Obras Brasileiras Que Viraram Novela

A cultura brasileira é bastante conhecida mundo a fora. Considerado o país do futebol e do carnaval, a terra tupiniquim também é uma referência quando se é referido ao assunto literatura e telenovela. Isso porque os autores brasileiros são muito traduzidos no exterior, como o escritor Paulo Coelho.

E, a qualidade de tais obras literárias contribuiu para que alguns folhetins de emissoras do Brasil fossem inspirados nelas. Muitas vezes, essas adaptações foram um sucesso de audiência e também de crítica.

https://www.youtube.com/watch?v= https://www.youtube.com/watch?v=y8uxrVsxNtI

E é exatamente isso que você irá conferir no nosso artigo de hoje. Aqui você conhecerá as obras literárias brasileiras que foram adaptadas para novelas e também minisséries. Vamos lá?

Obras Brasileiras que Viraram Novela

As obras literárias existentes no Brasil enriquecem e muito a cultura do país, visto que a literatura é um dos mais nobres e ricas áreas de um movimento cultural de um país. As emissoras de televisão, como Rede Globo, Record, as extintas TV Tupi e Rede Manchete são um exemplo de estações televisivas que apostaram em adaptações para a TV de livros consagrados da literatura brasileira. Confira algumas dessas produções.

Gabriela, Cravo e Canela

Escrito pelo autor Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela é o nosso primeiro exemplo de obra literária que foi levada para as telinhas.  O enredo conta a história de Gabriela, uma moça nordestina com uma beleza incrível numa inocência quase infantil. É disputada por vários homens onde mora. A TV Tupi fez a primeira adaptação, levando ao ar no ano de 1960, dois anos após a sua publicação (1958). Logo depois, em 1975, foi a vez de a Rede Globo levar o folhetim ao ar, consagrando atriz Sônia Braga no papel de Gabriela; e, no ano de 2012, novamente a emissora carioca faz o remake, agora contando com a atriz Juliana Paz no papel de protagonista.

Devemos dizer que o autor Jorge Amado será bastante visto neste artigo, isso se deve pelo grande número de obras suas adaptadas para a TV.

Tieta do Agreste

Novamente de autoria de Jorge Amado, escrita no ano de 1977, Tieta do Agreste foi levada até as telinhas pela Globo. O livro conta a história de Tieta, uma moça que pastoreava cabras pertencentes á seu pai. Até que, certo dia, seu pai se revolta e a expulsa de suas terras. Depois de passado um bom tempo, a moça, antes pastora, agora está totalmente transformada: Está rica e sente o poder à flor da pele. Isso causa todo um rebuliço e também grandes mudanças na cidadezinha onde vivia.

A novela foi exibida na emissora carioca dentre os anos de 1989 a 1990, sendo Betty Faria considerada a “eterna Tieta”, por tê-la interpretado ao lado do também veterano ator Reginaldo Faria. Recentemente, a novela Tieta foi lançada em DVD.

Cabocla

De autoria de Ribeiro Couto, em 1931, Cabocla é mais uma obra literária a virar uma telenovela. O livro relata a história de um jovem que adorava a vida boêmia que atendia pelo nome de Jerônimo. Mulherengo, é obrigado a sair do requinte e da badalação da cidade grande e ir para Vila da Mata, uma cidade do interior, para o sítio de um primo, por questões de saúde. É lá que conhece Zuca, uma moça típica do interior por quem tem paixão á primeira vista.

Teve, ao todo, três adaptações para a TV: a primeira foi em 1959; a segunda foi em 1974, tendo a atriz Glória Pires no papel de Zuca. E a terceira e última, em 2004, onde Vanessa Giácomo protagonizou ao lado do ator Daniel de Oliveira.

O Canto da Sereia

O Canto da Sereia foi escrito por Nelson Motta, e teve apenas uma adaptação para a TV, e, se comparado ás outras obras, bastante recente. Levado ao ar pela Globo como parte de sua programação especial de fim de ano, em Dezembro de 2012, a trama se desenrola ao tentar descobrir quem foi o responsável por atirar e acabar matando a cantora Sereia, ícone carnavalesca, em plena Terça Feira de carnaval. E inicia-se uma empreitada cheia de mistérios a se resolver. Logo, é descoberto que a morte de Sereia havia sido premeditada, partindo da própria cantora o desejo de morrer, por conta de uma doença. E, por isso, pedira a um grande amigo e fã para que a executasse no carnaval e, assim, nunca fosse esquecida pelos outros fãs.

Éramos Seis

Dessa vez iremos falar sobre uma autora. Sim. A obra literária “Éramos Seis” foi escrita por uma mulher, Maria José Dupré, e conta a história de uma mulher, Dona Lola,  que ganha a vida sob batalha para poder sustentar toda uma família. Já virou novela quatro vezes, uma vez pela Rede Record, em 1958, em 1967 e 1977 “Éramos Seis” foi adaptada pela finada TV Tupi, sendo a sua última adaptação feita pelo Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, no ano de 1994.

Sinhá Moça

Escrita por Maria Dezonne Pacheco, Sinhá Moça nos leva até os tempos de escravismo que ocorreram no Brasil. Sinhá Moça é filha de um dono de Engenho e, sendo contra o regime de escravidão, lutará com todas as forças para que isso acabe. Foi adaptado para a televisão por duas vezes: Em 1986, onde os papeis principais ficaram com Lucélia Santos e Marcus Paulo; e depois em 2006, onde Débora Falabella e Danton Melo dividiram os papéis principais.

A Escrava Isaura

Por Bernardo Guimarães, A Escrava Isaura já virou novela por duas vezes, a primeira vez foi pela Rede Globo, no ano de 1976, tendo Lucélia Santos como Isaura. E, em 2004, foi a vez de a TV Record fazer a sua adaptação do famoso livro que também já serviu de inspiração para vários filmes. Na Record, a atriz que interpretou Isaura foi Bianca Rinaldi, sendo que esse personagem a consagrou.

No enredo, Isaura era uma escrava de uma beleza que encanta qualquer um. Era aprisionada por Leôncio, filho de um senhor de terras que se apaixonou por sua beleza. Até que o pai de Isaura tentou resgatá-la pagando alguns contos de réis, o qual não aceitou. Assim, ela e o pai fogem para o Recife, em busca de segurança e vida nova.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.