Escritores do Arcadismo e Ascensão da Literatura Neoclássica

Também conhecido como neoclassicismo representa a volta ao ato de rememorar as artes clássicas em pleno século XVIII, quando o homem estava desenvolvendo a razão e do pensamento humano. As ideias ganharam o nome de arcadismo ao levar em conta a alusão de Peloponeso, que representou centro do pensamento na época da Grécia Antiga.

Viva a Peloponeso

O local em si representa espécie de campo no qual os poetas antigos gregos e de nações vizinhas surgiam para fazer poesias ou apontar visões peculiares da cultura do mundo. A base do pensamento arcadismo se encontra no fato de celebrar a vida natural como ponto máximo de importância na vida, se conectando com os elementos naturais ao invés de dominar a natureza.

Por esse motivo que os poetas da época fizeram questão de mudar o nome artístico para representantes pastorais da Grécia e Roma Antiga. O ritmo de escrever ou recitar as poesias também diminui o ritmo de intensidade no sentido de se adequar ao mundo contemporâneo do século XVIII.

Burguesia em Ascensão

Representou de forma direta um tipo de pensamento poético oriundo da Europa que cresceu junto com os burgueses que começavam a dominar a economia sem se importar com valores morais e éticos antigos, bem como na relação com a natureza que ao invés de harmonia estava em franca exploração dos recursos naturais. Clero e nobreza são dois aspectos relacionados com o movimento do arcadismo e que de forma direta faziam a reverência aos termos do feudalismo.

Cultura Elevada à Natureza

De qualquer forma, o arcadismo representou um ponto que surgiu junto com o auge da burguesia e nesse sentido veneravam a presença do homem que vive de forma natural contra as personalidades que apenas pensam na perversão da vida material e ascensão social. Não se pode ignorar o fato de que desde a antiguidade parte da nobreza se envolvia em verdadeiras orgias e atos sem moral quando estavam nos palácios recebendo os convidados. Porém, em termos culturais ao que era revelado ao povo como regras de conduta existia a ordem de seguir padrões morais elevados e de acordo com as próprias respostas da natureza. O termo “bom selvagem” fez sucesso na época dos arcadistas e foi concebido por Jacques Rousseau.

Autores do Arcadismo

Existem diversos autores que conseguiram marcar o mundo europeu ao seguir a tendência do arcadismo. Em termos de poesia lírica e de amor vale o destaque para Alvarenga Peixoto. Um dos poemas principais se trará de Caramuru, poema que até os dias de hoje é lembrado por especialistas em literatura europeia, escrita pelo Frei José de Santa Rita.

Queda da Presença Barroca

Não se pode ignorar o fato de que o arcadismo cresceu no território europeu de forma principal em Portugal por causa da queda do movimento barroco. Em termos práticos a cultura da época parece que se cansou da simplicidade e começou a compreender a necessidade de enobrecer o espírito e natureza de forma positiva.

O barroco representava algo que rememorava épocas feudais nas quais a Europa tinha povo sem educação e que morria de fome. Os retratos e perspectivas negativas foram modificados na ótica do arcadismo que valoriza a glória e o esplendor. O neoclassicismo cresceu no momento em que a Europa começava os caminhos do iluminismo, quando o mundo poderia se iluminar em virtude das descobertas científicas que modificaram de forma direta os padrões culturais da época.

A razão começou a se sobrepor aos ideais de igreja que aos poucos perdeu o poder político e econômico no território europeu. A racionalidade serviu para aumentar os investimentos em tecnologia. O arcadismo acompanhou o aumento do próprio ideal iluminista, no momento em que o povo pensou encontrar caminho de desenvolvimento depois de séculos de exploração por parte dos senhores feudais. Arcadismo também representa o mesmo que a ascensão da burguesia no pode da economia e política do mundo.

As técnicas clássicas de pintura ou de forma literária receberam um resgate das épocas clássicas, quando a razão começou a ser valorizada, mas depois entrou em queda por conta da ascensão do Império Bizantino. Artistas iluministas arcadistas tem o objetivo de recuperar as formas clássicas inclusive em termos de gênero.

Nesse sentido o arcadismo surgiu entre a transição da época barroca com a questão dos valores que se referem à burguesia. Ao analisar as obras de arte existe a percepção que os artistas criticam de forma direta o movimento barroco. Outro ponto a se considera se encontra no fato de diminuir o excesso e aumentar o nível de pragmatismo nas tendências literais, diminuindo de forma direta a prolixidade.

Simplicidade no Ar          

Em termos práticos esse tipo de literatura representa forma que traz maior nível de simplicidade. Ao mesmo tempo em que recebe certo apoio por parte da burguesia, não ambiciona a ostentação que era reservada aos reis e rainhas. A existência recebe sensos sensualistas e ao mesmo tempo luta para que aconteça certo tipo de regresso aos ideais da natureza.

Em época na qual as cidades europeias começavam a desenvolver a infraestrutura moderna os arcadistas empregavam observações positivas sobre a vida que acontece nos campos. No momento em que o território europeu está em plena efervescência em termos de economia, política, cultura e relações sociais os artistas do gênero criam paisagens de épocas antigas capazes de trazer o sentimento de nostalgia de épocas não vividas.

A presença de pastores convivendo em harmonia com a natureza representa ponto elementar em termos de arte arcadista. Também busca fazer certo resgate ao romantismo e procurar no amor a saída para os problemas da vida, aumentando o valor dos campos em detrimentos das cidades que se desenvolviam de forma rápida. Há diversas figuras pastorais que estão calmas no campo cuidando dos rebanhos.  O bucolismo representa a essência do pensamento humano durante a ascensão do arcadismo.

O termo surgiu em alusão à Arcádia, que representa região grega antiga cujo governo era feitos por conta das ações e decisões do Deus Pan, conforme aponta grande parte dos especialistas que estudam os movimentos arcadistas.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.