Dicas do Livro Casamento Blindado

Um dos maiores fenômenos editoriais do momento é o livro “Casamento Blindado” do casal Renato e Cristiane Cardoso que apresentam o programa The Love School – A Escola do Amor, na Rede Record. Como muitos casais no começo da relação Cristiane e Renato enfrentaram muitas dificuldades e resolveram colocar esses questionamentos num livro para ajudar outras pessoas.

Como Nasceu o Livro

O casal junto há mais de 20 anos não começou muito bem o casamento em parte porque logo no começo foram morar nos Estados Unidos. As dificuldades de morar em outro país e o fato de não se conhecerem direito começou a desgastar a relação. Após algum tempo o casal encontrou uma forma de blindar o seu casamento contra os problemas do dia a dia.

Eles adotaram um filho e juntos escreveram no livro Casamento Blindado (Editora Thomas Nelson, 272 págs.), a venda em várias livrarias. Nesse livro eles contam a sua própria experiência e também vão a fundo na rotina de um casal mostrando quais são as principais dificuldades que podem aparecer e como contorná-las.

Dicas do Livro Casamento Blindado – Trabalhe Pelo Seu Casamento

O livro dá dicas e fala sobre situações específicas, mas e geral passa a mensagem de que para ser feliz é necessário batalhar pelo amor e pela construção de uma base sólida. Sem se dedicar e se mostrar disposto a arregaçar as mangas será difícil conseguir salvar a relação.

Diálogo Sempre

O casal diz em seu livro que o diálogo é fundamental e que não se deve esperar para dizer ao outro como está se sentindo. Deixar uma ferida aberta só vai piorar com o passar do tempo. Um segredo de uma união duradoura é estar disposto a dizer para o par o que está te incomodando e batalhar juntos para mudar essa situação.

Pense no Que Diz

Quando estamos nervosos, com raiva ou chateados acabamos não medindo as palavras que são usadas e muitas vezes coisas que magoam profundamente são ditas de forma leviana. Embora seja importante manter o diálogo e dizer o que lhe incomoda na hora evite se deixar levar pelo calor da emoção.

Se achar necessário descanse um pouco e peça um tempo antes da conversa. O nervosismo não é justificativa para agressões verbais, emocionais e nem físicas. É importante dizer que as agressões emocionais e verbais podem ser tão ou mais sérias que as físicas.

Melhore a Autoestima do Parceiro

Esse conselho é dado para as mulheres, mas também pode ser usado pelos homens. A dica é levantar a autoestima do par, ou seja, lhe fazer um elogio e dizer como gostou dessa ou daquela atitude. Os homens gostam de se sentir valorizados e isso ajuda que eles se aproximem da esposa. Cristiane diz que pode ser uma ideia tirar um dia para cozinhar algo de que o marido goste ou de esperá-lo perfumada e arrumada.

Aceite Pedidos

De vez em quando tirar um tempinho para atender os pedidos um do outro faz muito bem. Tente aceitar mais vezes os pedidos do companheiro que podem incluir comprar algo no mercado, colocar uma roupa para lavar ou pagar uma conta no caminho do trabalho. Desde que esses pedidos não abusem do seu tempo e não sejam difíceis de realizar não tem mal nenhum.

Não Jogue Nada na Cara

Tem pessoas que costumam dizer que perdoaram esse ou aquele comportamento do outro, mas na primeira oportunidade jogam na cara uma ação ou uma fala. Se você diz que esqueceu, esqueça de verdade e não misture as coisas. Se vocês tem um problema agora não fale ou brigue por problemas passados. Sendo assim tente ser sincero(a) se não perdoar algo que o companheiro(a) fez para evitar que se torne uma bola de neve.

Ore

O livro Casamento Blindado também destaca que além do trabalho em busca de manter a relação dos dois é importante que você ore para que Deus também ajude. Cristiane diz que é importante pedir que Deus toque no coração do seu marido e o ilumine para que queira ser feliz nessa relação tanto quanto você.

Saiba Quando Relevar

Talvez você se lembre de várias discussões que não valeram nem o tempo da briga, não é mesmo? Uma forma de evitar algo que só desgasta o casamento é aprender quando relevar. No momento em que perceber que o seu marido está começando uma discussão beba um copo de água, mas não engula a água por alguns minutos assim você não irá falar nada e terá tempo para pensar de que forma responder para acabar com a briga sem motivo.

Cuidado com Respostas Grosseiras

No corre-corre do cotidiano estamos sempre ocupados e pode ser que em algum desses momentos uma briga terrível comece simplesmente porque um disse algo ruim para o outro. Sendo assim antes de responder de forma grosseira ao outro pense em como você se sente. Assim que possível diga para o outro que você fica triste quando numa determinada situação recebe uma resposta grosseira, mas não responda no mesmo tom.

Tenha Vaidade

Isso vale para os dois, depois que diz sim não se tem permissão para perder a vaidade. Ao contrário é importante manter os cuidados consigo mesmo para parecer sempre mais atraente para o outro. Em primeiro lugar a vaidade é necessária para a sua autoestima e em segundo ninguém quer ficar com uma pessoa desgrenhada e mal vestida, não é mesmo?

Cuidado com as Piadas

Um dos principais motivos de separação é o que um fala sobre o outro para os amigos do casal. Mesmo que você tenha uma piada ou uma história muito engraçada do outro para contar evite. Para o outro pode parecer falta de amor uma vez que o par lhe vê como uma pessoa inferior. Não exponha as falhas e fraquezas do outro para todos.

Com essas dicas você pode começar a blindar o seu casamento contra os principais motivos de brigas e discussões que culminam em separação. Lembre-se de que o amor que uniu o casal em princípio é o que manterá os dois juntos com muita compreensão e solidariedade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.