Literatura Brasileira

A literatura

Foi durante o século XVI, incentivada que foi pelo descobrimento do Brasil, que a literatura brasileira propriamente dita surgiu partindo da atividade literária daquela época. A princípio se encontrava muito ligada à literatura metropolitana e só começou a alcançar sua independência com o passar do tempo e iniciou este processo no decorrer do século XIX com movimentos como o romântico e o realista e tendo atingido o ponto máximo com a Semana de Arte Moderna que aconteceu em 1922 e se caracterizou por ter rompido definitivamente com as literaturas que não pertenciam ao país e foi a partir do Modernismo e de suas gerações que se formaram as primeiras Escolas com escritores que de verdade eram independentes. Desta época temos nomes importantes como: Carlos Drumond de Andrade, Manuel Bandeira, João Guimarães Rosa, Cecília Meireles e Clarice Lispector. O Poder da Leitura é muito grande e a literatura que o Brasil produz tem um papel de muito destaque em âmbito cultural de nosso país.

Resumo

Resumo

Prosa

Pode-se considerar a carta de Pero Vaz de Caminha como sendo o primeiro documento da literatura brasileira, onde descreve o Brasil em 1500. Por dois séculos a literatura ficou restrita a descrições que viajantes faziam e a textos de Cultura Religiosa. Somente no século XVIII, na região das Minas Gerais foi que o neoclassicismo se espalhou. Por volta de 1836 o Romantismo atingiu a nossa literatura e teve seu nome maior em José de Alencar que exaltava no Brasil a Natureza e Sua Beleza, além dos indígenas. Depois foi a vez do Realismo com Machado de Assis que fundou a Academia Brasileira de Letras.

Livros

Livros

Osvaldo de Andrade e Jorge Amado foram nomes que surgiram após a Semana de Arte de 1922. Com o século XX vieram Clarice Lispector e Guimarães Rosa cotados entre os maiores escritores brasileiros de que já se teve noticias. Hoje temos Paulo Coelho, escritor brasileiro que é membro da Academia Brasileira de Letras com recordes de vendas no Brasil e também no exterior.

Literatura Brasileira

Literatura Brasileira

Poesia

Também com vários movimentos sendo o primeiro o Barroco com Gregório Matos com tradição oral. Prosopopéia de Bento Teixeira foi o marco que deu inicio ao Barroco. Também desse tempo é Manuel Botelho de Oliveira. Segue-se o arcadismo que tem Bocage m Portugal como principal representante, além dos brasileiros como Claudio Manuel da Costa e Tomás Antonio Gonzaga. O Romantismo nos trás Gonçalves Dias com o poema Canção do exílio e Não Esqueça Álvares de Azevedo e Castro Alves autor de Navio Negreiro e que de todos os tempos com certeza foi um dos maiores poetas. O Parnasianismo tem em Olavo Bilac a figura máxima. O Modernismo viria combater o Parnasianismo e dominar a cultura no Brasil do século XX com poetas de nome como Vinicius de Moraes, Carlos Drumond de Andrade, Cecília Meireles e Jorge Lima. Do Modernismo vamos ao Concretismo que trás poetas como Haroldo de Campos e Ferreira Gullar. Na poesia contemporânea temos Mario Quintana, Adélia Prado e outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.