Independência do Brasil

No inicio do Século XIX o Reino de Portugal perdeu o domínio sobre sua colônia na América do Sul, o Brasil. Oficialmente o 7 de setembro de l822 é a data da Independência do Brasil, conquistado de direito quando o príncipe regente Dom Pedro, as margens do Ipiranga, bradou ¨Independência ou Morte!¨ Mas a verdadeira História do Brasil começou muito antes e no além mar quando a coroa portuguesa se lançou às grandes navegações. Cristóvão Colombo descobriu a América e Pedro Álvares Cabral, à caminho das Índias perdido chegou ao Brasil, onde hoje é Estado da Bahia em Porto Seguro. Mas o que não é seguro é a data de 1500 para a descoberta do Brasil, pois quando Cabral aqui chegou já existia (1496) um mapa em que constava a América do Sul, onde o Brasil estava dividido em dois, entre a Espanha e Portugal, pelo Tratado de Tordesilhas.

Independência do Brasil

Independência do Brasil

Quanto a Independência do Brasil não há dúvida nenhuma, foi mesmo no dia 7 de setembro de l822, proclamada pelo Príncipe Infante Dom Pedro as margens do Ipiranga. A Independência do Brasil só aconteceu após mais de três séculos de domínio da coroa portuguesa sobre o Brasil Colônia, passado por um período de simples explorarão do pau Brasil, a sua organização política em capitânias hereditárias e o primeiro e segundo reinado, quando a França invadiu Portugal e a família real veio para o Brasil em 1808, tornando-se assim metrópole, pois o governo de Portugal se transferiu com a corte para o Rio de Janeiro quando fugiu, mas não foi pego na fuga, aportando no Rio de Janeiro, onde as riquezas da corte deixaram sua marca pessoal, em palácios, museus e obras de arte.

Hino e Bandeira

Hino e Bandeira

Historicamente podemos afirmar que a Independência do Brasil tem suas raízes na revolução liberal do porto em Portugal, em l820 que impôs a volta da família real para aquele país. A partir desse momento passaram a existir duas correntes, a idéia republicana e a idéia do fortalecimento da monarquia. Nesse período, surgiram vários movimentos em várias províncias com idéias liberais, umas de Independência e outras de uma monarquia dupla, Brasil e Portugal. Mas a idéia da Independência do Brasil já estava implantada na vontade política e no trabalho duro da maioria dos brasileiros.

História

História

O grande plano de marketing da corte era recolonizar o Brasil e o Partido Português do Brasil era seu grande defensor. Finalmente, após muitas idas e vindas de ordens e contra-ordens o príncipe regente, quando voltava de Santos recebeu três cartas, uma da Coroa exigindo sua vota a Portugal, outra de José Bonifácio, o homem de ferro, em defesa da Independência. Uma terceira, de sua esposa, advertindo-o ¨o pomo esta maduro, colhe-o já, senão apodrece¨, o que levou o príncipe regente a histórica frase; ¨Independência ou Morte¨. Estavam rompidos os laços de união entre a corte, Portugal e a Colônia, o Brasil, esta nação da qual nos orgulhamos tanto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.