Lírio-da-Paz: Uma Flor Com Grande Simbologia

Todos dias no mundo, as pessoas pedem paz para tornar o universo um lugar melhor. Cuidar do meio ambiente e implorar para que não haja mais guerras é um dos métodos utilizados pelos pacifistas, que sempre pedem por um mundo melhor. Porém, não são só os seres humanos que pedem pela paz universal e sim as plantas presentes em diversas partes do planeta. Neste artigo, conheça o lírio da paz, a planta que é colocada em igrejas, buquês e outros arranjos para indicar apenas um pedido: a paz em todos os locais do mundo!

Informações Gerais

O lírio-da-paz é uma planta herbácea de nome científico Spathiphyllum wallisii. Além do nome dado pelo botânico descobridor da espécie, a planta possui diversos nomes populares. São eles:  Lírio-da-paz, Bandeira-branca e  Espatifilo. Para designar características ainda mais específicas, a planta foi inserida dentro da família . Além disso, passou a pertencer às categorias   e  por causa de suas outras funções. Os climas mais propensos para a sua criação são   e .

Lírio da Paz

Lírio da Paz

Origem

Os primeiros registros da planta forma encontrados em alguns países da América do Sul, incluindo a Venezuela e a bela Colômbia.

Descrição

A planta conhecida como lírio da paz é usada para fins decorativos, tanto interno quanto externos. Seu comprimento ou altura não chegam a ultrapassar os 40 cm. Por isso, é considerada uma espécie de pequeno porte. Seu nome científico é baseado no nome de Gustav Wallis , um pesquisador botânico alemão.Muitos estudiosos dizem que as primeiras plantas foram encontradas na América do SAul, mas a primeira espécie e verdadeira foi registrada há alguns séculos atrás na América Central.

A espécie de coloração branca que que muitas vezes é comparada com os tons da neve, simboliza a paz e as energias positivas. Em ambientes mal iluminados e com o passar do tempo, esta espécie pode ser tornar esverdeada, perdendo a sua principal característica. A folhagem da espécie é muito chamativa, já que é compstoa por um verde escuro e muito brilhante, chamando a atenção de diversos jardineiros pelo mundo. A combinação de branco com o verde geralmente faz com que ela se torne famosa para locais decorativos, Ela também pode ser usada para incrementar buquês de flores e locais internos.

No verão, o lírio-da-paz possui um crescimento muito rápido e seus ramalhetes acabam se tornando extremamente mais volumosos do que em qualquer outra época do ano.

Semelhanças

O seu jeito ornamental e super decorativo, faz com que o lírio-da-paz seja comparado com outras espécies também feitas para o design. Uma delas é a Spathiphyllum cannifolium, possuindo quase as mesmas características de cultivo do lírio-da-paz.

Floração

A espécie, com  suas flores brancas e reluzentes, podem florescer no verão, onde as mudas ficam mais numerosas e resplandecentes. Na primavera, assim como toda e qualquer espécie, a planta também pode florescer sem maiores problemas, desde que esteja sob formas de cultivo eficientes. As pétalas e as folhas da planta não possuem qualquer perme e esta pode ser uma grande desvantagem do lírio-da-paz em relação à outras plantas do mesmo gênero.

Quando colocadas em ambientes fechados, é lembro bom ficar atento ao surgimento das novas flores. Em temperaturas baixas, que chegam até mais ou menos os quinze graus, a floração se torna ineficaz e as flores brancas da espécie custam a surgir. Por isso, é recomendado planta-la em locais de clima tropical, ainda mais se ela for cultivada em um ambiente externo.

Modos de Se Plantar

Uma das formas de se plantar a espécie é usando bordaduras e maciços como principal forma de cultivo. Assim, elas podem decorar salas de estar, de jantar, quartos, escritórios, bem como varandas, pátios, quintais e jardins maiores. Os lírios-da-paz podem ser plantados em vasos e acabam sendo protegidas por muros, árvores ou outras coberturas.

Formas de Cultivo

As formas de cultivo da espécie são bastante simples e requerem apenas algumas formas bem básicas para a sua plantação eficaz. Elas adoram a meia sombra e detestam o sol pleno irradiando sobre as suas belas folhas verdes. Elas também crescem sob a luz do sol, mas tendem a se tornar esverdeadas por muito mais tempo. Nestas condições, as suas folhas e também as flores podem ficar muito amareladas, sem poder retornar ao seu tom original. Uma curiosidade sobre o seu cultivo é que esta espécie pode ser colocada em locais quase sem iluminação natural nenhuma, apenas sendo iluminada por lâmpadas, por exemplo. Em solo fértil e cheio de matéria orgânica, esta planta pode crescer mais rapidamente e de forma saudável. As adubações anuais e regas frequentes fazem as plantas se desenvolver bem, garantindo o visual específico do lírio-da -paz. Para proteger a sua planta, não deixa em locais com temperaturas muito baixas, pois elas não toleram o frio e muito menso as geadas que existem em algumas partes do Brasil.

Com relação a preparação do solo, é preciso ficar bem atento. Além da boa adubação e da colocação da matéria orgânica, as terras de plantio devem ser bem drenáveis. O lírio-da-paz não tolera encharcamentos em seu caule e muito menos em suas raízes subterrâneas. Em baixa umidade relativa do ar, também é preciso ficar de olho no crescimento da espécie, visto que ela não se desenvolve bem nestas condições climáticas. Com aproximadamente 30% de umidade, a floração já não se desenvolve e as mudas não crescem de forma saudável. Na hora das regas, preste a atenção para não deixar as terra úmida demais, embora o lírio-da-paz goste bastante de irrigação.

Para Reproduzir A Espécie

Através da divisão de touceiras, a planta pode se propagar. As numerosas mudas acabam renascendo perto da planta-mão ou da original. Em qualquer época do ano, especialmente no verão, elas podem ser separadas da planta-mãe a fim de formar outras mudas mais jovens. Com o auxílio de uma faca, comece a separar as raízes da espécie de forma a ajudar na multiplicação das mudas.

Linda

Linda

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.