Como Incentivar a Leitura aos Jovens

Não é fácil fazer com que um jovem se interesse pela leitura, principalmente, se esse hábito não foi introduzido quando ele ainda era uma criança. Aliás, não quer dizer que na fase infantil também se trata de um tarefa fácil, pelo contrário, as crianças têm muita energia e gostam de estar em movimento. Como a leitura exige um momento de concentração e de sossego, pode ser um grande desafio colocar uma criança na frente de um livro por muito tempo. Mas, é desse momento que os pais devem começar e se perderam tempo devem tentar recuperá-lo enquanto os filhos ainda são adolescentes.

Para que um adolescente tenha interesse pela leitura ele deve encontrar estimulo e prazer em fazê-la e não uma obrigação imposta pelos pais ou professores. Tudo aquilo que é mostrado para um adolescente, mais ainda para os rebeldes, como algo obrigatório, automaticamente fica sendo insuportável para eles e um desafio para você. Por isso, a leitura deve ser vista pelos seus filhos ou alunos, no caso de professores, como um momento de deixar o mundo real e viver uma aventura, uma história nova, com lugares e personagens interessantes. Tem que ser um momento prazeroso e interessante.

O adulto, normalmente, diz que não lê porque falta tempo. O trabalho é sempre o grande vilão e o adolescente, por sua vez, tem muitos compromissos para “perder tempo” com um livro. E parece difícil convencê-los do contrário, mas não é bem assim. O primeiro passo seria transformar qualquer que seja o “impedimento” em um motivo para falar da leitura na rotina diária. Se o adolescente não quer deixar de sair com os amigos para dedicar-se a leitura, proponha que ela seja feita no trajeto da escola para casa. É claro, que se ele não tem o menor interesse e não encontra um livro na frente não irá atrás de um nunca. Então, capriche nos títulos da biblioteca da sua casa.

O Exemplo dos Pais é Importante Para Criar o Hábito da Leitura nos Filhos

Os pais que querem incentivar os filhos ao hábito da leitura, mas que não leem um livro faz anos e não conversam sobre o assunto, certamente não são os melhores exemplos. Uma maneira de despertar a curiosidade dos jovens para a leitura é fazer com que ela faça parte do cotidiano da casa. O filho precisa ver que os pais estão sempre “devorando” algum livro, mesmo com o dia lotado de tarefas.

Um erro muito comum ao tentar fazer com que um jovem tenha interesse pela leitura é obrigá-lo a ler o que a própria pessoa gosta. Criar um hábito em um adolescente e ainda por cima ditando regras é o pior caminho. Se a primeira vez que ele decidir comprar um livro, o título te parecer estúpido, não fale nada. A última coisa que ele precisa é acreditar que o ler é realmente alguma coisa muito “chata”. Deixe ele folhear as páginas, ler um trecho ainda na livraria, não mostre esse ou aquele livro, deixe-o completamente livre. O primeiro passo é criar o hábito da leitura e depois, você pode pensar em introduzir os clássicos entre a leitura do seu filho. Melhor ainda, se ao terminar o livro, o pai ou a mãe, o leia e depois converse com o adolescente sobre a história. A troca irá ajudar em aumentar o interesse pelos livros, em geral.

Unir a Internet com a Leitura

Pais e professores estão enfrentando um verdadeiro “vilão”, a internet. Estudiosos não cansam de defender a tese de que a tecnologia está fazendo, principalmente dos adolescente, mais preguiçosos  menos cultos. É bem comum encontrar um adolescente mais interessado no mundo que oferece a navegação do na leitura de um livro. Mas, não se trata de um problema sem solução. O melhor é unir o útil ao agradável. Existem blogs e sites especializados em livros, então, apresentá-los ao seu filho pode ser uma maneira de ele perceber que ambas as coisas podem fazer parte da vida dele. O pior problema será dizer que ele não lê porque passas horas na frente do computador. Ele fará a matemática: leitura é igual a menos computador e o resultado será: melhor ficar com o computador.

Como Fazer com que os Jovens se Interessem Pelos Livros Clássicos

Esse pode ser um desafio maior ainda e é melhor que ele venha depois de introduzir os livros na vida do seu filho. Para começar não separe e nem deixe que ele o faça, os livros em “legais” e “chatos”. Será, com certeza, a opinião do seu filho em relação aos livros que a escola “manda” ler, aqui já começa o problema.

É bem evidente que ele irá preferir livros introduzidos principalmente pelo marketing que os envolve, como o simpático “Harry Potter”, o que não é um problema. Não cometa o erro de implicar.

Então, as dicas dos pedagogos é que pais e professores deixem que os filhos leiam os livros “comerciais” e proponha os clássicos como uma forma de comparar, de falar sobre as diferenças. E mesmo que ele não goste de um livro clássico, não prepare aquele discurso negativo. Aceite os comentários e continue incentivando, por exemplo, dizendo que “talvez” aquele outro título seja melhor.

Outras Dicas Para Incentivar a Leitura aos Jovens

  • Faça a mediação entre o seu filho ou aluno e os livros

Eles só irão acreditar que ler é realmente muito bom se estiverem de frente para pessoas que

são apaixonadas por livros. Se os pais ou professores não conhecem nenhum livro, como os alunos e filhos podem acreditar que se trata de um bom hábito. E não deixe de ler aqueles livros que os seus filhos se interessam, mesmo que não interesse a você.

  • Faça o contexto da leituraSempre que possível, não exagere, comente sobre livros e histórias. Em um assunto banal do dia a dia cite um personagem de um livro e o nome do mesmo. É um modo de fazer com que o adolescente tenha curiosidade em conhecer melhor aquela história. Esse tipo de trabalho na sala de aula deve ser feito com planejamento e uma das melhores maneiras para incentivar a leitura é deixar o livre debate depois dela.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.