Marcas de Refrigerante do Brasil

Refrigerante é uma bebida que não contem álcool e não é fermentada, fabricada industrialmente á base de açúcar e água mineral, podendo ter edulcorante, extratos ou aroma sintetizado de frutas ou outros  tipos de vegetais e gás carbônico. Neste grupo, encontra-se também a água tônica. Já no  século XVI, a fabricação e a elaboração dos refrigerantes eram exclusivamente feita por farmacêuticos que, devido aos seus estudos de química e medicina, produziam e comercializava como produtos farmacológicos. Uma pesquisa feita pelo Ministério de Saúde do Brasil, segundo é que vem aumentando o numero de pessoas a consumir refrigerantes. No ano de 2008, a porcentagem de brasileiros era de 24,6%. A pesquisa realizada no final do ano de 2009  o aumento foi de o para 27,9%. “Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), mostram que o consumo de refrigerantes no Brasil aumentou. No ano de 2008, o volume total foi de 14.148.363 milhões de litros e no ano de 2009, passou para 14.339.322 milhões de litros, um aumento de 1,35%”. “O mundo dos refrigerantes vai bem além da Coca-Cola, da Pepsi, da Fanta Laranja e do Guaraná Antarctica. Temos muitas marcas incríveis de refrigerantes espalhadas pelo Brasil. A começar pelas sempre lembradas Tubaínas. Mas o post de hoje vai apresentar algumas bebidas que existe no Brasil todo, que têm um gosto bem diferente do que estamos acostumados a tomar. “Conheça algumas delas:

Marcas de Refrigerante do Brasil

Marcas de Refrigerante do Brasil

GENGIBIRRA- “Conhecido na região Sul do país, é tradição de algumas famílias fazer sua própria gengibirra com gengibre, água, fermento e açúcar. A Cini Refrigerantes fez uma versão gaseificada da bebida. O gengibre demora em torno e 1 ano e 5 meses para maturação do extrato, só então é feito o  processo de produção de refrigerante.Com sabor acentuado de gengibre, a promessa é que a Gengibirra é feito no Paraná desde a década de 1940, atue como afrodisíaco, expectorante e excitante estomacal.”

Guaraná Antárctica – “O refrigerante Guaraná Antarctica é uma marca feita pela AmBev que sua surgiu no dia 1 em maio de 1921 no Brasil, pela  Companhia Antarctica Paulista, com o nome de Guaraná Champagne Antarctica, passando a ser a primeira marca a comercializar este tipo de refrigerante. O Guaraná Antartica é umas das 15 marcas mais vendida no mundo e essa marca é o patrocinador oficial da Seleção Brasileira de Futebol. O refrigerante mais vendido, superando o grande monstro do mercado mundial e principal concorrente a Coca-Cola é o Guaraná Antarctica.”

http://www.youtube.com/watch?v=bT-NZ0q_5H0

Sukita – “Sukita é uma marca de refrigerante de laranja, lançada no Brasil em 1976 marcando o início da associação entre a Companhia Cervejaria Brahma e a empresa baiana produtora de refrigerantes Fratelli Vita Indústria e Comércio S.A., na ocasião, foram lançadas mais duas marcas o Guaraná Fratelli e a Gasosa Limão, assim, a Brahma passou a contar com importantes produtos em seu portfólio.Em 2000 comemorando o sucesso publicitário alcançado no ano anterior, a Sukita realizou uma campanha invadindo as praias do litoral paulista com promoções diferenciadas. Durante todo o verão, equipes de promoters, uniformizados com o logotipo da Sukita e em carro personalizado, realizaram blitz nos pontos mais badalados das cidades, abordando o público e transmitindo ao vivo, pelas rádios locais, participantes da promoção. Em maio, foi lançada uma nova série de propagandas com os personagens o “tio” (Roberto Arduim) e sua vizinha adolescente (Michelly Machri) um dos comerciais mais famosos do brasil. Há também o Sukita sabor uva que foi lançada justamente para concorrer com a fanta uva”.

Sukita

Sukita

Guaraná Taí – “Nascida em agosto de 1950, em 1979, a marca foi utilizada para tirar a Fanta com sabor de Guaraná, possui um sabor igual com o Guaraná Kuat, que também é produzido pela Coca-Cola. Apesar da predominância do Kuat na maior parte dos estados brasileiros, o Taí ainda é encontrado, sobretudo em Santa Catarina, Minas Gerais e no interior de São Paulo. Daí você me pergunta: Qual a diferença entre o Guaraná Taí, o Kuat e o Simba, se todos são feitos pela Coca-Cola? A resposta é bem simples: é que a diferença esta nos preços porque o sabor é o mesmo, mas para atingir todos os públicos, os preços variam de acordo com o nome do produto já que o sabor é o mesmo.”

Dolly-  “No ano de 1987 Dolly uma empresa brasileira lançou seu primeiro refrigerante do Brasil. Atua principalmente no mercado de refrigerantes da região sudeste do país desde, cujo principal produto é Dolly Guaraná e tem uma mascote chamado Dollynho. “É um refrigerante bastante popular e ficou mais conhecido depois da polemica disputa contra a Coca-Cola que chegou até a esfera juridica. Números da ACNielsen mostram que a empresa possui 10% de share no mercado nacional de refrigerantes e impressionantes 30% na capital paulista. Na região da grande São Paulo a empresa está em segundo lugar de vendas”. O refrigerante possui sabores como Cola, Laranja, Uva, Guaraná e atualmente tenta conquistar o mercado com os sabores de Maçã e Citrus.”

http://www.youtube.com/watch?v=91qoknPy9mA

LARANJINHA– Criada por Max Wilhelm imigrante alemão que dá nome à fábrica sediada em Blumenau (SC) no ano de 1925. Em Santa Catarina, esse é o refrigerante que faz mais sucesso o Laranjinha. O refrigerante tem um sabor de laranja bem mais suave que os tradicionais que você costuma a beber. “Nós usamos o padrão europeu, mais agradável ao paladar infantil”, afirma Otávio Greuel. Foi o primeiro refrigerante de laranja no Estado. Hoje, pode ser encontrado por várias cidades de Santa Catarina e nos Estados vizinhos.”

LARANJINHA

LARANJINHA

Itubaína – “A Itubaína foi o primeiro refrigerante fabricado artesanalmente pelo Grupo Schincariol, em Itu, em meados de 1954. O refrigerante tem sabor de tutti-frutti, e sua primeira versão foi distribuída em embalagens de vidro 600ml no interior de São Paulo. O nome é uma homenagem a cidade de Itu, sede da primeira planta industrial da empresa e Tubaína é sinônimo da categoria de refrigerantes sabor tutti-frutti, desde então. Dizem que a Coca-Cola tinha um certo receio contra a Tubaína, pois alcançava o mercado do Interior coisa que muitas vezes a Coca-Cola não conseguia chegar pelo seu preço alto”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.