Memorial do Imigrante

Memorial do Imigrante localiza-se na Mooca na grande cidade de São Paulo e é uma instituição pública que fica na sede da Hospedaria dos Imigrantes. No memorial do imigrante ficam muitas documentações que falam sobre a imigração para o Brasil quando passou do século XIX ao século XX. No ano de 1882 instalaram uma hospedaria no Bom Retiro para os imigrantes que acabou sendo pequena e também apresentava muitas epidemias e com isso acabou sendo inadequado para o que pretendiam deixando a qualidade de vida muito baixa. Com isso resolveram que o local de construção das hospedarias deveria ser São Paulo para que pudessem melhor atender as pessoas que ali chegavam.

Memorial do Imigrante

Memorial do Imigrante

Para essa construção foram seguidas à risca muitas normas para que o lugar ficasse apropriado. A hospedaria foi inaugurada e construída pelo presidente do Exmo.sr. Conde de Parnaíba. Essa hospedaria hoje em dia é o Memorial do Imigrante, que tem um grande potencial turístico. O Memorial do Imigrante hoje em dia é um grande ponto turístico e cultural e um dos mais visitados e renomados da cidade de São Paulo. Lá podemos encontrar muitas salas que possuem fotos de grandes fatos que foram muito dramáticos e marcaram a história, além dos documentos históricos que lá ficam. Entre as muitas fotos podemos ver as da Segunda Guerra Mundial que foi conseqüência de desastres como os de Hiroshima e Nagasaki no Japão.

São Paulo

São Paulo

Estar assim tão perto desses fatos mesmo que seja em fotos é mesmo uma emoção indescritível, afinal são fatos reais e que fizeram muitas pessoas sofrerem muito. O número de pessoas que saem de suas casas para poder estar lá no memorial do imigrante é muito grande. No memorial do imigrante os turistas podem se divertir muito além de rever fatos históricos através de fotos, papeis e objetos, pois lá também podemos encontrar lanchonetes, uma fazenda de café que apesar de ser pequena é muito interessante e também fazer um belo passeio de Maria Fumaça. Com esse passeio de Maria Fumaça os turistas podem ficar sabendo como era o transporte antigamente quando se precisava fazer alguma viagem longa.

Paisagem

Paisagem

No passei além da vista maravilhosa do espaço natureza é possível ver alguns vagões de trem que estão parados esperando para serem consertados para voltar a funcionar. Esses trens que estão estragados ficam localizados no Viaduto Guadalajara que fica ao lado da linha de trem da CPTM. O memorial do imigrante também é usado para que pessoas que não tem onde morar possa dormir e comer e com isso acaba ainda hoje sendo uma hospedaria para essas pessoas que não possuem dinheiro em casa. Na verdade é uma maneira de ajudar ao próximo dando um pouco de carinho que é muito importante para o ser humano, pois já lhes falta a qualidade de vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.