Análise Comportamental da Obra – A Metamorfose (Kafka)

Polemico

É muito dificil conviver com as diferenças. Pelo menos é o que o escritor Kafka mostra brilhantemente, na sua obra A Metamorfose. No inicio do livro temos a descrição da transformação de Gregor Samsa , personagem central,em um inseto monstruoso. Logo no início, Kafka não dá uma explicação científica para o fato.

A partir daí começa a mostrar a posição do protagonista e de sua família diante do inusitado acontecimento .Em um primeiro momento, ele duvidou de sua metamorfose e pretendia continuar sua vida de trabalho, de rotina de uma forma normal. Quando percebe sua transformação, a impressão que se tem é que nenhum sentimento de revolta passou pela sua cabeça, ao contrário, aceita passivamente o novo acontecimento ,talvez por ter sido uma pessoa submissa durante toda sua vida .

Gregor assume a dívida de seu pai e trabalha para sustentar a familia Sonha, no entanto, o dia em que possa se libertar. O fato de se transformar em monstro é o que ele precisava para conseguir seu intento. Mas teve de pagar um um preço muito alto pela sua ousadia. A presença do seu chefe em sua casa, mostra o papel que representava não só na vida familiar, como também profissional, de homem cumpridor dos seus deveres. Na realidade muitas pessoas que se encontram nessa situação de passividade , gostariam de se transformar em um grande inseto, para mudarem suas vidas.

A familia de Gregor é, composta de pai, mãe e irmã , sendo o pai ,uma presença autoritária, a mãe figura frágil , sem muita personalidade, e sua irmã um pouco alheia a tudo. Na verdade, várias famílias são assim compostas. O protagonista parece ser uma pessoa sensível e de bom coração, mas também submisso. O interessante na sua metamorfose é que ele continua com a inteligência e sentimentos humanos, apesar de ninguém compreender isso.

A reação de sua família e de seu gerente é de nojo ; o pai principalmente parece destestar aquele imenso inseto. Essa situação , no entanto, não parece surpreender Gregor, pois ele já esperava que assim fosse. A narração segue com a relação de Gregor com a sua irmã. É ela que inicialmente cuida de sua sobrevivência, o alimentando, talvez porque em um momento tenha sido descrita como inútil, e as diferenças se aproximam.

Na realidade, o que parece é que seu pai não tinha muito respeito, pelos dois filhos. Todos da família esqueceram que aquele monstro repugnante era na verdade seu filho e irmão. Ele era útil enquanto podia pagar as despesas da familia , quando podia contribuir com o dinheiro de seu trabalho. Agora ele não podia fazer nada disso, ele era diferente e tudo que é diferente tem que ser separado e rejeitado. Mesmo a irmã que parecia ter mais paciência, pois cuidava dele, fazia isso com grande esforço e repugnância.Todos pareciam acusar Gregor, como se ele fosse o culpado de sua metamorfose. Sua relação mais conflitante , era com seu pai, chegando este a agredi-lo, provocando-lhe um ferimento.

Há uma total falta de respeito de todos da casa ,fato comprovado quando se menciona que seu quarto , havia se transformado num depósito e até a empregada da casa o tratava como bicho sujo. A obra é concluida quando a família que antes vivia às custas de Gregor, teve de trabalhar para pagar as contas do mês,inclusive alugando os quartos de seu apartamento para inquilinos.

Há uma parte do livro que narra que sua irmã começou a tocar violino, esse era o grande sonho dela; no entanto, sua música não foi apreciada pelos novos habitantes da casa, sendo profundamente apreciada por Gregor. Nesse momento, ele se aproxima da sala para melhor escutar a melodia, e é visto pelos moradores, o repudiam , além de toda sua família . Na realidade parece que houve uma inversão de sentimentos, Gregor como o enorme inseto tinha sentimentos e emoções , ao passo que sua família parecia ter um sentimento animal irracional, apesar de suas formas humanas. Para o alívio de todos, Gregor morre e é assim que todas as diferenças, segundo algumas pessoas, devem ser tratadas, segregadas , até que morram para alívio de todos os individuos considerados normais.

Insetos

Análise Psicológica do Autor

Numa análise psicológica mais profunda, esse personagem parece estar interligado a Kafka. Lendo a biografia do autor, obtem-se a informação que ele era filho de pai autoritário ,que tentou fazê-lo sentir um complexo de inferioridade durante toda sua vida. Na história, há a presença de um pai que não aceita diferenças. Em muitas situações parece-que não é o personagem que registra a posição de seu pai, mas sim Kafka. O distanciamento do pai para com o filho , descrito no livro,pode ser o mesmo vivido por ele enquanto escritor, profissão não estimulada pelo pai. Seja como for, essa obra prima serve como reflexão para a pessoa que num dado momento, teve o privilégio de ter contato com ela e mais que isso, teve a possibilidade de refletir sobre o tema de uma forma consciente e , livre de preconceitos , provocando uma mudança em seu modo de agir com quem é diferente do padrão de normalidade

Diferença

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Livros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.