História da Máfia Italiana: Conheça as Famílias e os 10 Mandamentos

A máfia é um assunto recorrente em diversos filmes e por isso muitos de nós têm uma ideia sobre o que se trata. Uma organização mafiosa é uma organização criminosa que possui uma figura de liderança que permanece oculta. Os crimes cometidos pela máfia se caracterizam por se realizarem a partir da infiltração nos mecanismos da sociedade civil bem como de suas instituições.

Embora não seja exclusividade da Itália, o conceito de máfia, está bastante ligado ao país. Na Itália surgiram e cresceram máfias bastante poderosas como a Camorra, Cosa Nostra e ‘Ndrangheta. Se você tem curiosidade a respeito da máfia italiana se surpreenda ao saber mais sobre esse tipo de organização criminosa começando de sua origem até a atualidade.

A Origem da Máfia

O surgimento da máfia se deu no sul da Itália ainda no período medieval em que existiam muitos lavradores que eram arrendatários de terras cujos donos eram poderosos senhores feudais. Nessa época intensa ação de vandalismo tomou conta da região, com depredação da vegetação e do gado, para que as terras fossem divididas.

Aqueles que desejassem evitar que suas terras tivessem esse fim deveriam entrar em acordo com uma organização criminosa que pregava o conceito de “proteção forçada” que até os dias de hoje define o conceito de máfia. Essa forma de ‘vender’ proteção e ter uma figura patriarcal que é o pai de todos acabou se difundindo para outros países em especial Estados Unidos (confira abaixo mais detalhes sobre a trilogia “O Poderoso Chefão” sucesso do cinema norte-americano).

Curiosidade

Embora a origem acima seja apontada como a oficial para a máfia muitos historiadores relatam que a Itália sempre teve uma tendência para esse tipo de comportamento criminoso. De forma prática o elemento criminoso representa ponto que se relaciona de forma direta com a própria cultura italiana. Na época em que o império romano estava no poder do mundo conhecido existia a tendência de imperadores se comportarem como verdadeiros mafiosos.

Nero chegou a colocar fogo em Roma no sentido de conquistar maior apoio para implantar reformas que de forma prática beneficiaram mais o poder do imperador que tinha a face estampada na moeda do que às vítimas do incêndio. Os judeus foram apontados como responsáveis e por consequência receberam a crucificação em públicos.

Relatos indicam que enquanto a cidade ardia em fogo Nero estava tocando uma música denominada “Lamento a Troia”. De acordo com a série de documentários denominada “Ícones do Mau Comportamento”, ele foi responsável também por falsificar a moeda com a presença interna de bronze no sentido de arrecadar maiores valores financeira para patrocinar os desejos.

Origem da Palavra “Máfia”

Essa palavra tem origem num adjetivo italiano ‘mafiusu’ que por sua vez vem de uma expressão árabe mahyas que significa algo como agressivo e rejeitado. Historicamente a primeira vez que essa palavra foi associada a organização criminosa se deu no ano de 1863 numa peça teatral chamada I mafiusi di la Vicaria (O Belo Povo da Vicaria) de autoria de Giuseppe Rizzotto e Gaetano Mosca. O enredo da peça gira em torno de gangues criminosas que estão na prisão de Palermo.

O Desenvolvimento da Máfia na Itália

A máfia por ser uma instituição criminosa que age as sombras nos meios político, econômico, empresarial e social é entendida como uma espécie de polvo que possui inúmeros tentáculos. A ideia de máfia italiana, num viés mais próximo do que conhecemos, se deu durante o começo do século XIX. Num momento de caos em que muitas pessoas estavam vivendo na miséria e assim assaltando e furtando donos de propriedades rurais poderosos criminosos italianos se uniram para oferecer uma espécie de proteção para esses latifundiários e pequenos proprietários de terras.

Os protetores eram inteligentes e compreenderam que existia espécie de dependência da pátria por conta da presença das suas armas e em consequência começaram a se organizar, dando início à protomáfia. O Estado começou a interferir na atividade ao levar em conta que a violência aumentava junto com a presença de alta margem de lucros entre as atividades.

