Idade Média

A Idade Media, ou também chamada de Idade Medieval ou Medievo, foi um período de uma divisão da Historia Ocidental, dentre elas também existem Idade Antiga, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
A Idade Média teve início na Europa com as invasões bárbaras do século V, ao Império Romano. E se entendeu ate o século XV com o renascimento urbano e comercial.
Das características da era medieval destacam-se a economia rural e enfraquecimento do comércio, sistema de feudalismo, supremacia da Igreja Católica e sociedade hierárquica.
Muitos conhecem a Idade Média com “Idade das Trevas”, pois foram quase mil anos sem nenhum avanço tecnológico onde o homem ficou preso nos feudos sobre forte influência da Igreja. Período ficou também conhecido devido as Cruzadas e a Peste Negra.

Medieval

Separação Entre Epocas

A Idade Medieval pode ser dividida também em menores períodos, de duas maneiras. A mais popular entre Alta Idade Média (entre o século V e X ) e Baixa Idade Média ( entre século XI e XV ). Outra maneira entre três períodos: Idade Média Antiga ( respectivamente a Alta Idade Média), Idade Média Plena ( ou também Idade Média Clássica, entre os séculos XI e XIII ) e Idade Média Tardia ( ou também Baixa Idade Média, entre os séculos XIV e XV ).

Estrutura Politica e Econômica

A relação principal que prevaleceu durante o período foi de suserania e vassalagem. Nesta relação era uma relação de troca, onde vassalo oferecia ao suserano trabalho e fidelidade em troca de proteção e um lote terra para produção. Essa relação era encontrada por vários lugares, sendo o rei o mais poderoso suserano.
Tal, relação deu origem ao feudalismo, grande lotes de terra de um suserano, chamando de senhores feudais, que possuía vários servos, vassalos.
Toda economia era baseada em agricultura nos feudos, pois os feudos que tinham grande valor. As trocas entre mercadorias eram comuns, existiam moedas na época, mas eram pouco utilizadas.
Então, o feudo era a base da economia dessa fase, pois quanto mais terras mais poder o senhor feudal tinha. Então, todo controle e poder econômico e político estava nas mãos dos senhores feudais.

Poder da Igreja

A Igreja era detentora do poder religioso, influenciando todo o modo de pensar e formas de comportamento da época. Alem disso, a Igreja também era muito forte economicamente falando, pois possuía grande quantidade de terras e servos.

Servos

Educação e Ciência

Poucas pessoas tinham acesso a educação, apenas filhos de nobres que podiam estudar, sendo sobre influencia da Igreja, o restante da população era analfabeta e não tinha acesso a livros.
Com as invasões bárbaras todo o conhecimento científico foi perdido, poucas obras traduzidas para o latim. A única unidade que se sustentou a tudo isso foi a Igreja Católica. A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Esta era marcada pela influência da Igreja, ensinando o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.

Nobres

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>