (1678 – 1741) e o outro é Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). No classicismo surgem os dois mais famosos e provavelmente mais importantes compositores eruditos da história e dois dos artistas que mais influenciaram a humanidade. Wolfgang Amadeus Mozart nasceu na cidade de Praga no ano de 1756 e faleceu em 1791. Ludwig Van Beethoven nasceu em 1770 e morreu em 1827. Este último também foi um importante ícone da era romântica e ficou particularmente famoso por compor músicas geniais mesmo sendo surdo em boa parte da carreira.

Além de Beethoven, o romantismo também conta com compositores barrocos que fizeram história como Frédéric Chopin (1810 – 1849), Richard Wagner (1813 – 1883) e Piotr Ilyitch Tchaikovsky (1840 – 1893).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>