O poder público começou a se organizar e a oferecer maior assistência ao povo italiano. Porém, junto com o aumento do intervencionismo também aconteceu o crescimento das atividades mafiosas criminosas. A Itália não conseguia sobreviver sem os mafiosos que cresceram ao ponto de interferir na esfera política, aumentando as tendências de corrupção. Licitações públicas e negócios começaram a receber a interferência e por consequência aumentaram o poder da máfia italiana.

O Capitalismo e a Máfia na Itália

Nesse sentido se convém afirmar que o capitalismo no solo italiano começou junto com o aumento da proliferação da máfia na Itália. Historiadores especialistas indicam que o governo também conseguiu lucrar com as atividades mafiosas que antes se concentravam apenas na presença de contrabando de cigarros e contratação de pistoleiros para defender as grandes extensões de terra e os centros comerciais e depois começou a interferir nas vendas de drogas ilícitas por causa do mercado que demonstrou ser lucrativo elevado nível.

Ameaça a Vida dos Inimigos da Máfia

Membros do poder público que não entravam em convergência com os ideais mafiosos tinham a vida arriscada e por vezes eram assassinados com tiros a queima roupa. Procuradores públicos e juízes começaram a se preocupar com a máfia. Com as investigações ficou provado de forma prática que parte da população acobertava as atitudes dos mafiosos não apenas por causa do medo como também em consequência dos lucros. Quando o Estado começou a interferir já era tarde demais.

A Operação Mãos Limpas

Na década de 1980 a atuação da máfia italiana aumentou consideravelmente se estendendo de maneira assustadora para a esfera do poder público. Foi então que se deu início a mudanças nos sistemas Judiciário e Penal com o objetivo de combater os mecanismos instaurados pelos mafiosos.

O ponto alto desse momento foi a operação de investigação Mãos Limpas. Essa investigação permitiu que muitos mafiosos fossem presos e levados a julgamento por seus crimes. Muitos desses mafiosos foram condenados e permaneceram reclusos por muito tempo. Foi aventada até mesmo a possibilidade de que o primeiro-ministro Giulio Andreotti tivesse ligações com a máfia. Ele foi absolvido em 1995.

A Reação dos Mafiosos

Com essa verdadeira limpa promovida pela justiça italiana no que se refere a máfia não demorou para que os criminosos oferecessem uma resposta. Durante o período de investigação da máfia foram cometidos 24 assassinatos de promotores e juízes.

A Perda da Força da Máfia – Atualidade

Após a devassa promovida pela Operação Mãos Limpas a máfia italiana perdeu muito do seu poder, embora, ainda existam resquícios de suas atividades. Atualmente existe uma preservação muito maior da máfia por meio de filmes e livros do que por meio de atividade criminosa propriamente dita. O que pudemos aprender com a história é que somente uma ação enérgica e sem medo do Estado e da sociedade é capaz de paralisar os tentáculos da máfia.

As Principais Máfias Italianas

Camorra – A Máfia Napolitana

Em geral as máfias italianas tem sua origem em territórios rurais, mas esse não é o caso da Camorra cuja origem é a cidade de Nápoles. O começo da forte atuação dessa organização mafiosa se deu no começo do século XIX. Uma das principais características dessa máfia é a sua infiltração nos meios sociais.

Dentre as principais atividades criminosas da Camorra estão agiotagem e extorsão, tráfico de entorpecentes, contrabando de cigarro, importação ilegal de carnes entre outros. Já realizou fraudes contra a União Europeia. Estima-se que façam parte dessa máfia cerca de 110 família e conte com mais ou menos 7.000 membros.

‘Ndrangheta – A Máfia da Calábria

Sua região de origem é a Calábria e o significado de seu nome é algo como homem bom, heroísmo e virtude. Embora não seja uma das mais famosas máfias italianas, a ‘Ndrangheta, é uma das difíceis de desmantelar. O grupo criminoso que iniciou as suas atividades como uma organização rural sem muito destaque acabou ganhando status de uma das maiores organizações criminosas do mundo especialmente pela ação de Paolo De Stefano.

Uma curiosidade a respeito dessa máfia italiana é que os seus membros mantêm estilo de vida simples externamente escondendo a riqueza que acumulam de maneira ilícita. Em geral os criminosos da máfia são chamados de mafiosos, mas nesse caso dessa organização recebem o nome de ‘ndrinu.

