Best-Seller: O Que é e Quais São os Melhores?

Best-Seller significa mais vendido em inglês. Esse termo é usado para designar os livros que são mais vendidos, chamados de literatura de massa. É definido como sendo extremamente popular entre os leitores, pois muitos dizem que pelo fato do livro estar sendo bem vendido, ele deve ser excelente.

As pessoas apenas deduzem se o livro é bom antes mesmo de sequer ler a sinopse dele, mas os críticos dizem o contrario. Os fatores que também fazem com que um livro se torne um best-seller são suas adaptações e traduções para diferentes idiomas do mundo todo.

Best Seller O Hobbit

Best Seller O Hobbit

Inicio do Best-Seller

O Best-Seller era usado somente para classificar os livros mais vendidos dos Estados Unidos, mas atualmente essa expressão é usada no mundo todo para indicar os livros mais vendidos no mercado editorial.  O inicio do best-seller veio junto com o surgimento da empresa, sendo o livro da época mais vendido “Virgílio” com 385 edições, ou seja, 300 mil exemplares, isso no século XVI.

Somente em 1895, a primeira lista dos best-sellers foi apresentada pela revista “The Bookman”, dos Estados Unidos. Essa prática se estendeu rapidamente a todo o país, continuando atá hoje, mas agora mundialmente. Algumas listas referências são: “Publishers Weekly” e “The New York Times”, isso nos Estados Unidos, já na Europa é a lista “The Sunday Times”.

The Bookman Best-Seller

The Bookman Best-Seller

Como um livro se torna um Best-Seller

Para ser um best-seller é necessário apenas ser um livro, pois qualquer tipo deste pode se tonar um sucesso de vendas, como: Romances, livros técnicos, histórias de suspense, manuais, etc. Mas algumas obras, como de Shakespeare, não são colocadas nessas listas, pois já no século XIX eram best-sellers na Inglaterra. Outro livro que não é colocado na lista é a Bíblia Sagrada, que já possui tradução para mais de mil idiomas, são contadas apenas as coleções clássicas e as adaptações para as crianças.

O fato de um livro se tornar um best-seller não é apenas pela sua qualidade, existem outros fatores. Um crítico literário falou que o best-seller possui soluções narrativas e conteúdos que atraem o grande público, auxiliando as vendas. A publicidade externa é um auxílio para as vendas com anúncios diretos e indiretos, e também as internas, que é o próprio livro sendo feito de uma boa qualidade.

A Menina que roubava livros - Best Seller

A Menina que roubava livros – Best Seller

Para um livro ser um best-seller não é preciso apenas vender muito, isso não é suficiente para ganhar um lugar de destaque na história. Existem vários exemplos de livros que se tornaram best-sellers, mas com o tempo eles vão sendo ignorados e esquecidos por todos. Por exemplo, Guerra Junqueiro vendeu muito mais livros do que Antero de Quental, mas a história se encarregou de não olhar a circunstância para nomear Antero como um dos maiores escritor de Portugal, junto de Luís Camões e de Fernando Pessoa.

Mas há também outros requisitos para um livro se tornar um best-seller como os fatores demográficos, pois se um livro é muito vendido. Por exemplo, o número de venda de livros no Brasil não é o mesmo número de que é vendido em Portugal, há também os fatores linguísticos e econômicos.

Os maiores Best-Seller de todos os tempos:

Drácula:

Esse foi o livro que definiu como os vampiros são caracterizados hoje. Essa história é contada por meio de algumas cartas e anotações de um diário de Jonathan Harker. Ele foi aprisionado por Drácula em seu castelo, enquanto o vampiro procurava três mulheres para transformá-las em harpias, para só assim poder se reproduzir.

A primeira vitima, Nina Harker, era a esposa de Jonathan. O único que podia impedir essa criatura era o professor Abraham Van Helsing, que combatia criaturas das trevas.

Arte da Guerra:

Essa é uma obra de autoajuda, a mais lida da literatura mundial. Esse livro foi escrito pelo general Sun Tzu e é um manual de guerra. Normalmente é procurado por alguns executivos e empresários que desejam eliminar a concorrência que possuem, buscando sempre alcançar todos os seus objetivos.

Esse livro, nesses últimos tempos, teve um aumento grandioso nas vendas pelo surgimento de formatos de livros de bolso, sendo menores e bem mais baratos.

Dom Casmurro:

Essa é a obra mais popular do autor Machado de Assis, considerada a mais intrigante de sua carreira. Na história há um mistério que é: Afinal, Capitu traiu ou não Bentinho? Mas muitos falam que nem mesmo Machado de Assis sabia dar essa resposta. O foco desse livro é o complexo de corno que Bentinho possuía.

Morro dos Ventos Uivantes:

Esse livro é considerado por muitas pessoas um dos melhores já lançados. Ele é de autoria de Emily Bronte. Este livro irá tratar do assunto vingança, mostrando até onde a sede de vingança leva as pessoas e como ela afeta a todos os envolvidos.

A história começa com um menino que foi adotado por um homem rico e bastante generoso, sendo criado como seu legítimo filho, causando inveja aos filhos biológicos. O pai deles morre e o filho adotivo é expulso da casa por seus irmãos. Anos depois, os irmãos ficam falidos e ele rico com uma grande sede de vingança contra aqueles que o renegaram.

Orgulho e Preconceito:

Esta é uma história de amor em que no final tudo da certo. É um romance da autora Jane Austen e é o maior sucesso entre as mulheres. Elizabeth Swan é uma mulher de mentalidade bastante perspicaz que tem uma grande antipatia por Darcy, que é o homem mais rico de toda a região.

Com o passar do tempo, Darcy começa a sentir uma forte atração por Elizabeth, mas como ele possui muito orgulho, irá lutar contra seus sentimentos. Então, eles começam a sair com mais frequência, apesar de sempre discutirem. Leia o livro e saiba como termina essa bela história.

Matadouro 5:

Esse livro é bastante diferente, pois é considerado como louco, mas é um dos mais geniais de toda a história da literatura. Nesse livro, o autor irá satirizar a Segunda Guerra Mundial.

O personagem principal desta obra é um oftalmologista que sofre com problemas de sono, fazendo com que ele durma em qualquer lugar, até mesmo em pé. Em cada cochilo que ele dá, acorda em uma época diferente, relembrando de quando ele foi prisioneiro de guerra dos nazistas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.