Curupira

Muitas crianças pensam: mutantes existem? E essa resposta é uma grande dúvida para elas. A mesma dúvida as pessoas possuem sobre crenças, mitos, lendas que sempre são contadas por antigos e também estão presentes no folclore brasileiro. Entre as lendas existentes no folclore brasileiro uma que atrai muito é a do Curupira que mora em florestas com a função de protegê-la. O curupira defende os animais, protege as plantas e não gosta de quem agride a natureza e quando pega alguém fazendo isso ele castiga severamente essa pessoa.

Curupira

Curupira

Diz à lenda que o curupira é um menino bem baixo e seu cabelo tem a cor do fogo além de seus pés serem virados, pois tem na frente os calcanhares e isso faz com que as pessoas que tentam fazer algum mal a floresta fique confusa. Geralmente não gosta de caçadores e muitas das historias faladas sobre o curupira vem deles. Pessoas antigas que gostam muito de contar casos falam que o curupira é apaixonado pelo espaço natureza e adora ficar na sombra das árvores e também comer frutos. Ele não gosta de ser observado e por isso quando nota alguma coisa corre muito para que as pessoas não consigam vê-lo. Fala-se também que o curupira costuma se encantar por algumas crianças e as leva para a floresta para ficar com ele e devolve essa criança quando ela atinge sete anos de idade. Muitos comentam que essas crianças que são levadas por um curupira voltam muito diferentes do que eram, pois ficam completamente apaixonadas pela natureza e seus encantos.

Folclore

Folclore

O Curupira e suas Artimanhas

O curupira defende muitos todos os animais sendo animais perigosos ou não e para isso possui táticas impressionantes. Quando ele percebe a presença de um caçador ele tenta de todas as maneiras confundi-lo e para isso ele grita, geme, assobia e assim o caçador acaba indo atrás dele pensando que é um animal. Fazendo todos esses barulhos o caçador que vai atrás dele acaba ficando completamente perdido dentro da floresta. No caso de uma grande tempestade o curupira também dá seus pulinhos e começa a correr por toda a floresta batendo em todas as árvores para ver se elas vão conseguir suportar ventos fortes e se vê alguma que não vai agüentar e pode cair ele avisa os animais da floresta para que eles fiquem longe dela. São impressionantes certas lendas. Você não acha?

Lenda

Lenda

O curupira consegue também confundir as pessoas que tentam sair das florestas e elas ficam dando voltas sem encontrar a saída. Diz à lenda que quando isso acontece é preciso se acalmar parar de andar e encontrar um pedaço de cipó para fazer uma bolinha com a ponta bem escondida. Depois disso é preciso jogar a bolinha bem longe e gritar bem alto a frase “quero ver você achar a ponta” e com isso o curupira que é fascinado por isso fica quietinho tentando encontrar a ponta e assim é possível sair da floresta. As lendas são mesmo incríveis e fazem com que as pessoas fiquem em casa pensando se é ou não verdade todas essas histórias.

Um comentário

  1. lendas pra mim nao tem na
    vida….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>