Jogos dos Povos Indígenas

Os jogos indígenas brasileiros são uma tradição que foi criada em 1996, pelo Comitê Intertribal. O lema desse jogo é “O importante não é vencer, e sim, celebrar”. A importância desses jogos para os índios é muito grande, pois foi assim eles começaram a realizar competições. Este projeto foi criado junto do Ministério do Esporte do Brasil e com a FUNAI.

I Jogos Olímpicos dos Povos Indígenas: Na primeira edição dos jogos indígenas participaram quatrocentos atletas, que eram de aproximadamente vinte e nove tribos. Esta disputa aconteceu na cidade de Goiânia, no estado de Goiás, em 1996. Mas essa reunião de várias tribos não foi muita harmoniosa, pois foi a primeira vez que tantas delas ficaram juntas em um mesmo lugar e não se pode esquecer de que cada uma dela possui uma etnia diferente. O próprio público da cidade assistia aos jogos que eram realizados. Neste evento teve futebol, natação, voleibol, atletismo, arco e flecha, arremesso de lança e corrida de tora.

II Jogos Olímpicos dos Povos Indígenas: A segunda edição dos jogos indígenas foi realizada entre o dia quatorze e vinte de outubro de 1999, sendo sediado na cidade de Guaíra, no Paraná. Desta vez foram acolhidos quinhentos índios de aproximadamente vinte e cinco tribos diferentes, que se prepararam bastante para disputar treze modalidades. As modalidades foram às mesmas praticadas na primeira edição e algumas tribos mostraram seus esportes típicos de suas etnias.

III Jogos Olímpicos dos Povos Indígenas: A terceira edição desses jogos foi realizada em Marabá, no Pará, entre os dias 15 e 21 de outubro de 2000. Participaram desta edição cerca de trinta e quatro tribos diferentes, totalizando novecentos atletas, em uma grande “aldeia olímpica”. Nesta terceira edição as tribos começaram a entender o verdadeiro propósito destes jogos que é mostrar a cultura de seu povo para todo o país. De todas as outras modalidades as que se mais destacaram foram as culturais, como pinturas no corpo, danças típicas, cantos, artesanato, entre outros.

IV Jogos Olímpicos dos Povos Indígenas: Nesta quarta edição, a cidade de Mato Grosso do Sul foi a escolhida para sediar os jogos olímpicos indígenas. Desta vez foi realizado em 2001 e foram acolhidos no local dos jogos mais de oitocentos e cinquenta atletas, de cerca de quarenta tribos que se empenharam para participar desta olimpíada.

Outro ponto positivo desta olimpíada é que ela traz para as tribos indígenas, que na maioria das vezes vivem em locais isolados no meio da mata, um espírito de confraternização, uma união entre várias e diferentes etnias. Desta vez foram praticadas pelos atletas indígenas apenas onze modalidades esportivas dentre elas: arco e flecha, canoagem, natação que desta vez e em água aberta, cabo de guerra, entre outras.

no images were found

V Jogos Olímpicos dos Povos Indígenas: Esta quinta edição dos jogos olímpicos foi realizada no ano de 2002 e foi realizada entre os dias quatorze e vinte e um do mês de setembro. Desta vez, os jogos olímpicos indígenas foram sediados novamente pelo estado do Pará na cidade de Marapanim, que contou com a presença de mil e cinquenta atletas indígenas que eram de mais de sessenta tribos diferentes. Neste ano houve uma novidade, também participaram atletas indígenas canadenses que vieram de seus país ajudar o Brasil e seu próprio país em relação aos desportivos culturas e também de eventos.

VI Jogos Olímpicos dos Povos Indígenas: A sexta edição dos jogos olímpicos indígenas foi realizado entre os dias um e oito de novembro de 2003, sendo o primeiro a ser realizado em uma praia na Praia Graciosa na cidade de Palmas no estado do Tocantins. Neste local foram reunidos mais de mil indígenas, que eram de trinta e duas tribos diferentes. Além das tribos brasileiras esta edição também contou com a presença de tribos canadenses e também da Guiana Francesa. Como nas outras edições eram disputadas modalidades padrões e também culturais.

VII Jogos Olímpicos dos Povos Indígenas: A sétima edição dos jogos olímpicos dos povos indígenas foi realizada em 2004 de dezenove a vinte e sete de setembro, sendo sediado na cidade de Porto Seguro, no estado Bahia e foi realizado na Reserva da Jaqueira.

VIII Jogos Olímpicos dos Povos Indígenas: A oitava edição dos jogos olímpicos dos povos indígenas foi sediada na cidade de Fortaleza, no estado Ceará, sendo realizado entre os dias dezoito e vinte e seis de 2005.

IX Jogos Olímpicos dos Povos Indígenas: A nona edição dos jogos olímpicos dos povos indígenas foi realizada no ano de 2007 entre os dias vinte e quatro de novembro ao dia primeiro de dezembro, e foi sediada pela cidade de Recife e Olinda que são do estado de Pernambuco.

X Jogos Olímpicos dos Povos Indígenas: A décima edição dos jogos olímpicos dos povos indígenas foi realizada entre os dias três e sete de 2009 na cidade de Paragominas, no Pará. Estes sete dias de competição e também de várias apresentações culturais foram realizadas por mais de mil atletas indígenas que eram de cerca de trinta e cinco etnias, que vieram de varias regiões do país.

Para esse evento na cidade teve que ser construída uma grande “arena indígena”, no Parque Ambiental Municipal, para que o público pudesse assistir e torcer por seus favoritos foi construído todo um suporte como arquibancadas.

XI Jogos Olímpicos dos Povos Indígenas: A décima primeira edição dos jogos dos povos indígenas foi realizada em 2011 entre os dias cinco e doze de novembro, no município de Porto Nacional no Tocantins, que fica a 60 Km da capital do estado Palmas. Desta vez participaram do evento mais de mil e quatrocentos atletas indígenas e de mais de quarenta tribos diferentes, que vieram participar, sendo eles de toda região do país.

Nesta edição os valores dos indígenas foram tratados com ainda mais ênfase, pois foi o ano que estava acontecendo a Rio+20, e os temas de debate também falavam sobre os Índios. A questão de que a Copa do Mundo FIFA 2014 estava próxima e também as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016 fizeram muita diferença nesta edição da competição.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.