Os Melhores Livros para Adolescentes

Os adolescentes de hoje, se comparados aos do século passado, estão muito modernizados. Abandonaram os carrinhos, as bonecas, a infância em troca de badalação, computadores, celulares, paixões, enfim. Os adolescentes de épocas mais antigas não tinham toda essa tecnologia ao alcance, e por essa razão, eram crianças por mais tempo e se ocupavam com as tarefas escolares e com um bom livro.

O livro, coitado, que tem perdido para os tablets e vídeo games o posto de a maior diversão da criança e adolescente, vem lutando, a todo custo, para recuperar esse público. E, com isso, vários autores redirecionam as suas obras especialmente para essa classe infanto-juvenil.

Mas, você sabe quais são os livros ideais para que os adolescentes leiam? Não? Fique tranquilo. Nós iremos ajudar você quanto a esta tarefa. Neste artigo mostraremos para você alguns dos livros mais famosos especialmente feitos para essa faixa etária.

Conheça Os Melhores Livros Par Você Ler

Conheça Os Melhores Livros Par Você Ler

Os Benefícios Que o Livro Traz

Os livros trazem muitos benefícios para quem faz uso dele. Além de você conhecer uma bela história ou algum caso real, você ainda pode aprimorar a sua língua e a sua escrita, já que você pode conhecer vocábulos novos e o modo de escrevê-los e emprega-los.

Além disso, a gente aprende a desenvolver o nosso lado crítico, e a ver como que algumas histórias têm uma relação com a nossa vida cotidiana. Para as crianças, o hábito de ler é melhor ainda, já que estimula a mesma a não dar fronteiras para a sua criatividade.

Aliás, quem segue uma vida com livros, desde pequeno, já começa a ter as responsabilidades que a vida adulta exige, estando mais preparado mentalmente e intelectualmente para encarar os desafios que o crescimento impõe.

Imagem de Amostra do You Tube

Livros Para os Adolescentes

Venha conferir conosco agora alguns livros que são ótimos presentes aos adolescentes.

Memórias Póstumas de Braz Cunhas

De autoria de Machado de Assis, é uma ótima obra, que aborda temas relacionados diretamente a existência da humanidade. Apesar de antigo, o texto não envelhece, mantendo a jovialidade perante os tempos.

Capitães de Areia

Neste livro, que tem Jorge Amado, grande autor que escreveu ‘’Gabriela’’, como mentor, a história ronda a vida de jovens que conseguem dominar criminalmente a capital Baiana, Salvador. Cometendo delitos como furtos, eles não possuem uma boa vida, por estar sempre equilibrando entre a liberdade que a rua proporciona, e a crueldade de pessoas. Disposto a tomar uma atitude e impedir tal feito, um deles, chamado Pedro Bala, toma as rédeas da situação e inicia uma batalha para tirar os seus companheiros da pobreza para conseguir se estabelecer na sociedade.

O Apanhador nos Campos de Centeio

Escrito pelo Nova- Iorquino J. D. Salinger, ele não é dedicado a uma história específica, e sim, sobre o turbilhão que a adolescência proporciona aos jovens dessa faixa. Paixões, desilusões, a intolerância dos mais velhos e outros perrengues, típicos dessa faixa etária, recheiam o livro.

Contos Novos, de Mário Andrade

Esse livro nos mostra a nossa própria revolução, sempre enfatizando que possamos valorizar a nossa linguagem, 100% brasileira.

Feras de Lugar Nenhum

De autoria de Uzodinma Iweala, o narrador se revela na pele de uma criança, que vive em meio aos tiroteios e a mercê de canhões de uma guerra. Então, por estar em meio ao terrível banho de sangue, é natural que o menino tenha testemunhado os horrores que a guerra proporcionou.

Sombrio

Este livro, que foi redigido por Adler Nobre, conta a história de Augusto Walker, um garoto rodeado por segredos. O seu cotidiano simplesmente vira do avesso quando tais segredos começam a ser desenrolados. O mais impactante é que a sua mãe não era humana, e sim um anjo, que foi executada por um espírito cercado de crueldade que atende pelo nome de Huire. Este espírito, aliás, está na caçada atrás de Walker, para poder mata-lo também. O livro é repleto de histórias de bruxas, demônios e outros que prendem a atenção do leitor.

Indicação de Leitura

Indicação de Leitura

O Menino Que Brigou com a Internet

Esse livro, além de divertir, pode ainda alertar aqueles que ficam horas a fio no computador. O menino retratado passava períodos de tempo muito longo conectado ao computador, e, principalmente, aos jogos online. Como ele não tinha um limite imposto por parte dos pais, ele aproveitava ainda mais. Depois que viu o seu rendimento escolar decair para níveis alarmantes, o menino entra em um estado de raiva e briga com todos ao seu redor, inclusive com seu computador e com a internet.

Crepúsculo

É uma obra recente, de autoria da Norte-Americana Stephenie Meyer, o enredo ronda a vida de Bella Swan, uma linda jovem que se muda para Forks e passa a viver com seu pai. Sendo uma jovem responsável e ‘’certinha’’, começa a estudar na nova cidade e lá faz muitas amizades. A sua vida começa a tomar um rumo diferente quando a mesma se depara com Edward Cullen, outro jovem que a sua quietude e estranheza já revela que ele possui um segredo.

Ao decorrer do tempo, enquanto a convivência aflorava Bella percebe que alguns comportamentos de Cullen não eram muito normais a um humano. Fica sabendo, por meio de seu amigo Jacob Black que Edward era um vampiro e que fazia parte de uma família que também compartilhavam o mesmo instinto.

Mas Bella já desconfiava que Edward não fosse um simples humano, ao salvá-la impressionavelmente de acidentes que seriam fatais a ela.

Imagem de Amostra do You Tube

Harry Potter

Assim como Crepúsculo, a saga literária Harry Potter já faz parte dos cinemas. Entretanto, a sua história escrita também é ótima, já que permite ao leitor viajar por dimensões desconhecidas de sua imaginação. A história, que conta a vida do bruxo com seus 2 amigos, ganharam reconhecimento internacional.

O primeiro livro da saga foi lançado em 1997: ’’Harry Potter e a Pedra Filosofal’’. Sendo esta a edição com mais vendagens da série: cerca de 120 milhões de unidades comercializadas.

Gossip Girl

Sendo uma série literária, tem como autora Cecily Von Ziegesar. O enredo gira em torno de adolescentes cercados pelo glamour em Nova York. O livro conta a vida deles na cidade estadunidense.

Aí estão alguns dos livros recomendados para os adolescentes.

Por Francisco Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>