Quilombos

História

No período da escravidão no Brasil, nossa História ficou marcada pela violência contras os negros vindos da África e escravizados para trabalharem em nossos canaviais. Daí o surgimento dos quilombos no Brasil. Originalmente a palavra Quilombo designava simplesmente um lugar de pouso, utilizado por populações nômades, em regiões de Angola, na África. Mas foi no Brasil que os Quilombos receberam essa denominação, como comunidade onde escravos fugitivos se refugiam para escapar da perseguição de seus opressores, que sob as ordens do Capitão do Mato, vasculham as matas em busca dos que estão em fuga.

Comunidade

Comunidade

Os Quilombos eram espaços organizados em lugares de difícil acesso para dificultar o trabalho de seus perseguidores. Muitos desses núcleos, com o tempo, se transformaram em aldeias, onde viviam milhares de escravos fugitivos. Mas a maioria teve pouca duração, pois quando descobertos, a repressão era violenta e os escravos não tinham como resistir, pois os senhores seus donos, além de puni-los severamente para amedrontá-los, tinham a oportunidade de se reapropriar daqueles que haviam tentado a fuga.

Quilombo

Quilombo

Alguns quilombos e suas principais características

No Brasil existiram inumeráveis quilombos espalhados por vários estados onde se praticava a cultura da cana de açúcar, mas a maioria de efêmera existência, pois apesar de se localizarem em lugares de difícil acesso, rodeados por matas nativas ou montanhas, os quilombolas como eram chamados os escravos que se organizavam em comunidades de escravos fugitivos, eram presas fáceis para seus senhores, sem ter Como Fugir dos Problemas dessa natureza, apesar de muitas vezes, ofereceram resistência voraz. O Quilombo dos Palmares, na Bahia, foi o maior quilombo que já existiu no país e o que mais resistiu as investidas dos senhores donos de engenhos. Seu grande líder, o Zumbi dos Palmares, conseguiu segurar o seu quilombo em luta, por cinco longos anos. Foi o último dos grandes lideres do Quilombo dos Palmares, que chegou a congregar mais de vinte mil escravos e seus familiares. Ele foi considerado por seu povo, um imortal, por isso, quando morto, sua cabeça foi exposta em praça pública para que os senhores ofendidos por Zumbi, desmistificassem a lenda de sua imortalidade. A palavra Zumbi, em Português e grosso modo, significa fantasma.

Palmares

Palmares

As comunidades

Caracterizar um Quilombo é tão simples, como simples eles o foram; comunidades de negros escravos fugitivos, que formavam suas aldeias em lugares de difícil acesso, onde viviam de uma economia de subsistência, se é que se pode chamar de economia os seus esforços para suas necessidades básicas, que muitas vezes, eram buscadas nas grandes propriedades, subtraídas sem a devida permissão, o que muito incomodava a elite dona das terras. Uma situação Fora de Controle que se buscava resolver através da violência contra os escravos indefesos. Embora a Abolição da Escravatura tenha ocorrido em maio de l888, alguns desses agrupamentos chegaram aos nossos dias, outros se tornaram importantes localidades, como e o caso de ¨Ivoporongava¨, em São Paulo. Para os negros, em toda essa história, além da liberdade, ficou o nome de Zumbi, como símbolo máximo na luta  pela igualdade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.