A História do Samba Vista por Vários Ângulos

Já dizia Dorival Caymmi – “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé”. Os brasileiros não “sofrem” desse problema, já que se trata de um dos gêneros musicais mais amados no nosso país. Aliás, somos conhecidos internacionalmente pela qualidade do nosso samba. E de onde veio o samba?

Não existe uma única versão para o nascimento da palavra “samba” e nem mesmo é possível afirmar, quais das versões existentes é aquela justa. Em uma delas, ela teria vindo do termo da língua árabe “Zambra ou Zamba”. Veja essa e mais outras versões em detalhes:

Zambra ou Zamba: O termo árabe teria surgido no século VIII quando os mouros invadiram a Península Ibérica.

Línguas africanas: A palavra samba teria origem do “quimbundo”, que “sam” significa “dar” e “ba” significa “receber”. Ou ainda, de outra palavra africana “semba”, que significa “umbigada”. Na mídia, a palavra samba, apareceu pela primeira vez na revista de Pernambuco “O Carapuceiro”, no ano de 1838.

Frei Miguel do Sacramento Lopes Gama escreveu “samba d’almocreve”, porém fazia referência a outro gênero de música, uma dança dramática. Em outra versão, falando de Brasil, é registrado que os negros escravos que viviam na Bahia, chamavam as festas feitas por eles de “samba”.

As festas dos negros escravos, com o ritmo de batuque, receberam vários nomes no Brasil:

  • Bahia – samba de barravento, samba de roda, samba de chave e samba corrido. Ceará – coco.
  • Maranhão: tambor de crioula. Pernambuco: soco travado, coco de parelha e samba de coco.
  • Rio Grande do Norte: bambelô e no Rio de Janeiro – samba lenço ou samba rural.

O Nascimento do Samba como Gênero Musical

Se a versão do nascimento da palavra samba não é confirmada, o mesmo não acontece com o gênero musical, que nasce no início do século XX. A sua origem está no estilo lundu, ritmo praticado nas festas de terreiros e também nas rodas de capoeira. Foi também no século XX, que o samba urbano no Rio de Janeiro se confirmou como “samba brasileiro” de primeira qualidade, e só depois se consagrou como nacional, fazendo sucesso na Bahia e em São Paulo, onde o samba tinha uma batida diferente.

As Várias Faces do Samba no Brasil

Samba Baiano Antigo: O samba baiano antigo era estruturado em verso refrão, uma composição de um único refrão, por isso, era chamado de samba corrido, que era repetido pelos dançarinos que faziam parte de uma roda. Era feito com os seguintes instrumentos:

  • Chocalho
  • Violão
  • Pandeiro
  • Berimbaus
  • Castanholas

Samba Paulista Antigo: O samba em São Paulo passou do estilo negro para o caboclo, e na dança, os homens e as mulheres ficavam separados em duas fileiras opostas. Era feito com os seguintes instrumentos:

  • Adufes
  • Pandeiros
  • Violas

A Modernização do Samba Carioca

Segundo registros da história do samba, a grande modernização do samba carioca aconteceu no bairro Estácio de Sá. Nele, viviam muitos mulatos e pretos, e segundo relatos históricos, muitos malandros considerados perigosos pelos ricos da época.

Os “malandros” criaram a “Turma do Estácio”, dando origem ao “Deixa Falar”, que foi a primeira escola de samba do Brasil. A mesma que foi a primeira a desfilar no carnaval do Rio de Janeiro. Iniciou-se como “rancho carnavalesco” e depois virou um bloco de carnaval até chegar a escola de samba, feita com os seguintes instrumentos:

  • Pandeiros
  • Chocalhos
  • Tamborins
  • Surdos
  • Cuícas

Todas as novidades inventadas pelos sambistas da Estácio de Sá foram levadas para outros blocos, chegando ao morro de São Carlos, Mangueira e Salgueiro. Nesses locais aconteciam rodas de samba frequentadas por aqueles que se tornariam grandes nomes do samba brasileiro: Geraldo Pereira, Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulo da Portela, entre outros.

O Samba do Rio de Janeiro para o Resto do Brasil

O samba carioca começa a ganhar espaço no resto do Brasil no final da década de 1920 e com a ajuda do governo federal, ganha status de símbolo nacional. Não somente o ritmo de carnaval, mas os outros estilos, como o samba canção, por exemplo, que fez muito sucesso na década de 1930.

O samba carioca começa a ser tocado nas rádios de todo o Brasil, e em 1935, foi oficializado o primeiro desfile de carnaval, no Distrito Federal, pela prefeitura local. Nesta época, fizeram sucesso outros nomes: Carmen Miranda, Aracy de Almeida, Dalva de Oliveira, Orlando Silva, Mário Reis, Francisco Alves e Silvio Caldas.

Características de Alguns Estilos de Samba

Samba-canção: O primeiro sucesso desse estilo de samba foi gravado por Aracy Cortes, uma composição de Henrique Vogeler, “Ai, Ioiô”, lançado em 1928. O ritmo é mais lento e cadenciado que o samba “original”. Com o passar do tempo, esse estilo ganhou um toque de outros ritmos, estrangeiros, como o fox (década de 1940) e bolero, quando assumiu letras mais sentimentais.

Nomes que fizeram sucesso:

  • Batatinha
  • Ismael Neto
  • Fernando Lobo
  • Antônio Maria
  • Custódio Mesquita
  • Lupicínio Rodrigues
  • Henrique Vogeler
  • Dolores Duran

Samba-choro: Surge na década de 1930, uma mistura do choro e da batucada do samba. As duas principais composições são: “Amor em excesso” do compositor Gadé e Valfrido Silva de 1932 e “Amor de parceria” de composição de Noel Rosa de 1935.

Samba-de-breque: O samba-de-breque é uma variante do samba-choro. O ritmo desse estilo é “interrompido” por paradas bruscas, que têm o nome de “breques”. Quando acontece uma “interrupção” no samba, o cantor declara frases, comentários e diálogos divertidos, dando um toque de humor à canção.

O primeiro grande nome representante do estilo samba-de-breque foi Luís Barbosa. Mais dois cantores receberam destaque nesse ritmo: Moreira da Silva e Germano Mathias.

Pagode dos Anos 90: O novo estilo surgiu no final da década de 1980 e estourou no início dos anos 90, sendo considerado um samba inovador.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.