Lamborghini Murcielago

O Lamborghini Murciélago foi apresentado ao mercado de carros esportivos em 2001 para entrar na linha 2002 com um grande desafio substituir o lendário Lamborghini Diablo. Após a apresentação oficial ainda foram lançadas as versões Roadster e LP640, sobre as quais falaremos mais um pouco adiante.

Esse carro esportivo dos sonhos tem divulgação feita em jogos como Midnight Club: Los Angeles, Midnight Club 3: DUB Edition, jogos da série Need for Speed e Gran Turismo 5. Uma curiosidade sobre o carro é que logo que ele foi anunciado o ex-jogador de fitebol Romário já encomendou a sua unidade. Romário é um grande fã de carros esportivos e já havia tido um Diablo e também um Countach, a Lamborghini o tem na lista de clientes preferenciais. Vamos saber mais sobre esse esportivo cheio de energia?

Perfil do Murciélago

O Murciélago trouxe uma grande inovação para a Lamborghini, pois é o primeiro carro da montadora a ter a sua carroceria totalmente feita de fibra de carbono que tem como função aliviar o peso. Até então a Lamborghini fabricava carros com 100% de aço e tem rodas de 18 polegadas com pneus de perfil extremamente baixos, 245/35 nas rodas dianteiras e 335/30 nas rodas traseiras.

Outro ponto que chamou a atenção para esse esportivo é que cada cavalo carrega somente 2,6 kg/cv. Numa rápida comparação com a novíssima Ferrari 458 Itália, o Murciélago, fica somente um pouco atrás já que na primeira se tem uma relação de 2,42 kg/cv. Os dois modelos conseguem o feito de acelerar de 0 a 100 km/h em somente 3,4 segundos. Esses dados são dos fabricantes. Contudo, somente o modelo esportivo da Lamborghini consegue chegar a 345 km/h, isso é 20 km/h a mais que a Ferrari 458 que é a sua concorrente direta.

Versão LP 670-4 SV (Super Veloce)

A versão LP 670-4 Super Veloce conta com motor de 6.5 litros V12, a sua potência é de 670 cv. Como tem uma relação de peso e potência da ordem de 2,3 kg por cavalo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em somente 3,2 segundos. De acordo com a Lamborghini atinge a marca de 342 km/h.

Versão LP 670-4 SV

Versão LP 670-4 SV

Versão LP 640-4

A versão Murciélago LP 640-4 foi apresentado para o mundo no ano de 2006 na edição do Salão do Automóvel daquele ano em Genebra. O nome do carro é uma combinação do nome Murciélago e a designação alfanumérica que se refere a orientação do motor junto com a sua potência atualizada. O deslocamento foi aumentado para 6,5 litros e o carro fez 640 PS a 8000 rpm.

Versão LP 2000-2 SVTT

Versão LP 2000-2 SVTT

Versão LP 2000-2 SVTT

Um modelo Murciélago SV tem um motor de alimentação V12 670 HP, isso torna esse carro extremamente potente. Para tornar o carro ainda mais esportivo e poderoso foram criados sintonizadores e um deles é o Dynamics Sintonia que apresentou um pacote de ajuste LP 2000-2 SVTT que também pode ser chamado de “The Stig”.

Os mais atentos já observaram que o SV LP2000-2 aumentou a saída do V12 a partir do padrão de 670 HP para incríveis 2.000 HP. O TT presente no nome da versão dá uma dica de que esse aumento substancial foi conseguido por meio do uso de um par de turbos twin. Esse modelo ainda se destacou por ser 550kg mais leve do que o SV padrão o que também ajuda no aumento da potência. Com isso o carro deve ter desempenho bem mais interessante.

aventador_sv_by_wizzoo7-d5dznhi

Versão LP 2000-2 SVTT

Lamborghini por Audi

O Lamborghini Murciélago quando foi lançado foi considerado o melhor Lamborghini feito até então. Os seus 4,58 metros de comprimento por 2 metros de largura contam com volumes geométricos. O desenho da escultura desse carro foi feito pela equipe de Luc Donckerwolke, da Audi. A ordem para que isso acontecesse foi de Ferdinand Piëch, então o chefe do Grupo Volkswagen.

Existe um boato de que Piëch não teria gostado do trabalho de design produzido por Zagato para o modelo sucessor do Diablo e então encerrou o projeto L147. Essa interrupção abrupta provocou uma grande corrida entre os estúdios de design mais prestigiosos do mundo Giugiaro, Bertone, Gandini e até o rejeitado Zagato.

Um dos destaques positivos do trabalho da Audi em relação ao Lamborghini é que interferiu bem pouco no estilo do carro. Existem mínimos elementos que não tem identificação com a marca italiana. Podemos citar o apoio para as mãos do passageiro que fica no console central que foi inspirado no TT Audi.

Murciélago – Morcego

O nome mais cotado para o mais espetacular de todos os Lamborghinis era “Canto”, mas foi deixada de lado para usar “Murciélago” que é uma palavra pronunciada sem dificuldades somente pelos espanhóis. O significado é morcego e se refere a um touro que no dia 5 de outubro de 1879 foi poupado pelo toureiro devido a sua intensa disposição para combater.

Um Verdadeiro Lamborghini

Mesmo tendo o seu projeto desenvolvido pela Audi, o Murciélago, é um carro que pode ser definido como um Lamborghini em todos os detalhes. Podemos observar o formato em cunha que lembra o Countach bem como a posição mais avançada da cabine que lembra a do Diablo. Já a tampa do motor é entrecortada com persianas como acontecia nos modelos Miura.

As portas com estampas e se abrindo como uma tesoura também são toques muito próprios da Lamborghini. Nesse modelo o 12 cilindros também está instalado na parte central do carro com uma caixa de marchas que fica logo a frente do motor. Aliás, devemos destacar que se trata quase do mesmo motor do Diablo GT, mas com 5 cavalos extras. 

Os mais apaixonados irão observar ainda que o equipamento foi rebaixado em cerca de 5 centímetros usando um cárter seco de maneira que o reservatório de óleo não fica sob o motor. Com essa mudança o centro de gravidade foi alterado, o carro ganhou mais aerodinâmica. Para garantir que a sua usina fique na temperatura correta o carro ganhou o VACS que na tradução do inglês significa “sistema de refrigeração variável”.

Em relação ao aerofólio do Murciélago podemos fazer uma comparação com o aerofólio dos carros Porsche que contam com inclinação de 50 graus a partir de 130 km/h e após os 220 km/h tem inclinação de 70 graus. Quando está numa velocidade abaixo dos 130 km/h permanece fechado.

Posts Relacionados

Aproveite para conferir uma incrível reportagem sobre a fábrica da Lamborghini e saiba de onde vem está máquina. Saiba maiores informações sobre modelos como a Lamborghini Diablo e suas versões e também sobre a Lamborghini Reventon.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.