Lâmpadas de Thomas Edison: História da Invenção

Na época da invenção de Edison , em 1879, a iluminação a gás era indústria bem estabelecida. A infraestrutura estava no lugar com franquias, instalações de fábricas e equipamentos em operação rentável. As pessoas se acostumaram com a ideia de iluminação com gás.

Processo da Lâmpada Elétrica

Lâmpadas incandescentes fazem a luz usando a eletricidade para aquecer uma fina tira de material (chamada de filamento) até que fique quente o suficiente para brilhar. Inventores tentaram aperfeiçoar a luz elétrica, tornando menor do que as lâmpadas de arco, demasiadas brilhantes para serem usadas aos pequenos espaços, como as salas de casa, por exemplo.

História

História

Outros Inventores

Edison não foi o primeiro ou o único a tentar inventar uma lâmpada incandescente. Muitos inventores haviam tentado e falhado. Desencorajados, passaram a apostar em outros dispositivos. Outros inventores que se destacaram nas tentativas foram: Sir Humphrey Davy, Warren De La Rue, James Bowman Lindsay, James Prescott Joule, Frederick de Moleyns e Heinrich Göbel.

Lâmpadas de Edison

Lâmpadas de Edison foram alojadas em vácuo de vidro. Ele tinha o seu próprio copo soprando galpão com unidades trabalhadas para os experimentos. Edison estava tentando chegar ao sistema de alta resistência que exige menos energia elétrica do que a usada às composições de arco.

Em janeiro de 1879, no laboratório em Menlo Park, Nova Jersey, Edison construiu a sua primeira luz incandescente de alta resistência. Ele trabalhou na passagem de eletricidade através de filamento de platina fina na ampola de vidro a vácuo, o que atrasou o filamento de fusão.

Nos experimentos iniciais a lâmpada queimou inúmeras vezes. A fim de melhorar o sistema, Edison precisava de toda a persistência do que tinha aprendido anos antes no laboratório do porão. Ele testou milhares de outros materiais a utilizar para o filamento. Pensou em usar tungstênio, que é o metal utilizado para filamentos de lâmpada da atualidade, mas não conseguiu trabalhar com o material por causa das ferramentas disponíveis na época.

Thomas Edson

Thomas Edson

O cientista testou os filamentos carbonizados de plantas, incluindo baía, madeira, nogueira, cedro, linho e bambu. Edison reconheceu que o trabalho era chato e exigente, em especial sem número de trabalhadores suficientes para ajudar com os experimentos.

Ele sempre reconheceu a importância do trabalho duro e determinação: “Eu testei nada menos que 6.000 crescimentos vegetais”. Edison decidiu tentar um filamento de fio de algodão carbonizado. Quando a tensão foi aplicada à lâmpada concluída o processo começou a emitir um brilho suave de tom laranja. Até o final de 1880, ele havia produzido lâmpadas de 16 watts, com capacidade de durar 1500 horas, quando começou a comercializar sua nova invenção.

Na Grã-Bretanha, Swan processou Edison por violação de patente, que perdeu e como parte do acordo teve de admitir Swan como parceiro nos trabalhos britânicos elétricos.

A empresa foi chamada de Edison e Swan United Electric Company. Depois, Swan vendeu seus direitos de patentes dos Estados Unidos em junho de 1882. Em 1889, a Edison Electric Light Company fundiu-se com várias outras empresas, como a Thomson-Houston, em 1892.

Em 1903, Willis Whitnew inventou filamento que não mancha o interior da ampola. Foi um filamento de carbono revestido de metal. No ano de 1906, a General Electric Company foi a primeira em patentear método para fazer filamentos de tungstênio para uso em lâmpadas incandescentes.

Os filamentos eram caros, mas em 1910, William David Coolidge tinha inventado um método melhorado e com custo inferior. O filamento de tungstênio superou todos os custos práticos.

Lâmpada Swan

Swan foi o primeiro a construir uma lâmpada elétrica, mas ele teve problemas para manter um vácuo no bulbo. Em 1850 começou a trabalhar usando filamentos de papel carbonizados dentro de vidro evacuado. Durante o ano de 1860 foi capaz de demonstrar um dispositivo de trabalho e obteve uma patente do Reino Unido para lâmpada de filamento de carbono incandescente. No entanto, as faltas de bom vácuo e da fonte adequada elétrica resultaram em tempo de vida curto e ineficiente.

Quinze anos mais tarde, em 1875, Swan voltou a considerar o problema com o auxílio de melhor vácuo e segmento com filamento carbonizado. A característica mais importante da lâmpada era a de que havia pouco oxigênio residual no tubo de vácuo para acender o filamento. Swan recebeu uma patente britânica para o seu dispositivo, em 1878.

Swan tinha relatado sucesso na palestra em Newcastle, em fevereiro de 1879, demonstrando uma lâmpada de trabalho. A partir deste ano ele começou a instalar em residências e pontos de referência na Inglaterra.

No ano de 1880, Swan forneceu exposição do mundo em grande escala pública ao apresentar as lâmpadas em Newcastle. Meados de 1881 ele começou sua própria empresa, The Swan Electric Light Company.

Swan levou Edison ao tribunal na Grã-Bretanha por violação de patente. Edison perdeu. Depois do acordo entre ambas as partes a empresa passou a ser chamada de Edison e Swan United Electric Company. De modo eventual, Edison adquiriu a totalidade comprando a parte de Swan. Além disso, em 1882, Joseph Swan vendeu os diretos para companhia dos Estados Unidos.

Companhia Luz Elétrica dos Estados Unidos

Fundada em 1878, pelo prolífico inventor Hiram Maxim, a iluminação elétrica logo se estabeleceu como principal rival de Thomas Edison no campo da iluminação incandescente.

A empresa fez algumas das primeiras instalações da nova tecnologia usando patentes de Maxim em uma lâmpada de filamento de carbono, semelhante à inventada por Edison, em 1879.

http://www.youtube.com/watch?v=qN6EZ-5ALK0

Desafio da Vida de Edison

O maior desafio de Thomas Edison foi o desenvolvimento de uma prática luz, incandescente. Ao contrário da crença popular, ele não “inventou” a lâmpada, mas melhorou o sistema em níveis consideráveis. Em 1879, usou filamento carbonizado pequeno e vácuo melhor dentro do globo. Ele foi capaz de produzir item confiável de longa duração da luz.

A ideia de iluminação elétrica não era nova. De fato, amplo número de pessoas tinha trabalhado e até mesmo desenvolvido formas de iluminação elétrica. Na prática, nada havia sido desenvolvido.

Eventual realização de Edison não foi inventar a luz incandescente, mas sim em criar sistema de iluminação elétrica que continha os elementos necessários para fazer o sistema ficar, durável, seguro e econômico, colaborando de modo direto ao desenvolvimento da ciência.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

http://www.youtube.com/watch?v=UEqo7PRTDds

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.