A História Do Brasil: Um País Jovem, Mas Já Vivido

O Brasil foi descoberto meio que por acaso. Segundo contam os relatos, era até as Índias que o navegador Pedro Álvares Cabral, um famoso explorador de terras lá pelos anos de 1500 estava a procura mas foi no Brasil, uma terra desconhecida em que ele foi parar que assustou por terem pessoas nuas e com uma linguagem diferente.

A História Do Brasil: Um País Jovem, Mas Já Vivido

A História Do Brasil: Um País Jovem, Mas Já Vivido

O primeiro nome do Brasil foi a Ilha de Vera Cruz, um nome bem português já que estes foram, supostamente, nossos descobridores já que sabemos que o Brasil existia há muitos e muitos milênios e era habitado por povos diversos. O segundo nome foi mais, Terra de Santa Cruz porque Colombo descobriu que não estava em uma ilha mas sim em um local extremante amplo que apenas algumas centenas de anos depois é que se pode saber o quão o Brasil era extenso. O nome Brasil veio depois, ao se descobrir que a planta era encontrada aos montes por aqui.

A História Do Brasil Começa Com Os Índios

Diversos povos viveram no Brasil antes dele ser considerado terras portuguesas, já que após o descobrimento dos portugueses o Brasil se tornou uma colônia de Portugal: Ou seja, eram terras de sua propriedade que respondiam as leis da metrópole mesmo estando distantes. Contudo, o Brasil era dos índios.

A América do Sul foi povoada por anos por diversos povos considerados rústicos mas de suma importância na história mundial. Os mais comuns por aqui, ao menos em maior quantidade, foram incas, maias e astecas e os índios, estes em maior quantidade no Brasil. E foram eles que ocuparam nossas matas e deram vida a uma linda história de superação diante dos brancos.

O português não entendeu aquele povo nu falava estranho e achou que este precisava ser educado e catequizado. Por isso, além de exploradores, muitos dos primeiros povos por aqui eram padres missionários com a única função de ensinar aos índios a falar português e a cultura portuguesa para que pudessem não apenas ser salvos, como assim diziam, mas servirem de mão de obra para a construção dos primeiros povos.

Fomos Uma Monarquia Durante Anos

O regime político do Brasil foi por anos a monarquia. Este é o regime em que um rei governa soberano e seus súditos apenas o seguem e obedecem as suas ordens. O que vemos hoje na Inglaterra é uma monarquia sim, mas uma monarquia parlamentar, em que o rei deve obedecer as ordens do parlamento.

Na época do descobrimento o rei de Portugal era Dom Pedro Primeiro que, por meio de revoltas e problemas enfrentados na metrópole e colonização, acabou se mudando para o Brasil e a este capítulo da história do nosso país, chamamos de a vinda da família real para o Brasil, com os reais portugueses instalados no Rio de Janeiro e esta sendo instituída a primeira capital do Brasil.

O Passado Negro Do Brasil

Portugal era dono de diversas colônias e algumas africanas. O irônico é que todas foram descobertas por acidente, já que o propósito era achar um caminho para as índias, país em que as especiarias reinavam e procurar uma rota para sair do caminho dos comerciantes que estavam estipulando preços altos para as especiarias.

O Passado Negro Do Brasil

O Passado Negro Do Brasil

O Brasil ainda estava se firmando como país e com o tempo era preciso mão de obra para o trabalho vassalo. Muitos nobres vieram para cá com a ideia de grandeza, encontrar riquezas como ouro ou viver de plantações de cana e ficar ricos. Mas se podemos agradecer ao plantio de cana, busca de ouro e construção de casas a algum povo seria aos negros, os responsáveis pelo verdadeiro trabalho pesado.

Estes vieram para o Brasil como escravos e viveram assim por muitos anos, até que no século 19, no ano de 1888m foram libertados pela lei áurea pela filha de Dom Pedro II, filho do rei de Portugal que foi virou rei quando ainda tinha poucos anos de vida e muita imaturidade.

Como Portugal Perdeu o Brasil

Portugal era rico e um dos países com mais terras da Europa. Como ficou pobre? Má administração. O país perdeu não apenas a sua riqueza interna como suas colônias, o que era esperado já que um povo não ia querer se submeter a outro por toda a sua vida. Com o tempo cada colônia foi ganhando sua liberdade e quando a família real voltou para as suas terras de origem deixou um rei, o pequeno Dom Pedro II mas sabendo que havia perdido a guerra contra a democracia.

O Caminho Para a Democracia Ainda Continua

Hoje vivemos em uma República Federativa do Brasil, um Estado independente em que o povo pode escolher por meio de voto quem é seu líder soberano e mesmo assim este não governa sozinho. Contudo, nem sempre foi assim.

A democracia ainda é algo novo no país em que vivemos e por muitos anos fomos governados por interesses, seja da coroa e depois pelos nossos mesmo. Saímos da democracia para a Repúblicas mas esta foi escolhida pelos mais fortes, subornando o voto e tirando o voto de uma boa parte de gente. Houve por anos a política do café com leite em que poderosos de São Paulo e Minas se revesavam no poder por anos a fio.

O Brasil respira uma república democrática a pouco tempo ainda, menos de 20 anos. Saímos de uma eleição livre para entrar em um regime ditador militar por mais de 30 anos, o conhecido passado negro do Brasil em que mortes e torturas recheavam as ruas em busca de protestos para um país livre de pensamento e atitude.

Não faz muito tempo que saímos de nosso periodo negro por isso todo cuidado é pouco quando se fala em democracia. Ainda estamos olhando a luz da liberdade mas olhando para os militares nas ruas com desconfiança e os políticos com cautela a cada nova candidatura. Afinal, a história do Brasil ainda não parou de ser escrita e muitas coisas podem acontecer em apenas alguns minutos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.