Cosa Nostra – A Máfia da Sicília

A mais famosa dentre as máfias da Itália, a Cosa Nostra, é entendida como o sinônimo do conceito de máfia. Os braços da Cosa Nostra se estenderam também para a costa leste dos Estados Unidos assim como a Austrália durante o século XIX. Em parte isso aconteceu devido a onda de imigração de italianos para essas regiões.

O curioso é que para muitos moradores da região da Sicília os membros da Cosa Nostra não são criminosos uma vez que oferecem proteção para os tidos como mais fracos. Para muitos mafiosos a nomenclatura verdadeira de toda e qualquer organização criminosa nessa linha é Cosa Nostra (assunto nosso) e máfia é uma palavra criada pela literatura.

Top 3 – As Maiores Mafiosas

Para quem pensa que ser um nome proeminente da máfia é coisa somente para homem está bem enganado. Algumas mulheres entraram para a história como violentas e poderosas mafiosas, vamos conhece-las?

Bonnie Parker

Ela é a famosa Bonnie da dupla Bonnie e Clyde que entraram para a história como assaltantes de bancos na década de 1930. Nascida em Rowena, Texas, ela era casada quando conheceu Clyde em 1930 e fugiu com ele para assaltar bancos. Faleceu durante uma troca de tiros com a polícia no ano de 1934.

Ma Barker

Uma das mulheres mafiosas mais impiedosas da história, juntamente com seu marido Goerge Baker e seus quatro filhos formou uma família do crime. Os roubos que a família cometia acabaram resultando em mortes e com isso chamaram a atenção das autoridades do meio oeste dos Estados Unidos. Um dos filhos de Barker cometeu suicídio e os outros três foram presos. Quando um dos filhos saiu da prisão voltou a cometer roubos com a mãe e ambos acabaram morrendo.

Virgnia Hill

Era conhecida pela alcunha de “mulher flamingo” e se destacou no universo do crime por ser uma prostituta mafiosa. Durante muito tempo foi namorada de um mafioso famoso, Bugsy Siegel. Nasceu no Alabama numa família muito humilde, para se ter uma ideia foi somente aos 17 anos de idade que comprou seu primeiro par de sapatos. Tornou-se contadora de Al Capone.

Os 10 Mandamentos da Máfia Italiana

  • Ninguém se apresenta sozinho

É necessário receber convite para ingressar na organização e jamais um membro pode se apresentar sozinho, deve ter outro junto.

  • Cuidado com as mulheres dos companheiros

Um membro da máfia não deve olhar ou tentar se aproximar de mulheres de companheiros ou mesmo de suas filhas e irmãs. Para a máfia é interessante que cada homem tenha apenas uma mulher para evitar que num momento de fúria uma acabe revelando detalhes dos esquemas criminosos.

  • Evitar confrontos com os policiais

Quanto mais longe os membros se mantiverem da polícia é melhor.

  • Sem vida social em bares e restaurantes

Os mafiosos devem evitar a todo custo que seus planos possam ser descobertos por interação social.

  • Disponibilidade total

Mesmo que a esposa do membro da máfia esteja dando a luz é necessário que o mafioso esteja disponível para a organização criminosa.

  • Palavra de honra

Todos os compromissos com a máfia devem ser respeitados.

Máfia Italiana

Máfia Italiana

  • Respeito a esposa

Para os mafiosos a família é muito importante.

  • Dizer sempre a verdade para os mafiosos

Quando for necessário esclarecer algo para a máfia é necessário dizer sempre a verdade.

  • Não se deve roubar dos outros membros da máfia

Basicamente é o mandamento de que não se deve roubar um companheiro de atividade criminosa.

  • Membros rejeitados pela máfia

Aqueles que tem algum tipo de ligação com membros das polícias italianas, já traíram de alguma maneira a sua família ou a máfia ou mantém mal comportamento não são aceitos.

Cinema – O Poderoso Chefão (The Godfather)

Uma das mais mencionadas e importantes franquias do cinema norte-americano é uma trilogia que conta a história da família mafiosa Corleone do ano de 1945 a 1979. Em paralelo é possível observar um panorama histórico do crescimento da ação máfia italiana nos Estados Unidos. A direção é de Francis Ford Coppola e a história é baseada no livro de Mario Puzo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.