Costumes dos Portugueses em 1500

A República portuguesa – Portugal está localizada no sudoeste da Europa, onde vivem mais de 10 milhões de pessoas, um número relativamente pequeno em relação ao Brasil. Portugal é mundialmente conhecido pela sua arquitetura, ótima gastronomia e riqueza histórica, o que acarreta no grande número de turistas todos os anos.

A cultura desse país se mantém desde o início de sua história. Em 1500 os portugueses estavam a procura de novas terras para conseguir, além de expandir seu território e se enriquecer, espalhar seus costumes por novas regiões. Isto é observado fortemente nas tradições brasileiras, que tem muitos traços lusitanos. Um grande exemplo é o folclore, essa tradição foi trazida pelos portugueses quando chegaram ao território brasileiro.

Em meados dos anos de 1500, Portugal tinha como principal costume sua gastronomia marcante e suas festas típicas. Também tinham conhecimento mundial pelo grande empenho nas navegações marítimas em busca de novos territórios e riquezas. O grande empenho durante as navegações foi decorrente da competição entre portugueses, espanhóis e ingleses, em busca, principalmente, de minérios.

Gastronomia:

A principal herança deixada por seus ancestrais, foi a gastronomia. A culinária lusitana é bem característica e tem como principais ingredientes peixes, mariscos, ovos e batata. Em 1500, os portugueses se alimentavam principalmente do bacalhau (o peixe mais consumido no país) e da sardinha. Com as descobertas marítimas da época, começaram a introduzir especiarias – como pimenta – em seus pratos.

Um costume bem característico do país desde meados dos anos de 1500, é a produção de vinhos. Acredita-se que a primeira vinha plantada no país cerca de 800 anos atrás. E foi se aprimorando ano após ano. Portugal é o maior consumidor per capita de vinhos do mundo.
O consumo excessivo de café também era um costume que teve início em 1500 – 1600, e continua até hoje. Ao contrário dos brasileiros, os portugueses consomem em quase 90% das vezes o café expresso.

Arte:

Em 1500, Portugal tinha uma arquitetura muito rica, principalmente em Lisboa (Capital do país), que tem grande influência dos movimentos culturais do país. Outro legado que esse povo carrega é a forte influência da religião, como se percebe na colonização no Brasil,  quando os portugueses trouxeram padres para catequizar os índios. Acontecia também as chamadas “romarias”, que são festas religiosas, muito tradicionais na região, as quais louvam os santos de vários lugares do país.

Vestuário:

O vestuário mais usado no ano de 1500 eram diferentes para cada região e ocasião, porém, em geral, os homens nobres usavam uma jaqueta pesada com uma calça longa ou uma bermuda larga até o joelho, e sapatos com “bicos” para cima. Agregando diversos estilos de chapéus. Já as mulheres nobres usavam chapéus longos e vestidos floridos. As roupas portuguesas eram bem características, sempre bem coloridas e largas. Durante a colonização do Brasil os portugueses vestiam roupas com cores “frias”, que eram as vestimentas que todos os navegadores usavam para se mostrarem superiores aos povos de outros países.

A cultura portuguesa é uma das mais ricas existentes no planeta, principalmente pelo seu contexto histórico. Essa “riqueza histórica” tem influência de muitos povos diferentes e tem as suas raízes nas culturas celta, fenícia, africana, ibérica, germânica e romana. A grande variedade da cultura dos portugueses desperta-se através dos tipos de habitação, das manifestações religiosas, da rica gastronomia, das danças, das músicas, dos teatros, dos cinemas, do folclore, das calçadas tipicamente portuguesas, da azulejaria bem característica da região e etc.

Os costumes de Portugal no ano de 1500, não tem muita descrição e arquivo que evidenciem com detalhes como realmente vivia esse povo. Os principais registros dessa época são as construções, porém, acredita-se que sua cultura e culinária não tenha sofrido muitas mudanças em relação aos dias atuais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.