Revolução Russa

História

A Rússia, pais transcontinental e que possui a maior área territorial do mundo, ocupando terras na Ásia e na Europa, é um país milenar, fundado por um povo nobre, os Viking. Durante milênios a Rússia transitou por uma cultura Bizantina e Eslava que por ocasião do Principado de Kiev, se desintegrou em pequenos Estados Feudais, sendo o mais poderoso o Principado de Moscou. Sua História é longa para ser contada em poucas palavras. Quando chegou ao Império Russo, da Czarina Catarina a Grande, quando em 1917, com a Revolução Russa, colocou um fim à era Czarina onde apenas os Nobres tinham boas condições de vida.

Revolução Russa

Revolução Russa

Com o advento da Primeira Guerra Mundial, a economia da Rússia se deteriorou criando uma instabilidade muito grande, trazendo consigo a marca da Revolução Russa que foi a Revolta de 1905. A Rússia envolvida em luta armada contra o Japão, teve uma atuação desastrosa e logo a seguir foi submetida ao “Domingo Sangrento”, quando Nicolau II mandou fuzilar centenas de camponeses revoltados com o absolutismo, vendo sua impopularidade crescer.

Causas Revolução Russa

Causas Revolução Russa

O Poder Absoluto

Nicolau II tinha todo o poder concentrado em suas mãos e não existiam partidos políticos. Mas com a situação cada vez mais tensa, começaram a surgir na Rússia forças populares que se transformaram em Partidos Políticos, os Soviétes e o Partido Operário Socialista Democrata Russo, esse quadro Político se alteraria profundamente com a Primeira Guerra Mundial. A participação negativa da Rússia na Guerra, fez com que os russos conseguissem fazer Nicolau II renunciar, criando o DUMA, Governo Provisório Republicano, num Protesto Justo contra o absolutismo. Mas as novas regras não agradaram a ninguém eclodindo a revolução de Setembro, liderada por Vladimir Lênin que conseguiu retirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial. Foi ai então, que a elite russa tentou voltar ao poder, o que resultou na eclosão da Guerra civil, onde participaram diversas Nações que temiam o comunismo na Europa.

Importância Revolução Russa

Importância Revolução Russa

Precauções

Para evitar maiores problemas, o Primeiro Ministro francês, George Clemencean, criou a expressão “cordão sanitário” na tentativa de isolar a Rússia do resto do mundo e criar uma Luz no Fim do Túnel. Com a vitória do Partido Balchevique nessa guerra civil, foi fundada em 1922, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e Vladimir Lênin, o Homem de Ferro da Rússia, tornava-se o primeiro grande líder comunista da URSS, criando políticas contraditórias a sua idéia central de que no comunismo “tudo pertence ao Estado” , pois passou a apoiar iniciativas privadas para a reconstrução do Estado Russo dizimado pela Revolução Russa e a participação na Primeira Guerra Mundial. Lenin implantou o Socialismo, redistribuiu as terras para os camponeses, as fabricas passaram às mãos dos operários e os Bancos foram todos nacionalizados, instaurando ainda o PC (Partido Comunista), mas ao que diz respeito à liberdade do povo e a Cidadania, pouca coisa mudou.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.